Aperçu des sections
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O programa revisto traz as atualizações relativas ao calendário, atividades de avaliação e instruções sobre a Viagem Didática a Curitiba. Se você consultou este documento antes de 12 de novembro, substitua por este!
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Lista com notas para cada atividade da disciplina ACH1616 (VESPERTINO), bem como a frequência geral (em %). Havendo alguma dúvida com relação aos pesos da avaliações, checar os detalhes no Programa da Disciplina (também disponível em sua versão atual na aba "Geral").
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Lista com notas para cada atividade da disciplina ACH1616 (NOTURNO), bem como a frequência geral (em %). Havendo alguma dúvida com relação aos pesos da avaliações, checar os detalhes no Programa da Disciplina (também disponível em sua versão atual na aba "Geral").
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Apresentação do curso
- Panorama sobre o programa e conteúdo
- Apresentação inicial de atividades e avaliações
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Bibliografia básica
Allis, T. (2011). Viajantes, visitantes, turistas...: Em busca de conceitos em um mundo urbano. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 14, p.23-38, 2014.
Allis, T. (2016). Em busca das mobilidades turísticas. Plural, 23(2), 94-117.
Allis, T., Moraes, C. M. dos S., & Sheller, M. (2020). Revisitando as mobilidades turísticas. Revista Turismo Em Análise, 31(2), 271-295.
Bibliografia complementar
Carneiro,J.; Allis. T. (2021). Como se move o turismo durante a pandemia da COVID-19? Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15(1), 2212.
Freire-Medeiros, B., Telles, V., & Allis, T. (2018). Por uma teoria social on the move. Tempo Social, 30(2), 1-16.
Sheller, M. & Urry, J. (2006). The new mobilities paradigm. Environment and Planning A, 38, 207-226.
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Na aula 2, perguntou-se às duas turmas (Vespertino e Noturno) "Quanto você ouve falar em mobilidades turísticas, o que vem à sua cabeça?". Este foi um exercício inicial para construir um ponto de partida para o estudo das mobilidades turísticas na perspectiva de um novo "paradigma".
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Além de mobilidades de TURISTAS, identifique e discorra sobre outros elementos (inclusive não humanos, físicos ou não) que podem ser considerados para o estudo de mobilidades turísticas?
Para a realização da tarefa, indique algum filme, livre, série de TV, música ou qualquer outra manifestação artística - a partir da qual você fará sua reflexão sobre mobilidades turísticas.
(Responder em um texto de até 500 palavras, diretamente no Moodle)
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Temas importantes para o estudo do urbanismo
- Urbanismo tático
- Cidade para pessoas
- Vida e atuação de Jane Jacobs
Planejamento urbano: panorama geral
- Histórico das práticas e da teoria
- Correntes: movimento cidade-jardim, modernista, planejamento estratégico
- Panorama geral no Brasil
- Implicações para o lazer e turismo
Tarefa de Consolidação II
Estudo de caso (pesquisa e apresentação) sobre elementos de planejamento urbano associados a imagens de lazer e turismo em contextos urbanos. Exercício em grupo a ser realizado em sala de aula.
Leituras e conteúdos obrigatórios
- O que é planejamento urbano: a arte de projetar cidades que encantam pessoas
- 10 Ideias utópicas de planejamento urbano
- Puerto Madero en movimiento [livro]
- Como Medellín entende o que é urbanismo social?
- Estatuto da Cidade: Antecedentes e Perspectivas
- ENTRE RIOS: a urbanização de São Paulo [vídeo]
Conteúdos complementares
- Urbanismo como ciência, técnica e arte: sua política e sua proteção legal
- Flores Raras resgata a história do Parque do Flamengo
- "Filme Paisagem: um olhar sobre Roberto Burle Marx" conta a história de um dos maiores paisagistas do século XX
- Como fazer cidades: o modelo de Medellín [inclui vídeo em espanhol]
- Reestruturação produtiva e regeneração urbana
- El arquitecto que casi destruye Paris [vídeo sobre Le Corbusier]
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Preparação para a viagem didática
- Orientações financeiras e conversa com o Financeiro EACH.
Tarefa de Consolidação III
- Estudo de caso, a partir de iniciativas pré-selecionadas de turismo alternativo em contextos urbanos. Exercício em grupo a ser realizado em sala de aula.
ATENÇÃO: A tarefa de consolidação III com entrega online é exclusiva para os alunos do período NOTURNO, visto que a atividade não foi realizada em sala de aula frente a falta de energia no campus da EACH no dia 31/08/2023.Bibliografia básica
Condevaux, A; Djament-Tran, G & Gravari-Barbas, M. (2016). “Before and after tourism(s). The trajectories of tourist destinations and the role of actors involved in "off-the-beaten-track" tourism: a literature review”, Via [Online], 9 [Tradução online].
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Os trabalhadores do turismo e as mobilidades do turismo | Juliana Carneiro (vespertino)
Fratucci, A. C., & Carneiro, J. (2020). Trabalhadores Do Turismo: De Quem Estamos Falando? Turismo: Estudos & Práticas, 9 (Dossiê Temático 2). 1-12.
Urry, J., & Larsen, J. (2021). Trabalhando sob o olhar do outro. In: O Olhar do Turista. Ed SESC.
As (i)mobilidades das au pairs brasileiras | Amanda Arrais (noturno)
Arrais, A.& Allis, T. (2021). In(H)ospitalidade e turismo de intercâmbio: um estudo sobre au pairs brasileiras nos EUA. Revista Hospitalidade.São Paulo, 18 (3), 25-47.
Preparação viagem didática (vespertino e norturno)
- Apresentação oral e entrega das propostas de pesquisa aplicada
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Aula dedicada para as atividades da Semana de Lazer e Turismo.
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Caminhar na Cidade: Palestra com Ricardo e Jéssica do Ceda El Paso
Leituras obrigatórias
Leituras complementares
Gehl, J. (2015). Cidades para pessoas. 2a. ed. Perspectiva: São Paulo
Zunino Singh, D. (2018). Cidades, práticas e representações em movimento: notas para uma análise cultural da mobilidade como experiência urbana. Tempo Social, 30(2), 35-54. -
Preparação para a Viagem Didática
- Atualizações logísticas e desenho do roteiro de observação
Leituras Obrigatórias
Oliveira, D. (2000). Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: UFPR.
Sanches, F (2010). A reinvenção das cidades para um mercado mundial. 2. ed. Chapecó: Argos.
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Palestra com convidada
- Palestra com Dayanna Flores (Colômbia)
Preparação para a Viagem Didática
- Relato de cada grupo de trabalho
- Apresentação sucinta do Roteiro
Leituras Obrigatórias
Aïdi, N. and Fabry, N. (2022). Beyond the certification of smart tourism destination: insights from the city of Medellín in Colombia. International Journal of Tourism Cities.
Zapata, L. L., Sepúlveda, W. M., & Gómez, J. S. G. (2015). El rol del turismo en los planes de ordenamiento territorial de Medellín. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 5(2), 26–34.
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Está reservada a carga horária da Aula 11 para que os e as estudantes se organizem para atualizações e andamento dos grupos de trabalho da Viagem Didática para Curitiba.
Os horários serão decididos juntos aos monitores:
Programação e Transporte Rodoviário: Juliana
Transporte Local e Comunicação e Registro: Amanda
Alimentação e Financeiro: Silas
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Aula presencial para ajustes finais e últimas considerações antes da viagem didática para Curitiba.
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Gravação da palestra de Renato Goes (Urban Bike SP) para consulta e uso exclusivo de estudantes matriculados/as na disciplina ACH1616. Não circular fora deste ambiente de aprendizagem.
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Por que estudar Curitiba?
- Por que estudar Curitiba?
- O que estudar em Curitiba?
- Orientações de trabalhos: grupos temáticos (ver Orientações abaixo)
- Material de apoio: Videoaula: "Curitiba: Mobilidade Urbana e Turismo em Curitiba"
Bibliografia básicaA reinvenção das cidades para um mercado mundial (Fernanda Sánchez)
Curitiba e o mito da cidade modelo (Denilson Oliveira)