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A disciplina tem por objetivo introduzir uma abordagem epistêmica e metodológica de caráter compreensivo em relação às dinâmicas socioculturais, com base na tradição de pesquisa antropológica de caráter etnográfico, considerando sua história de surgimento no final do século XIX e consolidação ao longo do século XX. O curso está estruturado em três marcos paradigmáticos constituintes da etnografia moderna: 1) a indagação teórica que motivou disputas entre evolucionistas e pós-evolucionistas sobre como representar a diferença (relativismo cultural, particularismo histórico); 2) o desenvolvimento metodológico de um cânone disciplinar sobre a prática profissional do trabalho de campo, com base na proposta estrutural-funcionalista de "observação participante" e o investimento da escola sociológica francesa nos estudos comparativos de morfologia social, em que deve-se ressaltar a noção de "fato social total"; 3) a desconstrução do texto etnográfico e reorientação do projeto de conhecimento da etnografia clássica, no contexto de crise das formas de representação sobre o Outro nas Ciências Humanas e, especificamente, considerando a influência do pensamento pós-moderno na antropologia cultural norte-americana em diálogo com a teoria e a crítica literária.

Neste minicurso sobre as condições de origem e o desenvolvimento da abordagem etnográfica nas principais escolas antropológicas, busca-se enfatizar o acúmulo disciplinar de conceituação do ofício do etnógrafo, ressaltando aspectos que conformam a tripla vocação da etnografia -- teoria, método e gênero de escrita -- para a definição e problematização da prática profissional de trabalho de campo em Antropologia.
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