ATIVIDADE 5 - data de entrega 24/11 até 23:59
Esta atividade é relacionada com a aula de Biorrefinaria. Cada grupo terá de:
1. Procurar no YouTube ou em webpages de empresas algum vídeo que contenha os conceitos abordados na aula. Escolha bem seu vídeo, pois a qualidade e conteúdo fará parte da avaliação do grupo. Não precisa ser um vídeo longo, mas DEVE abordar conceitos da aula. Quantos mais conceitos, melhor.
2. Após assistir ao vídeo que o seu grupo escolheu. Responda as perguntas abaixo. Há um arquivo do WORD que deve ser usado como modelo. Não mude a formatação.
a) Nome da disciplina.
b) Número do grupo e nome dos alunos deste grupo.
c) Título do Vídeo (endereço da web).
d) Plataforma. O processo é uma plataforma ou propõe a produção de um único produto? Como os autores do vídeo escolheram a plataforma ou produto utilizada? Qual as vantagens e características de tornam esta plataforma ou produto interessante?
e) Biomassa. Como os autores do vídeo escolheram a biomassa utilizada? Qual as vantagens e características de tornam esta biomassa interessante?
f) Processo. Qual o processo utilizado na plataforma ou produto? Em outras palavras, como a biomassa é transformada no(s) produto(s) de interesse? O processo é químico ou bioquímico? Pode utilizar um esquema ou diagrama aqui.
g) Química. Muitas vezes as reações químicas envolvidas são simples. Esboce o mecanismo de formação do produto, se for um único, ou de até 4 deles, se for plataforma. Indique o tipo de reação que acontece (redução, hidrogenação, descarboxilação, decarbonilação, oxidação, etc.).
h) Relevância ambiental. Qual a relevância desta biorrefinaria para o meio ambiente? Qual(is) dos 12 Princípios está(ão) envolvido(s)?
i) Conclusão. Cite 3 vantagens da biorrefinaria e 3 desvantagens/problemas.
j) Referências. Caso vocês tenham feito comentários baseados em alguma referência, cite aqui.
Após responder as perguntas, gere um PDF e adicione-o na página da disciplina. Creio que 3 páginas (no máximo) sejam suficientes.