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Objetivo:
Treinar futura(o)s profissionais em Nutrição para uma abordagem compreensiva das dinâmicas socioculturais envolvendo alimentação e saúde. Desenvolver as capacidades científicas de análise e de argumentação com base em critérios teóricos e empíricos. Estimular uma abordagem profissional atenta às transformações das práticas de alimentação e dos sistemas alimentares.
Ementa (programa resumido):
Introdução às teorias da cultura e sua aplicação ao campo da alimentação e nutrição. Contextos socioculturais e práticas alimentares. Alimentação e comensalidade nas sociedades camponesas, industriais e indígenas. Sistemas alimentares e projeto migratório. Tradição e transformação dos sistemas alimentares. Diferenças e desigualdades na alimentação e nutrição: classe social, raça/cor, etnia, gênero, sexualidade, geração, território. História, religião e identidade na alimentação e nutrição.
Programa completo:
1. abordagem sociocultural da alimentação e nutrição
2. alimentação, tradição e modernidade
3. transformação dos sistemas alimentares
4. contextos indígenas: economias alimentares em transformação
5. alimentação coletiva e pensamento social brasileiro: visões clássicas
6. alimentação coletiva e pensamento social brasileiro: o mal da fome
7. contextos populares: alimentação e classe social
8. cozinha regional, nacional e sistema-mundo
9. alimentação, ambiente e custo de vida no capitalismo agroindustrial
10. contextos campesinos e urbanização demográfica
11. segurança alimentar e nutricional nos países da CPLP
Avaliação:
Método: aulas expositivas dialogadas; envio de reações aos textos e debate sobre obras fílmicas selecionadas; seminários de estudantes; estudo dirigido de casos regionais envolvendo insegurança alimentar.
Critério: Aprendizado do conteúdo da disciplina e diretrizes do PPP. Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de situações envolvendo insegurança alimentar e nutricional; Capacidade de avaliar e analisar contextos socioculturais da alimentação a partir de evidências de natureza qualitativa; Articulação com as correntes teóricas discutidas no curso através da bibliografia indicada; Argumentação com base em conceitos teóricos e horizonte de aplicação ou problematização empírica; Redação, autoria e organização lógica das idéias, com desenvolvimento satisfatório do argumento; Participação nas aulas com contribuições ao debate e apresentação de seminário.
Normas de recuperação: Prova com toda a bibliografia do curso. A nota final será a nota obtida na prova de recuperação.- Docente: Diego Madi Dias
- Docente: Fabiola Zioni