Programação
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Caros Discentes,
As notas finais da disciplina já com os trabalhos.
01/12 - Sexta feira 13-16h para aqueles que quiserem ver a prova!!!!
Grande Abraço!!!!
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1- Gerar um mapa de áreas agrícolas utilizando os dados (SIDRA/IBGE - Tabela da aula Prática) para o Estado de São Paulo.
2- Gerar um mapa de produção agrícola utilizando os dados (SIDRA/IBGE - Tabela da aula Prática) para o Estado de São Paulo.
Utilizar a base de dados disponibilizada na aula prática de SIG (Aula 2)
Observações:
a) Selecionar a cultura que desejar, porém não se esqueça de indicar no mapa final o nome da cultura.
b) Os mapas devem conter : LEGENDA, ESCALA, NORTE E COORDENADAS (GRID), NOME DA CULTURA E NOME DO AUTOR
c) Deve ser produzido um arquivo .pdf para cada mapa, com nome, sobrenome e se mapa de área ou produção !!!! Ex: (NOME_SOBRENOME_AREA.pdf e NOME_SOBRENOME_PRODUCAO.pdf)
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1- De acordo com os dados disponibilizados traçar as curvas espectrais no Excel.
Entregar em formato de imagem ou pdf. Os dois gráficos em único arquivo!!!
a) Montar um gráfico só com as folhas ( verde - amarela e seca)
b) Montar um gráfico só com as pétalas.
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1- De acordo com os dados da Aula 4 disponibilizados traçar as curvas espectrais no Excel dos pontos de pastagem. Entregar em formato Excel (xls).
- Criar as curvas espectrais das bandas, colocando a altura do pasto, Massa fresca (MF) e calcular o NDVI, PARA OS 10 pontos centras das amostras.
ATENÇÃO!!! Salvar o arquivo com NOME_SOBRENOME.XLS
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Fazer um envio
1- De acordo com os dados da Aula 5, disponibilizados, traçar as curvas espectrais ( hiperespectrais e multiespectrais no Excel. Considere 10 amostras de solos, com texturas variando de arenosa a muito argilosa. Entregar em formato Excel (xls).
- Criar as curvas espectrais , amostra, bandas, Teor de Argila, Classe de Solo
- Colocar um gráfico ao lado do outo com as mesmas amostras, como em aula.
- ATENÇÃO!!! Salvar o arquivo com NOME_SOBRENOME.XLS
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Entregar o trabalho: MAPA DE USO E OCUPAÇÃO da área iniciada em aula prática com a imagem Fusionada.
1) Realizar a digitalização em tela dos usos e ocupações da área ( Legenda seguir a da aula prática)
2) Calcular a "Área de cada Uso"
3) Realizar o Layout do mapa final no Qgis com todas as suas propriedades (Escala, grade, norte, título.....)
4) Editar legenda acrescentando o valor da área em ha de cada uso!!!
5) O mapa final em PDF deve conter - Responsável Técnico: Nome e Sobrenome do aluno e N. USP: 0000111
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Caros Discentes,
Quem puder, instalar o programa QGIS (3.16.1) em seu notebook e trazer nas aulas práticas, Temos apenas 10 computadores em condição de aula na nossa sala de informática, obrigado.
Baixar e trazer para a aula prática (semana 07-10/08) o arquivo "PRATICA"
Bom início de semestre a todos!!!
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Arquivos para aula prática
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Caros Discentes,
Para ajudar na entrega dos trabalhos, como gerar um mapa final ( Layout de Impressão no QGIS)
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Trazer para a aula 2
Arquivos Raster/Vetor/Tabulares
Imagem satélite CBERS 4A, Resolução Espacial de 8 m. Composição colorida R(B3)/G (B4)/B (B1)
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Passo a passo de como unir dados Shape e tabulares para gerar o mapa (Trabalho 1)
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Slide da aula teórica Sensoriamento Remoto:
Princípios Físicos e Níveis de Aquisição de Dados
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Princípios Físicos do SR.
Observação: não considerar tópicos não abordados em Sala de Aula
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Vídeo aula para ajudar nos estudos, parte 1
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Vídeo de calibração e obtenção de curvas espectrais
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Vídeo aula de comportamento espectral da Vegetação e Água
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Arquivos para aula de comportamento espectral da vegetação
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Roteiro de aula prática e para ajudar na entrega do trabalho.
Gerar o gráfico das 10 curvas espectrais da vegetação e calcular o NDVI na planilha Excel
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Arquivos e Roteiro para a aula prática de solos
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Material para ser trabalhado na aula prática da semana 18-21/09/2022
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Vídeos Aulas dos Sistemas Sensores II
(Parte 1 a Parte 4)
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Para a aula prática baixar todos os arquivos:
- AREA_1
- IMG_WPM_4A
- RASTER _LANDSAT
- RASTER_SRTM
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Arquivos com o Banco de dados de área agrícola próximo a Uberlândia - MG
Coordenadas WGS84
Latitude: 190 16’ 03” S
Longitude: 470 47’ 54” W
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Banco de dados QGis. Jataí
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Imagens Landsat
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Vídeo da aula prática sobre índices de vegetação
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As imagens são do Satélite CBERS4A, Sensor WPM, Resolução Espacial de 2 m na Banda 0 (pancromática) e de 8m nas Bandas Multiespectrais.
Resolução Radiométrica de 10 bit´s. Resolução Temporal 31 dias.
Resolução Espectral: 0,45-0,52µm (B); 0,52-0,59µm (G); 0,63-0,69µm (R); 0,77-0,89µm (NIR); 0,45-0,90 µm (PAN).
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Arquivos para aula de Correção atmosférica
Vídeo aula e imagens para a aula
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Arquivos para aula de segmentação.
Vídeo aula e imagens para realização da aula
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Caros discentes,
Para a aula de Classificação de Imagens, vamos utilizar as mesmas imagens da aula de Processamento Digital de Imagens. As quais, também podem ser baixadas aqui.
As imagens são do Satélite CBERS4A, Sensor WPM, Resolução Espacial de 2 m na Banda 0 (pancromática) e de 8m nas Bandas Multiespectrais.
Resolução Radiométrica de 10 bit´s. Resolução Temporal 31 dias.
Resolução Espectral: 0,45-0,52µm (B); 0,52-0,59µm (G); 0,63-0,69µm (R); 0,77-0,89µm (NIR); 0,45-0,90 µm (PAN).
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Classificação Não Supervisionada
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Classificação supervisionada
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Caros Discentes
Estamos disponibilizando uma vídeo aula de introdução ao Google Earth Engine.
Essa aula é aplicada e engloba todo o conhecimento adquirido ao longo da nossa disciplina.
Deve ser realizada na semana do dia 28/12
Obrigado
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