Programação
-
-
Aula 6 - 20/09: Interseccionalidades, Desigualdades e Vulnerabilidades: discussão de trabalhos acadêmicos recentes usando a base de dados
A turma será dividida em 5 grupos. Cada grupo fará a leitura de um dos textos abaixo. Para a aula, discutirão com os colegas dos grupos e apresentarão para a turma os principais elementos do texto, sobretudo o uso dos indicadores na estruturação dos argumentos.
Grupo 1
MATUTINO: Ana Luiza a Caio
NOTURNO: Aline a Gabriel
SILVA, Silvana Oliveira da et al. A cor e o sexo da fome: análise da insegurança alimentar sob o olhar da interseccionalidade. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2022, v. 38. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311XPT255621>. Epub 05 Ago 2022. ISSN 1678-4464. https://doi.org/10.1590/0102-311XPT255621.
Grupo 2
MATUTINO: Danielle a Flavio
NOTURNO: Gabriela a Leonardo
VALERIANO, Marta Maria e TOSTA, Tania Ludmila Dias. Trabalho e família de trabalhadoras domésticas em tempos de pandemia: uma análise interseccional. Civitas - Revista de Ciências Sociais [online]. 2021, v. 21, n. 3 [Acessado 14 Agosto 2022] , pp. 412-422. Disponível em: <https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.3.40571>. Epub 10 Jan 2022. ISSN 1984-7289. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.3.40571.
Grupo 3
MATUTINO: Gabriel à Julia Pedral
NOTURNO: Lethicia a Murilo
SILVA, Eliane Alves da. Um passo além? O que a abordagem interseccional pode oferecer aos estudos urbanos. Civitas - Revista de Ciências Sociais [online]. 2021, v. 21, n. 3 [Acessado 14 Agosto 2022] , pp. 434-444. Disponível em: <https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.3.40549>. Epub 10 Jan 2022. ISSN 1984-7289. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.3.40549.
Grupo 4
MATUTINO: Letícia a Matheus
NOTURNO: Natalia à Rafaella Maciel
ARTES, Amélia e UNBEHAUM, Sandra. As marcas de cor/raça no ensino médio e seus efeitos na educação superior brasileira. Educação e Pesquisa [online]. 2021, v. 47 [Acessado 14 Agosto 2022] , e228355. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228335>. Epub 02 Jul 2021. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228335.
Grupo 5
MATUTINO: Mayara à Vitória
NOTURNO: Rhasna a William
GERMANO, Idilva Maria Pires, MONTEIRO, Rebeca Áurea Ferreira Gomes e LIBERATO, Mariana Tavares Cavalcanti. Criminologia Crítica, Feminismo e Interseccionalidade na Abordagem do Aumento do Encarceramento Feminino. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2018, v. 38, n. spe2, pp. 27-43. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-3703000212310>. ISSN 1982-3703. https://doi.org/10.1590/1982-3703000212310.
-
-
-
Pessoal, tudo bem?
Conforme previsto no programa da disciplina, segue atividade individual que deve ser postada aqui no moodle de 16 a 22/12. Podem postar antes, caso queiram.
Trata-se de um texto individual de uma página (no máximo), discorrendo sobre a seguinte questão: “O que eu aprendi na disciplina de indicadores neste segundo semestre de 2023”? Vocês podem discorrer, de forma sucinta, sobre os conteúdos, atividades e temas que desenvolvemos na disciplina de indicadores.
Essa atividade vale 25% da nota final.
Por favor, identifiquem o arquivo com o nome de vocês.
Abraços!
-
-
Aula 17 - 08/12: Oficina (MAT) e Conversa com Isabel Figueiredo (convidada do Fórum Brasileiro de Segurança Pública) (NOT)
-
-