Diagrama de temas

  • Documentos da disciplina

  • Aula 1 - Introdução

    Objetivos:

    1. Apresentar o programa da disciplina, cronograma de trabalho e regras do jogo. 

    2. Captar o conhecimento da turma sobre a emergência climática e as ansiedades e perspectivas para o futuro.

    Bibliografia:

    SHIRTS, M. 2022. Para Começo de Conversa /Introdução / Como sabemos que o mundo está aquecendo? In: Emergência Climática. O Aquecimento Global, o Ativismo Jovem e a Luta por um Mundo Melhor. São Paulo: Claro Enigma. pp. 11-28.

    Tarefa para casa (individual): 

    Fotografia do Futuro. Ver pastas abaixo.

  • Aula 2 - Emergência climática e ativismo jovem

    Objetivos:

    1. Alinhar o conhecimento da turma sobre os conceitos de aquecimento global, mudanças climáticas, emergência climática. 
    2. Discutir o papel dos jovens no enfrentamento da emergência climática e na mudança de trajetória para um futuro mais desejável.


    Bibliografia obrigatória (antes da aula):

    SHIRTS, M. 2022. O Novo Ativismo Jovem. In: Emergência climática: O aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma. pp. 48-67.

    Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Você conhece jovens lideranças ativistas na área ambiental? Quem são? Que causas defendem? Você concorda com el@s?

    Tarefa para casa (individual):

    Traga para a aula as suas fotografias do futuro (celular ou impressas).

  • Aula 3 - Antropoceno e as fronteiras planetárias

    Objetivos:

    1. Discutir as causas do surgimento da crise ecológica planetária e como ela afeta as nossas vidas.

    2. Refletir sobre um futuro ideal e compreender que as expectativas pessoais podem ser diversas.

    3. Reunir as diferentes expectativas e construir uma visão de futuro comum da turma.

    Bibliografia obrigatória (antes da aula):

    ARAUJO, L. 2022. Fronteiras planetárias no Antropoceno. In: Fracalanza et al. (Orgs.), Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania em tempos de Pandemia. São Paulo: Blucher. p. 51-76. Disponível abaixo e para download gratuito em: https://www.blucher.com.br/sociedade-meio-ambiente-e-cidadania-em-tempos-de-pandemia 

    Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Porque o período histórico de 1950-2000 é chamado de "a grande aceleração"? Qual fronteira planetária você considera a mais importante? Existem relações entre a crise ecológica planetária e a pandemia da covid-19?

    Tarefa para casa (grupo): 

    Cada grupo fotografa a sua visão de futuro na atividade que será realizada em sala de aula e deposita no Moodle.

  • Aula 4 - Pós-pandemia: para onde queremos ir?

    Objetivos:

    1. Discutir alguns fundamentos básicos da economia e como eles influenciam o uso dos recursos naturais.

    2. Apresentar outras visões econômicas que possibilitam mudanças na rota global atual.

    Bibliografia obrigatória (antes da aula):

    ADAMS, C. 2022. Pós-pandemia: para onde queremos ir? In: Fracalanza et al. (Orgs.), Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania em tempos de Pandemia. São Paulo: Blucher. p. 207-222. Disponível na Aula 3 e para download gratuito em: https://www.blucher.com.br/sociedade-meio-ambiente-e-cidadania-em-tempos-de-pandemia

    Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Porque os recursos naturais são mal utilizados pela economia? É possível mudar essa situação? O que é a economia donut?

    Tarefa para casa (grupo):
    Cada grupo entrega 1-2 páginas sobre as reflexões surgidas em sala de aula, no exercício sobre dimensões temporais. Como o tempo influencia as tomadas de decisão econômicas, de uso dos recursos naturais e nossas visões de futuro?

  • Aula 5 – Repensando a Emergência Climática: é preciso decolonizar

    Objetivos:

    1. Discutir a desconexão entre os movimentos ambientalistas e antirracistas, suas raízes históricas e implicações para a crise ecológica.

    2. Refletir sobre injustiça, racismo e desigualdades socioambientais, e povos invisibilizados.

    Bibliografia obrigatória:

    FERDINAND, M. Prólogo. Uma dupla fratura colonial e ambiental: o Caribe no centro da tempestade moderna. In: Uma Ecologia Decolonial. Pensar a partir do Mundo Caribenho, Malcom Ferdinand. São Paulo: Ubu. P. 21-43.

    Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: O que a metáfora da arca de Noé utilizada pelo autor nos diz sobre a crise ecológica atual? O que ele quer dizer com dupla fratura colonial e ambiental da modernidade? O que é a Ecologia Decolonial?

    Tarefa para casa (grupo): 

    Grupos entregam fotografia da imagem escolhida no exercício desenvolvido em sala de aula, e uma justificativa por escrito baseada nas suas reflexões (em um documento só - PDF).

  • Aula 6 - Do que é feito o Encontro?

    Objetivos:

    1. Discutir outras formas de ver e viver o mundo.

    2. Refletir sobre a importância de incluir essas outras visões na construção de ações transformadoras no Antropoceno.

    Bibliografia obrigatória:

    BENSUSAN, N. 2019. Incômodo. In: Do que é feito o encontro?, N. Bensusan. São Paulo: IEB/Instituto Socioambiental. pp. 21-40.

    Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Como outras formas de ver o mundo, que não sejam baseadas na ciência, podem contribuir para enfrentar as questões do Antropoceno e construir novas soluções? Quais novas formas de ver o mundo inspiram você?

    Antes da aula: assista ao vídeo “Uma cadeira, 100 formas de usar”.

  • Aulas 7 e 8 - Mostra Ecofalante de Cinema Socioambiental - CANCELADAS DEVIDO À GREVE

    VI Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030. Exibição do filme Escute: A Terra Foi Rasgada (2023), dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal, e debate com os Profs. Carla Morsello, Ana Fracalanza, Silvia Zanirato, André Simões e Cristina Adams (SMC).

    Atividade presencial, realizada sábado, 23/9, das 9:00-13:00 hs, no Auditório Azul.

  • Aula 9 - Pensando como as Plantas

    Objetivos:

    1. Discutir como as soluções atuais para a crise ecológica e a emergência climática são antropocêntricas.

    2. Refletir sobre sistemas hierárquicos e sistemas em rede.

    Bibliografia obrigatória:

    MANCUSO, S. 2019. Prefácio e Democracias Verdes. In: Revolução das Plantas. São Paulo: Ubu. pp. 9-13 e 93-110.

    Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Porque as plantas invertem nossas formas de interagir com o mundo? Como elas podem nos ajudar a imaginar novas soluções para os problemas complexos do Antropoceno? Quais são as principais características da “forma vegetal” de interagir com o mundo, que diferem da nossa maneira antropocêntrica?

    Tarefa para casa (grupo): 

    Organizem as anotações de sala de aula em um texto de 1-2 páginas e depositem no Moodle (PDF), identificando o arquivo corretamente (TG5_TXX_grupoX)

  • Aula 10 - Simbiose e Paisagens Multiespécies

    Objetivos:

    1. Discutir novas formas colaborativas de trabalho para lidar com as preocupações do Antropoceno.

    2. Refletir sobre a importância das paisagens multiespécies para as novas formas de sociabilidade e convivência com a biodiversidade.

    Bibliografia obrigatória:

    TSING, A. Em meio à perturbação: simbiose, coordenação, história e paisagem. In: Viver nas Ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas. pp. 91-116.

    Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Como a formação interdisciplinar que você está recebendo na EACH pode ajudar a melhorar a habitabilidade da Terra? Porque é importante pensar nas paisagens multiespécies como objeto de análise, reflexão e atuação no Antropoceno? 

    Tarefa para casa (grupo):

    Depositar no Moodle uma fotografia do mapa produzido em sala de aula.

    • Façam um mapa do campus (não usem o google, apenas a memória), e localizem os ambientes das múltiplas espécies que convivem com os humanos no campus. Escrevam as explicações no próprio mapa. Usem como inspiração o Feral Atlas.

      Complementem o Mapa a partir da vivência no campus. Fotografem o mapa e respondam às perguntas abaixo. Depositem no Moodle (se possível, um documento só, PDF). 

      Reflitam: Como a implantação do campus ZL da USP alterou o ambiente? Essa nova infraestrutura pública criou novos ambientes para espécies animais e vegetais? Quais são essas espécies? 

    • O Atlas Feral convida você a explorar os mundos ecológicos criados quando entidades não-humanas se enredam com projetos de infraestrutura humanos.  Setenta e nove relatórios de cientistas, humanistas e artistas mostram a você como reconhecer as ecologias "ferais", ou seja, as ecologias que foram encorajadas por infraestruturas construídas por humanos, mas que se desenvolveram e se espalharam para além do nosso controle. Estes efeitos infraestruturais, para o Atlas Feral, são o Antropoceno [em inglês].

  • Aula 11 - Pensando como o "outro"

    Objetivos:

    1. Refletir sobre outras formas de ver o mundo e as crises do Antropoceno.

    2. Refletir sobre o impacto psicossocial da exploração de recursos naturais (madeira, minerais, terra) sobre os povos indígenas.

    Bibliografia obrigatória:

    KOPENAWA, D. 2022. Vários capítulos. In: B. Albert e D. Kopenawa, O Espírito da Floresta. São Paulo: Cia. Das Letras. 30 p.

    Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: 

    O que o mundo simbólico e a forma de ver o mundo dos Yanomami diz sobre a nossa forma de viver e explorar os recursos naturais (nós como "o outro")? Qual é o impacto psicossocial da exploração de recursos naturais (madeira, minerais, terra) sobre os povos indígenas?

    Tarefa para casa (EM GRUPO, DEVIDO AO PONTO FACULTATIVO): 

    Refletir em grupo sobre os objetivos da aula a partir da leitura do texto obrigatório e dos videos complementares, e responder às questões propostas em até 2 páginas. Depositar no Moodle o trabalho do grupo em documento PDF.

  • Aula 12 - Ideias para adiar o fim do mundo

    Objetivos:

    1. Apontar perspectivas de mudança a partir da visão dos povos indígenas.

    2. Refletir sobre formas positivas de enfrentar a emergência climática.

    Bibliografia obrigatória:

    KRENAK, A. 2020. Ideias para Adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Cia. das Letras. pp. 7-33.

    Leia o texto e reflita sobre a seguinte questão:

    Como os povos indígenas e tradicionais podem nos ensinar a adiar o fim do mundo?

  • Aulas 13 e 14 - Cinema Socioambiental - CANCELADAS DEVIDO À GREVE

    Debate filmes socioambientais - programação a definir.

  • Aula 15 - Colocando o futuro em ação

    Objetivos:

    1. Discutir os caminhos futuros que estão sendo propostos para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

    2. Refletir sobre o seu papel na construção de caminhos futuros, a partir dos aprendizados da disciplina.

    3. Traçar um plano de ação e engajamento para o futuro.

    Bibliografia obrigatória:

    SHIRTS, M. 2022. Para onde Vamos / Para seguir e Acompanhar. In: Emergência climática: O aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma. pp. 73-90 / 99-100.

    Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões:

    Qual é o seu papel na construção de caminhos futuros, a partir dos aprendizados da disciplina? Quais ativistas você escolheria seguir? Porque? Como eles(as) lhe inspiram? Que compromissos você assume com o futuro?

  • Aula 16 - Avaliação e encerramento da disciplina