Topic outline
-
-
Cada grupo deverá entregar até o dia 06/11/23 um resumo do Trabalho em Grupo a ser desenvolvido, juntamente com as informações solicitadas no arquivo anexo. Assim que vocês forem entregando, daremos um feedback para cada grupo.
-
-
As vídeo-aulas serão colocadas em uma playlist, usem esse link para acessar os videos no YOU TUBE e as atualizações de acordo com o cronograma do curso. Além disso, os arquivos em pdf das aulas estarão disponíveis aqui abaixo!
-
Playlist com 8 vídeos do curso de introdução à Química Verde do Prof. Paul Anastas.
-
-
Esta é a aula do Prof. Renato Sanches Freire sobre Objetivos de Desenolvimento Sustentável (ODS), Economia Circular, Sustentabilidade, Análise de Ciclo de Vida (LCA).
-
Esta atividade é relacionada com a aula de ODS, Economia Circular, Sustentabilidade e LCA. Cada grupo terá de:
1. Procurar um produto ou uma linha de produtos existente no Brasil ou em outro lugar do mundo, preferencialmente com página divulgada na internet e comercializado eletronicamente, que, segundo o fabricante, seja ambientalmente amigável, biodegradável e contenha outras características e conceitos abordados na aula. Escolha bem o seu produto, pois a qualidade e conteúdo fará parte da avaliação do grupo. O produto escolhido DEVE abordar conceitos da aula. Quantos mais conceitos, melhor.
2. Após escolher o produto e a página na qual ele pode ser encontrado, responda as perguntas abaixo. Há um arquivo do WORD que deve ser usado como modelo. Não mude a formatação.
a) Nome da disciplina.
b) Número do grupo e nome dos alunos deste grupo.
c) Nome do produto (URL).
d) Conceitos. Com quais conceitos abordados na aula (ODS, Economia Circular, Sustentabilidade e LCA) o fabricante diz que seu produto está de acordo? Cite frases ou propriedades descritas na página do produto que permitiram você chegar a esta conclusão.
e) Análise crítica. Não basta o fabricante dizer que o produto está de acordo com os conceitos abordados na nossa aula. Analise criticamente as informações fornecidas e discuta quais conceitos foram atendidos, parcialmente atendidos ou não foram atendidos de forma alguma. Para os conceitos que foram parcialmente ou não atendidos, proponha formas químicas (alteração na formulação do produto ou embalagem) que permitam o produto ser mais "verde".
f) Referências. Caso vocês tenham feito comentários baseados em outras referências, cite-as aqui.
Após responder as perguntas, gere um PDF e adicione-o na página da disciplina. Creio que 3 páginas (no máximo) sejam suficientes.
-
-
A aula de hoje foi dividida em dois videos, que podem ser acessados no link acima ou nos arquivos abaixo!
-
-
AVALIAÇÃO: Atividade 2 para entregar (individual) referente ao módulo de Métricas em Química Verde (vale 1/6 da nota de atividades). Você deve iniciar a resolução do problema proposto na aula de hoje, mas terá até dia 24/10/23 às 23:59 h para subir a resposta em um arquivo pdf .
Qualquer dúvida sobre a atividade entrar em contato com Profa. Liane (lrossi@iq.usp.br) ou com a monitora Giovanna (giovanna.correia@usp.br) ou durante as próximas aulas.
-
Material para leitura complementar para aprofundar no tema Métricas em Química Verde.
-
Artigo com exemplos de aplicação das métricas de química verde
-
A aula de hoje foi dividida em dois vídeos - parte 1 e parte 2 - e pode ser acessada no link acima.
-
-
-
AVALIAÇÃO: Atividade 3 para entregar (individual) referente ao módulo 4 (vale 1/6 da nota de atividades). Você terá até dia 07/11/23 às 23:59 h para subir a resposta em um arquivo pdf .
-
Este é o arquivo pdf da Aula 3 completa, mesmo conteúdo resumido das três video-aulas. O link para o Guia de Reagentes da ACS Green Chemistry Institute mudou para https://reagents.acsgcipr.org/reagent-guides
-
Esta video-aula foi dividida em 3 partes.
-
-
-
A atividade 4 pode ser realizada em dupla e deve ser respondida pelo upload de arquivo no sistema por um dos integrantes da dupla até 15/11/23 às 23:59h.
-
Este é o arquivo pdf da Aula 4 completa, mesmo conteúdo das quatro video-aulas.
-
Essa vídeo aula foi dividida em 4 partes
-
-
Está é a aula sobre biorrefinaria.
-
Este é o PDF do vídeo da aula de Biorrefinaria.
-
Algumas referências sobre o tópico Biorrefinaria.
-
Esta atividade é relacionada com a aula de Biorrefinaria. Cada grupo terá de:
1. Procurar no YouTube ou em webpages de empresas algum vídeo que contenha os conceitos abordados na aula. Escolha bem seu vídeo, pois a qualidade e conteúdo fará parte da avaliação do grupo. Não precisa ser um vídeo longo, mas DEVE abordar conceitos da aula. Quantos mais conceitos, melhor.
2. Após assistir ao vídeo que o seu grupo escolheu. Responda as perguntas abaixo. Há um arquivo do WORD que deve ser usado como modelo. Não mude a formatação.
a) Nome da disciplina.
b) Número do grupo e nome dos alunos deste grupo.
c) Título do Vídeo (endereço da web).
d) Plataforma. O processo é uma plataforma ou propõe a produção de um único produto? Como os autores do vídeo escolheram a plataforma ou produto utilizada? Qual as vantagens e características de tornam esta plataforma ou produto interessante?
e) Biomassa. Como os autores do vídeo escolheram a biomassa utilizada? Qual as vantagens e características de tornam esta biomassa interessante?
f) Processo. Qual o processo utilizado na plataforma ou produto? Em outras palavras, como a biomassa é transformada no(s) produto(s) de interesse? O processo é químico ou bioquímico? Pode utilizar um esquema ou diagrama aqui.
g) Química. Muitas vezes as reações químicas envolvidas são simples. Esboce o mecanismo de formação do produto, se for um único, ou de até 4 deles, se for plataforma. Indique o tipo de reação que acontece (redução, hidrogenação, descarboxilação, decarbonilação, oxidação, etc.).
h) Relevância ambiental. Qual a relevância desta biorrefinaria para o meio ambiente? Qual(is) dos 12 Princípios está(ão) envolvido(s)?
i) Conclusão. Cite 3 vantagens da biorrefinaria e 3 desvantagens/problemas.
j) Referências. Caso vocês tenham feito comentários baseados em alguma referência, cite aqui.
Após responder as perguntas, gere um PDF e adicione-o na página da disciplina. Creio que 3 páginas (no máximo) sejam suficientes.
-
-
Esta é a aula sobre Bioprocessamento.
-
Este é o PDF do vídeo da aula de Biorrefinaria.
-
Esta atividade é relacionada com a aula de Bioprocessamento. Cada grupo terá de:
1. Procurar um artigo científico, publicado em uma boa revista e com no máximo 5 anos de idade, que contenha os conceitos abordados na aula. Escolha bem seu artigo, pois a qualidade e conteúdo fará parte da avaliação do grupo. Não precisa ser um artigo longo, mas DEVE abordar conceitos da aula. Quantos mais conceitos, melhor.
2. Após ler o artigo que o seu grupo escolheu. Responda as perguntas abaixo. Há um arquivo do WORD que deve ser usado como modelo. Não mude a formatação.
a) Nome da disciplina.
b) Número do grupo e nome dos alunos deste grupo.
c) Título do artigo (referência).
d) Plataforma. O bioprocessamento é uma plataforma ou propõe a produção de um único produto? Como os autores do artigo escolheram a plataforma ou produto utilizado? Qual as vantagens e características de tornam esta plataforma ou produto interessante?
e) Biomassa. Como os autores do artigo escolheram a biomassa utilizada? Qual as vantagens e características de tornam esta biomassa interessante?
f) Processo. Qual o processo utilizado na plataforma ou produto? Em outras palavras, como a biomassa é transformada no(s) produto(s) de interesse? Qual o organismo ou enzima utilizado? O organismo/enzima é geneticamente modificado? Descreva as vias metabólicas envolvidas. Pode utilizar um esquema ou diagrama aqui.
g) (Bio)Química. Esboce o mecanismo (bio)químico das reações envolvidas de formação do produto, se for um único, ou de até 4 deles, se for plataforma. Indique as enzimas e cofatores necessários para cada via. Pode utilizar um esquema ou diagrama aqui.
h) Relevância ambiental. Qual a relevância deste bioprocessamento para o meio ambiente? Quais aspectos biotecnológicos são mais interessantes? Qual(is) dos 12 Princípios está(ão) envolvido(s)?
i) Conclusão. Cite 3 vantagens deste bioprocessamento e 3 desvantagens/problemas.
j) Referências. Caso vocês tenham feito comentários baseados em outras referências, cite-as aqui.
Após responder as perguntas, gere um PDF e adicione-o na página da disciplina. Creio que 3 páginas (no máximo) sejam suficientes.
-