Programação
-
O material do módulo de Gestão de Projetos será disponibilizado aqui.
a) Aula 1
https://drive.google.com/file/d/1N2OnqsKdnioduPylyObQ_kG1oXsOY5rF/view?usp=sharing -
Responsáveis pelo módulo: Profa. Ana Castro e Doutorandos Adriano José de Sousa e Deborah Sandes de Almeida
Aula 01. 18/09/2023. O que é cidade, o que é patrimônio?
Parte 1. O que é cidade?
- O que é cidade?
- Como nos aproximamos, conhecemos e representamos uma cidade?
- Discussão sobre as formas de compreensão da cidade e de sua história;
- Centro, centralidades, subúrbio, periferia - conceitos estanques?
Parte 2. Roteiros urbanos - alguns exemplos
- Roteiro pelo Centro;
- Roteiro pela Zona Norte;
Exercício para casa:
- Solicitação e orientação do exercício a ser desenvolvido pela turma (roteiros urbanos – duplas/trios).
Bibliografia
Bibliografia obrigatória:
MENESES, Ulpiano Bezerra de. O museu na cidade X a cidade no museu: para uma abordagem histórica dos museus de cidade. Revista Brasileira de História, v. 5, n. 8/9, set 1984, abr. 1985.
Bibliografia complementar:
ALMEIDA, Deborah Sandes de. Avenida do Anastácio: de caminho na colônia à rua da metrópole. In: LANNA, Ana. Ruas Paulistanas. São Paulo, Alameda, 2022.
-
Aula 02. 25/09/2023. A cidade não é uma só.
Parte 1. Perspectivas de cidade.
- Retomada da discussão centro, centralidades, subúrbio, periferia;
- O que é patrimônio material e imaterial, como e por quem são atribuídos os valores, o que é educação patrimonial?
- Jornada do patrimônio e iniciativas sociedade civil;
- Coletivos que atuam na cidade e os modos de pensar e valorizar a cidade por meio desses roteiros - conhecer para cuidar e valorizar;
- Outras centralidades (a expansão da Zona Leste);
- Roteiro por São Mateus;
Parte 2. Discussão dos exercícios
- Apresentação e comentários das propostas de roteiro urbano desenvolvidas pelos alunos.
Bibliografia
Bibliografia obrigatória:
DEMARCHI, J. L. (2016). Perspectivas para atuação em educação patrimonial. Revista CPC, (22), 267-291. https://doi.org/10.11606/issn.
1980-4466.v0i22p267-291 Bibliografia complementar:
SOUSA, Adriano José de. Cotidiano e Lutas Sociais na Periferia de São Paulo: Agentes Históricos da Urbanização de São Mateus. Dissertação (mestrado), FFLCH USP, 2021 - capítulo a ser indicado.
-
Exercício (grupos / trios) - Elaboração de um roteiro possível na cidade a partir de um lugar de interesse dos alunos.
O percurso deve possibilitar novos ensinamentos / perspectivas sobre a cidade.
Preparar apresentação para aula do dia 25/09 contendo:
1. lugar
2. objetivos
3. público alvo
4. duração
Conforme combinado, estas informações deverão ser apresentadas em uma folha tamanho A4, postada aqui nesta atividade até a tarde da aula, ou seja, até dia 25/09/2023, às 14hs, para que possamos fazer a discussão das propostas após o intervalo. -
Desenvolvimento da proposta para entrega ao final do semestre:
1. local escolhido (descrição/ justificativa das escolhas e sua importância)
2. objetivos (revisar os objetivos já apresentados, a partir dos comentários em sala)
3. público alvo (revisar /confirmar)
4. duração (revisar /confirmar)
5. mapa (marcar o percurso indicando os pontos de parada)
5.a. imagens e comentários das paradas (breve descrição)
5.b. como será realizado o percurso (a pé, bicicleta, ônibus, metrô, trem..../ ponto de partida e chegada/ paradas mais longas?),
5.c. que material seria disponibilizado para os visitantes (optativo)
A entrega deverá ser realizada até o dia 11/12/2023. -
Conforme conversamos na última aula, segue a devolutiva dos roteiros que foram entregues na primeira etapa para ajustes e complementos para a entrega final do dia 11/12/2023.
-
-
-
-
-
-
-
-