Programação

  • Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública

    Dpto. Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade – Graduação em Saúde Pública

    Disciplina: HCV0131 - Metodologia de Pesquisa Social em Saúde I – 2023.2


    Prof. Diego Madi Dias - diegomd@usp.br

    Monitor PAE: André Aparecido Medeiros - oandre@usp.br

    A disciplina tem por objetivo introduzir uma abordagem epistêmica, metodológica e de engenharia textual comprometida com a compreensão de dinâmicas socioculturais complexas, com base na tradição antropológica de pesquisa etnográfica, sua história de surgimento no final do século XIX e consolidação ao longo do século XX. O conteúdo das aulas está estruturado em três momentos paradigmáticos de constituição da etnografia moderna, além de um prolongamento que evoca questões mais recentes e que ainda reverberam no debate acadêmico:

    1) a indagação teórica que provocou disputas entre evolucionistas e pós-evolucionistas sobre como representar a constatação empírica da diversidade através de modelos explicativos da relação entre cultura e história (relativismo cultural, particularismo histórico);

    2) o desenvolvimento metodológico de um cânone disciplinar sobre a prática profissional do trabalho de campo, com base na proposta estrutural-funcionalista de "observação participante" e a noção de "fato social total", proveniente da escola sociológica francesa e que determinou o investimento nos estudos comparativos de morfologia social;

    3) a desconstrução do texto etnográfico e reorientação do projeto de conhecimento da etnografia clássica, no contexto de crise das formas de representação sobre o Outro nas Ciências Humanas e, especificamente, considerando a influência do pensamento pós-moderno na antropologia cultural norte-americana em diálogo com a teoria literária;

    4) a especificidade da experiência afetada pela desterritorialização geográfica e intelectual como característica de enunciação narrativa e de produção de conhecimento sobre o mundo.

    Neste minicurso sobre as condições de origem e o desenvolvimento da abordagem etnográfica nas principais escolas antropológicas, busca-se enfatizar o acúmulo disciplinar de conceituação do ofício do etnógrafo, ressaltando aspectos que conformam a tripla vocação da etnografia -- teoria, método e escrita -- para a definição e problematização da prática profissional de trabalho de campo em Antropologia.

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    A disciplina está ancorada em uma tradição de trabalho conceitual, analítico e descritivo de textualização do socius, de modo a ampliar entre estudantes de graduação em Saúde Pública os recursos de capacidade de escrita formal acadêmica, sobretudo de natureza descritiva, além da perspectiva de autoria na produção de conhecimento a partir das Ciências Sociais. A ênfase está em empreender uma oficina de produção textual com base na técnica de observação participante, resultando na produção individual de três textos de descrição etnográfica ao longo das sessões programadas.

    A primeira parte de cada sessão terá o formato de exposição e discussão do conteúdo bibliográfico, e por isso as leituras indicadas como obrigatórias devem ser realizadas com antecedência, e a pontuação de leitura será obtida mediante o envio de exercícios de reação à bibliografia, no prazo limite de 12 horas antes do horário da aula (2AM). Após o intervalo, discutiremos questões práticas de aproximação, participação e observação nos contextos sociais escolhidos para descrição, com pesquisa documental dirigida às fontes e materiais pertinentes para o trabalho de campo (planejamento e realização).

    Pedimos evitar atrasos no início de cada sessão e, se possível, não utilizar o telefone celular durante as aulas. Faremos intervalo de 20 minutos após 2h de aula.

    Aqui no moodle vocês encontram o programa da disciplina, os textos referentes a cada aula e as atividades propostas para o semestre. Este ambiente virtual é um importante apoio pedagógico, que será utilizado para o envio de tarefas e para a comunicação com a turma.

    Para o êxito do curso, é fundamental a participação e engajamento de todas e todos. Por favor, comuniquem qualquer dificuldade em acompanhar as aulas e as tarefas propostas.


    Espero que a experiência nessa disciplina seja proveitosa para todas e todos!

    Diego Madi Dias

    Prof. responsável - HCV0131


  • 11/08 - Aula 1 - ETNOGRAFIA E REPRESENTAÇÃO

    - Apresentação do curso e das formas de avaliação. Pactuações.

    - Etnografia e teoria antropológica; Constituição e problematização dos modos de representar o Outro nas Ciências Humanas e Sociais.

    - Possibilidades e limites da tradição etnográfica na pesquisa em saúde coletiva.


    -- OBRAS DE REFERÊNCIA --

    E. Evans-Pritchard - Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande (1937)

    W. Foote-Whyte - Sociedade de Esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada (1943)


    -- FILMES DE REFERÊNCIA --

    Nanook do Norte (Robert Flaherty, 1922)

    Os mestres loucos (Jean Rouch, 1955)


  • 18/08 - Aula 2 - ETNOGRAFIA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE

    MALINOWSKI, B. "Objeto, método e alcance desta pesquisa". Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Edições Francisco Alves, 1975.

    FOOTE-WHYTE, W. "Treinando a observação participante". Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Edições Francisco Alves, 1975.

    Leitura complementar:

    CARDOSO de OLIVEIRA, R. "O trabalho do antropólogo – olhar, ouvir e escrever". Revista de Antropologia v. 39 n. 1, 1996.

    VELHO, G. "Observando o familiar". NUNES, Edson de Oliveira. A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 1 – 13.

  • 25/08 - Aula 3 - ETNOGRAFIA, AUTORIA E AUTORIDADE

    CLIFFORD, J. "Introdução: verdades parciais". A escrita da cultura: poética e política da etnografia. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2016.

    CLIFFORD, J. "Sobre a alegoria etnográfica". A escrita da cultura: poética e política da etnografia. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2016.

    Leitura complementar:

    BECKER, H. "Persona e autoridade". Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

  • 01/09 - Aula 4 - ETNOGRAFIA E EXPERIÊNCIA (SOBRE SER AFETADO)

    FAVRET-SAADA, J. "Ser afetado". Cadernos de campo n. 13, 2005.

    GOLDMAN, M. "Os tambores dos mortos e os tambores dos vivos. Etnografia, antropologia e política em Ilhéus, Bahia". Revista de Antropologia v. 46 n. 2, 2003.

    Leitura complementar:

    DAMATTA, R. "O ofício de etnólogo, ou como ter anthropological blues". Boletim do Museu Nacional n. 27, 1978.


  • TEXTOS DE DESCRIÇÃO ETNOGRÁFICA