Programação
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Turma Vespertina (quinta-feira: 14:00 às 17:00) – 2º semestre 2023
Local: Bloco B, Museu de Arqueologia e Etnologia, Av. Prof. Almeida Prado 1466.
Pasta compartilhada no Drive:
Docente: Prof. Dr. André Strauss (MAE-USP)
Monitores: Msc. Haruan Straioto (MAE-USP) e Msc. Marcos Atilio Vaczi Vanin (MAE-USP).
Email para contato: contato.laaae@usp.br
Seção de Alunos do MAE-USP: graduacao.mae@usp.br
Monitores: a disciplina conta com dois monitores PAE, Haruan Straioto e Marcos Atilio Vaczi Vanin, doutorandos do programa de pós-graduação em arqueologia do MAE-USP (https://sites.usp.br/ppgarqmae/). Todas as questões logísticas e operacionais devem ser encaminhadas para o email contato.laaae@usp.br. Além disso, os monitores são arqueólogos experientes e eruditos, com participação ativa em inúmeros projetos de pesquisa.
O docente responsável pela disciplina é coordenador do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva. Quem tiver interesse em estagiar com nossa equipe de pesquisa ou conhecer mais sobre o nosso trabalho: https://sites.usp.br/laaae/ e @laaae_usp
Em 2023 temos três projetos cadastrados para estágios PUB, totalizando 6 bolsas:
- Segmentação virtual e posicionamento de landmarks tridimensionais no labirínto ósseo humano a partir de micro-tomografias de esqueletos arqueológicos (código 119)
- Curadoria dos remanescentes esqueléticos humanos do sítio arqueológico Lapa do Santo (código 121)
- Virtualização tomográfica do acervo esqueletal humano pré-colonial do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (código 122)
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Avaliação Final
A avaliação final será composta por duas atividades: prova (7,0 pontos) abrangendo todo conteúdo do curso e TVL (3,0 pontos), sendo excluídos do cálculo os três TVLs com menor nota.
A prova será de múltipla escolha, a ser realizada no 07/12/2023, presencialmente.
Recuperação
Os alunos que necessitarem recuperação deverão entregar o Pecha Kucha (3,0 pontos) até o dia 12/12/2023, via moodle. Mais detalhes referentes a produção do trabalho podem ser encontrados na aba "Pecha Kucha".
Atividade extraOs que desejarem entregar um trabalho complementar à nota poderão optar entre o Pecha Kucha (3,0 pontos) ou um Verbete Wikipedia (2,0 pontos). Ambos deverão ser entregues até o dia 12/12/2023, via moodle.
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O que é "Pecha-kucha"?
São seminários breves e sintéticos sobre um tema específico. Pecha Kucha segue o modelo de seminário no qual a apresentação deve ser feita - obrigatoriamente - com base em 20 slides de 20 segundos cada, totalizando uma apresentação de seis minutos e quarenta segundos.
Qual é o objetivo do Pecha-kucha?
Mostrar a capacidade de entender e sintetizar um tema dentro da disciplina e de fazer um relato com o seu próprio estilo (sempre respeitando o 20 x 20).
Como fazer a apresentação?
O seminário deve ser apresentado na forma de vídeo. Você pode gravar a sua apresentação no celular, com powerpoint, Google Meet, no próprio site do Pecha-kucha ou com qualquer outra plataforma de vídeo e fazer o upload no e-disciplinas.
O Pecha Kucha deve estar diretamente relacionado a algum tema apresentado no curso.
Para referência recomendamos que assistam os seminários preparados em anos anteriores da disciplina e que estão disponíveis em: https://www.youtube.com/channel/UCCL3pz4e9pmEzli8KAGFzHg
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Como trabalho complementar para melhoramento de nota, poderá ser preparado um verbete na Wikipedia sobre algum sítio arqueológico do Brasil ou tema diretamente relacionado ao curso. Este trabalho não é obrigatório. Recomenda-se conhecer VerbetesWiki feitos no âmbito desta disciplina para referência:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_de_Piragiba
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Leitura principal
Gratão M, Rangel Jr MJ, Neves WA. Primeiros bípedes. In: Neves WA, Rangel Junior MJ, Murrieta RSS. Assim caminhou a humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2015, p. 86-146. PDF
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Leitura principal
Monteiro Neto C, da Gloria P, Neves WA. Origem e dispersão do gênero Homo. In: Neves WA, Rangel Junior MJ, Murrieta RSS. Assim caminhou a humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2015, p. 146-187. PDF
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Leitura principal
Allan A, Andrade F, Rangel Jr MJ. Origem e dispersão dos humanos modernos. In: Neves WA, Rangel Junior MJ, Murrieta RSS. Assim caminhou a humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2015, p. 242-280. PDF
Leitura complementar
Tanaka C, Vicente R. Os neandertais. In: Neves WA, Rangel Junior MJ, Murrieta RSS. Assim caminhou a humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2015, p. 190-240. PDF
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Leitura principal
Dias AS, Bueno L. A humanidade construída no caminho: por uma arqueologia do povoamento global. In: Bueno L, Dias AS. Fronteiras do Povoamento. Vitória: Editora Milfontes, 2022. PDF -
Leitura principal
Matisoo-Smith, E. The great blue highway: Human migration in the Pacific. In M. Crawford & B. Campbell (Eds.), Causes and Consequences of Human Migration: An Evolutionary Perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 2012, p. 388-416 PDF
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Leitura principal
Adovasio J. Capítulo 4: Adeus, homem glacial. Olá, Clóvis. In: Os Primeiros Americanos. Record, 1ª edição, 2011, p. 115-145. PDF
Leitura complementar
Meltzer D. Chapter 3 From Paleoliths to Paleoindians. In: First Peoples in a New World. University of California Press, 2009, p. 63-94. PDF
Meltzer D. Chapter 8 Clovis adaptations and Pleistocene extinctions. In: First Peoples in a New World. University of California Press, 2009, p. 239-280. PDF
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Leitura principal
Graf KE. Chapter 4: Siberian Odyssey. In: Paleoamerican Odyssey. 2014, p. 65-80. PDF
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Prova 1
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Leitura principal
Neves WA, Pilo LB. Capítulo 3: Lagoa Santa: de arraial no fim do mundo a centro da pré-história brasileira. In: Neves & Piló. O Povo de Luzia.(2006). PDF -
Leitura principal
Strauss AM, Silva TF, Hünemeier T. O povoamento da América. Contribuições da genética. 2019. PDF