Diagrama de temas
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Objetivos:
1. Apresentar o programa da disciplina, cronograma de trabalho e regras do jogo.
2. Captar o conhecimento da turma sobre a emergência climática e as ansiedades e perspectivas para o futuro.
Bibliografia:
SHIRTS, M. 2022. Para Começo de Conversa /Introdução / Como sabemos que o mundo está aquecendo? In: Emergência Climática. O Aquecimento Global, o Ativismo Jovem e a Luta por um Mundo Melhor. São Paulo: Claro Enigma. pp. 11-28.
Tarefa para casa (individual):
Fotografia do Futuro. Ver pastas abaixo.
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Observe seu entorno e reflita sobre o ambiente onde você vive/trabalha/circula. Tire uma fotografia que simbolize esse ambiente. Ela pode ser abstrata ou literal, intuitiva ou lógica. Identifique o arquivo com seu nome.
Formatos possíveis: (GIF) .gif, (JPEG) .jpe, (JPEG) .jpeg, (JPEG) .jpg, (PNG) .png
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Observe seu entorno e reflita sobre como você gostaria que o ambiente onde você vive/trabalha/circula estivesse no futuro. Já existem exemplos de transformações positivas que podem ser observadas atualmente, no seu ambiente cotidiano?
Tire uma fotografia que simbolize a sua visão de futuro. Ela pode ser abstrata ou literal, intuitiva ou lógica. Identifique o arquivo com seu nome. Formatos possíveis: (GIF) .gif, (JPEG) .jpe, (JPEG) .jpeg, (JPEG) .jpg, (PNG) .png
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Objetivos:
- Alinhar o conhecimento da turma sobre os conceitos de aquecimento global, mudanças climáticas, emergência climática.
- Discutir o papel dos jovens no enfrentamento da emergência climática e na mudança de trajetória para um futuro mais desejável.
Bibliografia obrigatória (antes da aula):
SHIRTS, M. 2022. O Novo Ativismo Jovem. In: Emergência climática: O aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma. pp. 48-67.
Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Você conhece jovens lideranças ativistas na área ambiental? Quem são? Que causas defendem? Você concorda com el@s?
Tarefa para casa (individual):
Traga para a aula as suas fotografias do futuro (celular ou impressas).
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Cada grupo deposita suas reflexões sobre as fotografias do presente (atividade realizada em sala de aula) em documento de texto (doc ou PDF). Um dos componentes apenas faz o upload do arquivo nomeado com o número da turma e do grupo.
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Objetivos:
1. Discutir as causas do surgimento da crise ecológica planetária e como ela afeta as nossas vidas.
2. Refletir sobre um futuro ideal e compreender que as expectativas pessoais podem ser diversas.
3. Reunir as diferentes expectativas e construir uma visão de futuro comum da turma.
Bibliografia obrigatória (antes da aula):
ARAUJO, L. 2022. Fronteiras planetárias no Antropoceno. In: Fracalanza et al. (Orgs.), Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania em tempos de Pandemia. São Paulo: Blucher. p. 51-76. Disponível abaixo e para download gratuito em: https://www.blucher.com.br/sociedade-meio-ambiente-e-cidadania-em-tempos-de-pandemia
Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Porque o período histórico de 1950-2000 é chamado de "a grande aceleração"? Qual fronteira planetária você considera a mais importante? Existem relações entre a crise ecológica planetária e a pandemia da covid-19?
Tarefa para casa (grupo):
Cada grupo fotografa a sua visão de futuro na atividade que será realizada em sala de aula e deposita no Moodle.
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Cada grupo deposita sua visão de futuro (atividade realizada em sala de aula) em um arquivo único, com imagem e texto. Um dos componentes apenas faz o upload do arquivo nomeado com o número da turma e do grupo.
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Objetivos:
1. Discutir alguns fundamentos básicos da economia e como eles influenciam o uso dos recursos naturais.
2. Apresentar outras visões econômicas que possibilitam mudanças na rota global atual.
Bibliografia obrigatória (antes da aula):
ADAMS, C. 2022. Pós-pandemia: para onde queremos ir? In: Fracalanza et al. (Orgs.), Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania em tempos de Pandemia. São Paulo: Blucher. p. 207-222. Disponível na Aula 3 e para download gratuito em: https://www.blucher.com.br/sociedade-meio-ambiente-e-cidadania-em-tempos-de-pandemia
Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Porque os recursos naturais são mal utilizados pela economia? É possível mudar essa situação? O que é a economia donut?
Tarefa para casa (grupo):
Cada grupo entrega 1-2 páginas sobre as reflexões surgidas em sala de aula, no exercício sobre dimensões temporais. Como o tempo influencia as tomadas de decisão econômicas, de uso dos recursos naturais e nossas visões de futuro?-
Cada grupo entrega 1-2 páginas sobre as reflexões surgidas em sala de aula, no exercício sobre dimensões temporais. Como o tempo influencia as tomadas de decisão econômicas, de uso dos recursos naturais e nossas visões de futuro?
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Naomi Oreskes é professora de história da ciência em Harvard (EUA) e Erik M. Conway historiador do Jet Propulsion Laboratory da NASA, sediado no Instituto de Tecnologia da California (Caltech). O livro trata do fundamentalismo de mercado, e como ele influencia cientistas negacionistas das mudanças climáticas. O debate é em inglês, mas há legendas automáticas em português.
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José Mujica, apelidado de Pepe Mujica, foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015. Ex-guerrilheiro dos Tupamaros, entre os anos 60-70, foi preso como refém pela ditatura entre 1973 e 1985. Ele prega uma filosofia de vida em torno da sobriedade: aprender a viver com o que é necessário e o que é justo. Faz parte do Projeto Human (https://www.goodplanet.org/human/).
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Objetivos:
1. Discutir a desconexão entre os movimentos ambientalistas e antirracistas, suas raízes históricas e implicações para a crise ecológica.
2. Refletir sobre injustiça, racismo e desigualdades socioambientais, e povos invisibilizados.
Bibliografia obrigatória:
FERDINAND, M. Prólogo. Uma dupla fratura colonial e ambiental: o Caribe no centro da tempestade moderna. In: Uma Ecologia Decolonial. Pensar a partir do Mundo Caribenho, Malcom Ferdinand. São Paulo: Ubu. P. 21-43.
Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: O que a metáfora da arca de Noé utilizada pelo autor nos diz sobre a crise ecológica atual? O que ele quer dizer com dupla fratura colonial e ambiental da modernidade? O que é a Ecologia Decolonial?
Tarefa para casa (grupo):
Grupos entregam fotografia da imagem escolhida no exercício desenvolvido em sala de aula, e uma justificativa por escrito baseada nas suas reflexões (em um documento só - PDF).
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Grupos fotografam as 2 imagens escolhidas no exercício desenvolvido em sala de aula, e uma justificativa por escrito baseada nas suas reflexões (entregar imagens e justificativa em um documento só, PDF). Salvar com o seguinte nome o arquivo: TG4_TX3_grupo X.
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Aquilombar o Antropoceno, Contra-colonizar a Ecologia: confluências entre Malcom Ferdinand e Antonio Bispo. Moderação de Ana Sanches. Evento no Departamento de Antropologia - FFLCH-USP.
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O drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas
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Objetivos:
1. Discutir outras formas de ver e viver o mundo.
2. Refletir sobre a importância de incluir essas outras visões na construção de ações transformadoras no Antropoceno.
Bibliografia obrigatória:
BENSUSAN, N. 2019. Incômodo. In: Do que é feito o encontro?, N. Bensusan. São Paulo: IEB/Instituto Socioambiental. pp. 21-40.
Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Como outras formas de ver o mundo, que não sejam baseadas na ciência, podem contribuir para enfrentar as questões do Antropoceno e construir novas soluções? Quais novas formas de ver o mundo inspiram você?
Antes da aula: assista ao vídeo “Uma cadeira, 100 formas de usar”.
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A animação traz uma proposta produzida pelos pesquisadores do MATI (Monitoramento Ambiental Territorial Independente) da Volta Grande do Xingu. Composto por cientistas locais e acadêmicos, o coletivo monitora diariamente os impactos provocados pela operação de Belo Monte. A partir dessa minuciosa observação e de análises baseadas em metodologia participativa, os pesquisadores do MATI lançam uma proposta de revisão do sistema de operação de Belo Monte como condição para proteção da vida na região, simulando o pulso de inundação do rio Xingu: o Hidrograma das Piracemas.
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VI Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030. Exibição do filme Escute: A Terra Foi Rasgada (2023), dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal, e debate com os Profs. Carla Morsello, Ana Fracalanza, Silvia Zanirato, André Simões e Cristina Adams (SMC).
Atividade presencial, realizada sábado, 23/9, das 9:00-13:00 hs, no Auditório Azul.
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Objetivos:
1. Discutir como as soluções atuais para a crise ecológica e a emergência climática são antropocêntricas.
2. Refletir sobre sistemas hierárquicos e sistemas em rede.
Bibliografia obrigatória:
MANCUSO, S. 2019. Prefácio e Democracias Verdes. In: Revolução das Plantas. São Paulo: Ubu. pp. 9-13 e 93-110.
Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Porque as plantas invertem nossas formas de interagir com o mundo? Como elas podem nos ajudar a imaginar novas soluções para os problemas complexos do Antropoceno? Quais são as principais características da “forma vegetal” de interagir com o mundo, que diferem da nossa maneira antropocêntrica?
Tarefa para casa (grupo):
Organizem as anotações de sala de aula em um texto de 1-2 páginas e depositem no Moodle (PDF), identificando o arquivo corretamente (TG5_TXX_grupoX)
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Anotações do grupo em sala de aula organizadas em um texto de 1-2 páginas (PDF), identificando o arquivo corretamente (TG5_TXX_grupoX).
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Plantas se comportam de maneira surpreendentemente inteligente: lutam com predadores, maximizam oportunidades de encontrar alimento, movem-se como animais. Mas podemos dizer que as plantas também possuem sua forma de inteligência? O botânico Stefano Mancuso apresenta intrigantes evidências a favor.
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Objetivos:
1. Discutir novas formas colaborativas de trabalho para lidar com as preocupações do Antropoceno.
2. Refletir sobre a importância das paisagens multiespécies para as novas formas de sociabilidade e convivência com a biodiversidade.
Bibliografia obrigatória:
TSING, A. Em meio à perturbação: simbiose, coordenação, história e paisagem. In: Viver nas Ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas. pp. 91-116.
Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões: Como a formação interdisciplinar que você está recebendo na EACH pode ajudar a melhorar a habitabilidade da Terra? Porque é importante pensar nas paisagens multiespécies como objeto de análise, reflexão e atuação no Antropoceno?
Tarefa para casa (grupo):
Depositar no Moodle uma fotografia do mapa produzido em sala de aula.
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Façam um mapa do campus (não usem o google, apenas a memória), e localizem os ambientes das múltiplas espécies que convivem com os humanos no campus. Escrevam as explicações no próprio mapa. Usem como inspiração o Feral Atlas.
Complementem o Mapa a partir da vivência no campus. Fotografem o mapa e respondam às perguntas abaixo. Depositem no Moodle (se possível, um documento só, PDF).
Reflitam: Como a implantação do campus ZL da USP alterou o ambiente? Essa nova infraestrutura pública criou novos ambientes para espécies animais e vegetais? Quais são essas espécies?
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O Atlas Feral convida você a explorar os mundos ecológicos criados quando entidades não-humanas se enredam com projetos de infraestrutura humanos. Setenta e nove relatórios de cientistas, humanistas e artistas mostram a você como reconhecer as ecologias "ferais", ou seja, as ecologias que foram encorajadas por infraestruturas construídas por humanos, mas que se desenvolveram e se espalharam para além do nosso controle. Estes efeitos infraestruturais, para o Atlas Feral, são o Antropoceno [em inglês].
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Objetivos:
1. Refletir sobre outras formas de ver o mundo e as crises do Antropoceno.
2. Refletir sobre o impacto psicossocial da exploração de recursos naturais (madeira, minerais, terra) sobre os povos indígenas.
Bibliografia obrigatória:
KOPENAWA, D. 2022. Vários capítulos. In: B. Albert e D. Kopenawa, O Espírito da Floresta. São Paulo: Cia. Das Letras. 30 p.
Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões:
O que o mundo simbólico e a forma de ver o mundo dos Yanomami diz sobre a nossa forma de viver e explorar os recursos naturais (nós como "o outro")? Qual é o impacto psicossocial da exploração de recursos naturais (madeira, minerais, terra) sobre os povos indígenas?
Tarefa para casa (EM GRUPO, DEVIDO AO PONTO FACULTATIVO):
Refletir em grupo sobre os objetivos da aula a partir da leitura do texto obrigatório e dos videos complementares, e responder às questões propostas em até 2 páginas. Depositar no Moodle o trabalho do grupo em documento PDF.
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Objetivos:
1. Apontar perspectivas de mudança a partir da visão dos povos indígenas.
2. Refletir sobre formas positivas de enfrentar a emergência climática.
Bibliografia obrigatória:
KRENAK, A. 2020. Ideias para Adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Cia. das Letras. pp. 7-33.
Leia o texto e reflita sobre a seguinte questão:
Como os povos indígenas e tradicionais podem nos ensinar a adiar o fim do mundo?
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Respondam em grupo às perguntas a partir das ideias trazidas por Krenak no vídeo e no texto: Como os povos indígenas e tradicionais podem nos ensinar a adiar o fim do mundo? Existem alternativas otimistas para mitigar e nos adaptarmos às mudanças climáticas a partir da ação coletiva?
Busquem uma imagem na internet que reflita essas ideias e uma nova perspectiva de futuro, justificando a escolha.
Salvem o em documento em PDF junto com a imagem escolhida e depositem no moodle.
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Debate filmes socioambientais - programação a definir.
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Objetivos:
1. Discutir os caminhos futuros que estão sendo propostos para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
2. Refletir sobre o seu papel na construção de caminhos futuros, a partir dos aprendizados da disciplina.
3. Traçar um plano de ação e engajamento para o futuro.
Bibliografia obrigatória:
SHIRTS, M. 2022. Para onde Vamos / Para seguir e Acompanhar. In: Emergência climática: O aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma. pp. 73-90 / 99-100.
Leia o texto e reflita sobre as seguintes questões:
Qual é o seu papel na construção de caminhos futuros, a partir dos aprendizados da disciplina? Quais ativistas você escolheria seguir? Porque? Como eles(as) lhe inspiram? Que compromissos você assume com o futuro?
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Tarefa para casa (individual): postar suas reflexões da atividade realizada em sala de aula no Moodle.
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