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Objetivo:

Treinar futura(o)s profissionais em Nutrição para uma abordagem compreensiva das dinâmicas socioculturais envolvendo alimentação e saúde. Desenvolver as capacidades científicas de análise e de argumentação com base em critérios teóricos e empíricos. Estimular uma abordagem profissional atenta às transformações das práticas de alimentação e dos sistemas alimentares.


Ementa (programa resumido):

Introdução às teorias da cultura e sua aplicação ao campo da alimentação e nutrição. Contextos socioculturais e práticas alimentares. Alimentação e comensalidade nas sociedades camponesas, industriais e indígenas. Sistemas alimentares e projeto migratório. Tradição e transformação dos sistemas alimentares. Diferenças e desigualdades na alimentação e nutrição: classe social, raça/cor, etnia, gênero, sexualidade, geração, território. História, religião e identidade na alimentação e nutrição.


Programa completo:

1. abordagem sociocultural da alimentação e nutrição

2. alimentação, tradição e modernidade

3. transformação dos sistemas alimentares

4. contextos indígenas: economias alimentares em transformação

5. alimentação coletiva e pensamento social brasileiro: visões clássicas

6. alimentação coletiva e pensamento social brasileiro: o mal da fome

7. contextos populares: alimentação e classe social

8. cozinha regional, nacional e sistema-mundo

9. alimentação, ambiente e custo de vida no capitalismo agroindustrial

10. contextos campesinos e urbanização demográfica

11. segurança alimentar e nutricional nos países da CPLP


Avaliação:

Método: aulas expositivas dialogadas; envio de reações aos textos e debate sobre obras fílmicas selecionadas; seminários de estudantes; estudo dirigido de casos regionais envolvendo insegurança alimentar.

Critério: Aprendizado do conteúdo da disciplina e diretrizes do PPP. Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de situações envolvendo insegurança alimentar e nutricional; Capacidade de avaliar e analisar contextos socioculturais da alimentação a partir de evidências de natureza qualitativa; Articulação com as correntes teóricas discutidas no curso através da bibliografia indicada; Argumentação com base em conceitos teóricos e horizonte de aplicação ou problematização empírica; Redação, autoria e organização lógica das idéias, com desenvolvimento satisfatório do argumento; Participação nas aulas com contribuições ao debate e apresentação de seminário.

Normas de recuperação: Prova com toda a bibliografia do curso. A nota final será a nota obtida na prova de recuperação.

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