Programação

  • MEA0027 - Povoamento da América: Ambiente, Genética, Tecnologia e Cultura (2023)

    Turma Vespertina (quinta-feira: 14:00 às 17:00) – 2º semestre 2023

    Local: Bloco B, Museu de Arqueologia e Etnologia, Av. Prof. Almeida Prado 1466.

    Pasta compartilhada no Drive: 


    Docente: Prof. Dr. André Strauss (MAE-USP) 

    Monitores: Msc. Haruan Straioto (MAE-USP) e Msc. Marcos Atilio Vaczi Vanin (MAE-USP).


    Email para contato: contato.laaae@usp.br

    Seção de Alunos do MAE-USP: graduacao.mae@usp.br


    Monitores: a disciplina conta com dois monitores PAE, Haruan Straioto e Marcos Atilio Vaczi Vanin, doutorandos do programa de pós-graduação em arqueologia do MAE-USP (https://sites.usp.br/ppgarqmae/). Todas as questões logísticas e operacionais devem ser encaminhadas para o email contato.laaae@usp.br. Além disso, os monitores são arqueólogos experientes e eruditos, com participação ativa em inúmeros projetos de pesquisa. 

    O docente responsável pela disciplina é coordenador do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva. Quem tiver interesse em estagiar com nossa equipe de pesquisa ou conhecer mais sobre o nosso trabalho: https://sites.usp.br/laaae/ e @laaae_usp

    Em 2023 temos três projetos cadastrados para estágios PUB, totalizando 6 bolsas:

    • Segmentação virtual e posicionamento de landmarks tridimensionais no labirínto ósseo humano a partir de micro-tomografias de esqueletos arqueológicos (código 119)
    • Curadoria dos remanescentes esqueléticos humanos do sítio arqueológico Lapa do Santo (código 121)
    • Virtualização tomográfica do acervo esqueletal humano pré-colonial do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (código 122)



  • Avaliação e ementa da disciplina

    Avaliação Final

    A avaliação final será composta por duas atividades: prova (7,0 pontos) abrangendo todo conteúdo do curso e TVL (3,0 pontos), sendo excluídos do cálculo os três TVLs com menor nota. 

    A prova será de múltipla escolha, a ser realizada no 07/12/2023, presencialmente. 

    Recuperação

    Os alunos que necessitarem recuperação deverão entregar o Pecha Kucha (3,0 pontos) até o dia 12/12/2023, via moodle. Mais detalhes referentes a produção do trabalho podem ser encontrados na aba "Pecha Kucha". 

    Atividade extra

    Os que desejarem entregar um trabalho complementar à nota poderão optar entre o Pecha Kucha (3,0 pontos) ou um Verbete Wikipedia (2,0 pontos). Ambos deverão ser entregues até o dia 12/12/2023, via moodle. 


  • Pecha Kucha

    O que é "Pecha-kucha"?

    São seminários breves e sintéticos sobre um tema específico. Pecha Kucha segue o modelo de seminário no qual a apresentação deve ser feita - obrigatoriamente - com base em 20 slides de 20 segundos cada, totalizando uma apresentação de seis minutos e quarenta segundos.  

    Qual é o objetivo do Pecha-kucha?

    Mostrar a capacidade de entender e sintetizar um tema dentro da disciplina e de fazer um relato com o seu próprio estilo (sempre respeitando o 20 x 20).

    Como fazer a apresentação?

    O seminário deve ser apresentado na forma de vídeo. Você pode gravar a sua apresentação no celular, com powerpoint, Google Meet, no próprio site do Pecha-kucha ou com qualquer outra plataforma de vídeo e fazer o upload no e-disciplinas. 

    O Pecha Kucha deve estar diretamente relacionado a algum tema apresentado no curso.

    Para referência recomendamos que assistam os seminários preparados em anos anteriores da disciplina e que estão disponíveis em: https://www.youtube.com/channel/UCCL3pz4e9pmEzli8KAGFzHg


  • Verbete Wikipedia

    Como trabalho complementar para melhoramento de nota, poderá ser preparado um verbete na Wikipedia sobre algum sítio arqueológico do Brasil ou tema diretamente relacionado ao curso. Este trabalho não é obrigatório. Recomenda-se conhecer VerbetesWiki feitos no âmbito desta disciplina para referência:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_de_Piragiba


  • Frequência e TVL

  • Slides das aulas do PRIMEIRO SEMESTRE em pdf

  • Aula 1

    Leitura principal

    Gratão M, Rangel Jr MJ, Neves WA. Primeiros bípedes. In: Neves WA, Rangel Junior MJ, Murrieta RSS. Assim caminhou a humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2015, p. 86-146. PDF

  • Aula 2

    Leitura principal

    Monteiro Neto C, da Gloria P, Neves WA. Origem e dispersão do gênero Homo. In: Neves WA, Rangel Junior MJ, Murrieta RSS. Assim caminhou a humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2015, p. 146-187.  PDF

  • Aula 3

    Leitura principal

    Allan A, Andrade F, Rangel Jr MJ. Origem e dispersão dos humanos modernos. In: Neves WA, Rangel Junior MJ, Murrieta RSS. Assim caminhou a humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2015, p. 242-280.  PDF


    Leitura complementar

    Tanaka C, Vicente R. Os neandertais. In: Neves WA, Rangel Junior MJ, Murrieta RSS. Assim caminhou a humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2015, p. 190-240. PDF


  • Aula 4

    Leitura principal

    Dias AS, Bueno L.
    A humanidade construída no caminho: por uma arqueologia do povoamento global. In: Bueno L, Dias AS. Fronteiras do Povoamento. Vitória: Editora Milfontes, 2022. PDF

  • Aula 5

    Leitura principal

    Matisoo-Smith, E. The great blue highway: Human migration in the Pacific. In M. Crawford & B. Campbell (Eds.), Causes and Consequences of Human Migration: An Evolutionary Perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 2012, p. 388-416 PDF

  • Aula 6

    Leitura principal

    Adovasio J. Capítulo 4: Adeus, homem glacial. Olá, Clóvis. In: Os Primeiros Americanos. Record, 1ª edição, 2011, p. 115-145.  PDF


    Leitura complementar

    Meltzer D. Chapter 3 From Paleoliths to Paleoindians. In:  First Peoples in a New World. University of California Press, 2009, p. 63-94. PDF

    Meltzer D. Chapter 8 Clovis adaptations and Pleistocene extinctions. In:  First Peoples in a New World. University of California Press, 2009, p. 239-280. PDF


  • Aula 7

    Leitura principal

    Graf KE. Chapter 4: Siberian Odyssey. In: Paleoamerican Odyssey. 2014, p. 65-80.  PDF


  • Aula 8

    Prova 1

  • Aula 9

  • Aula 10

    Leitura principal

    Neves WA, Pilo LB. Capítulo 3: Lagoa Santa: de arraial no fim do mundo a centro da pré-história brasileira. In: Neves & Piló. O Povo de Luzia.(2006). PDF

  • Aula 11

  • Aula 12

    Leitura principal

    Strauss AM, Silva TF, Hünemeier T. O povoamento da América. Contribuições da genética. 2019. PDF

  • Aula 13

    Leitura principal

    Lourdeau A. A Serra da Capivara e os primeiros povoamentos sul-americanos: uma revisão bibliográfica. 2019. PDF

    Leitura complementar

    Sutter RC. The Pre‑Columbian Peopling and Population Dispersals of South America. 2020. PDF

  • Aula 14