Programação

  • APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DA DISCIPLINA

    A partir da década de 80, sobretudo no universo dos museus, passamos a conviver com as discussões em torno da chamada metodologia da Educação Patrimonial. Atualmente, passados mais de trinta anos, coloca-se como necessária e premente uma discussão em torno desta área de atuação, tendo em vista a disseminação de programas, projetos e instituições que se referem à Educação Patrimonial como um campo de ação consolidado, mas com diferentes abordagens teórico-metodológicas. A partir desta constatação esta disciplina pretende: 
    - Conhecer as particularidades da educação museológica;
    - Discutir os princípios teórico-metodológicos da Educação Patrimonial;
    - Refletir sobre as práticas educativas existentes no interior das instituições museológicas; e
    - Propiciar um amplo panorama a respeito das principais questões que envolvem a educação em museus em diferentes áreas do conhecimento.

    Programa da Disciplina

  • PROGRAMA DA DISCIPLINA

    1ª aula - 14/03: Apresentação da proposta do curso e de seu desenvolvimento. A evolução histórica da instituição museológica. 

    2ª aula - 21/03: “Expor para educar": aspectos históricos da questão educativa nos museus. 

    3ª aula - 28/03:  A educação patrimonial como campo de conhecimento
    (1º e 2º seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS) 

    04/04 - Não haverá Aula - Semana Santa 

    4ª aula - 11/04: A educação Patrimonial como metodologia
    (3º e 4º seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS) 

    5ª aula - 18/04: Análise de materiais pedagógicos de Educação Patrimonial 

    6ª aula - 25/04: Apresentação dos resultados da análise dos materiais pedagógicos de Educação Patrimonial (em grupo). 

    7ª aula - 02/05: O trabalho educativo em um Museu Virtual: Visita ao Museu do Futebol: encontro no local – Estádio do Pacaembu- 9h15 em frente às bilheterias do Museu. 

    8ª aula - 09/05. A educação em museus da USP. Mesa redonda com as educadoras do MAC, MP e MZ. 

    9ª aula - 16/05: O trabalho educativo em um Museu Antropológico
    (5º e 6º Seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS). Visita à exposição Resistência Já (Participação de Mauricio André da Silva – MAE-USP) 

    10ª aula - 23/05:  A relação museu-escola: um importante debate.
    (7º e 8º Seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS) 

    11ª aula - 30/05: Museus e Pautas Sociais na América Latina. 

    12ª aula - 06/06:  A educação patrimonial em projetos de arqueologia na Amazônia - Dra. Carla Gibertoni Carneiro e Dr. Mauricio André da Silva (Educador MAE-USP) 

    13ª aula - 13/06:  O trabalho educativo no Memorial da Resistência.  
    Encontro no local às 09h30 (Largo General Osório 66). 

    14ª aula - 20/06: Visita ao Museu Paulista da USP. Encontro no local às 9h30. Local de encontro: Hall de entrada do MP. 

    15ª aula - 27/06: Apresentação de projeto de pesquisa de alunos do PAE: Sabrina Fernandez e Raisa Moura. 
    Avaliação final da disciplina. 

    Obs.: Algumas das visitas e/ou aulas poderão ser alteradas em função de confirmações e agendas das instituições referenciadas.

  • METODOLOGIA

    As aulas são desenvolvidas em dois momentos.
    No primeiro, desenvolvo os principais pressupostos teóricos do tema em questão e, na segunda parte, os alunos apresentam seminários a partir dos textos previamente escolhidos.
    Haverá também a participação de convidados de outros espaços museológicos da cidade de São Paulo, além de palestras com convidados externos/internos sobre a temática educativa em museus.

  • AVALIAÇÃO

    Os alunos serão avaliados pelos seguintes instrumentos: 

    - Apresentação de seminários em grupo (peso 1)

    - Apresentação da análise dos materiais pedagógicos (peso 1)

    - Um Trabalho Final a respeito de um dos temas do curso e escolhido para reflexão individual (peso 2)
    O trabalho deverá conter na Introdução, a proposta do mesmo, em seguida, no Desenvolvimento, o conteúdo principal da reflexão e, na terceira parte, as Considerações Finais. Em seguida a Bibliografia utilizada. 
    Formato: Arial 12, espaço 1,5 com no máximo 10 páginas. 

  • BIBLIOGRAFIA

    AIDAR, Gabriela.  Museus e Inclusão social. Ciências e Letras. Porto Alegre: FAPA, nº 31, p. 53-62.

    BRUNO, Maria Cristina Oliveira. A museologia como uma pedagogia para o patrimônio. 
    Ciências & Letras, nº 31. Porto Alegre: 2002.

    CERQUEIRA, Fábio Vergara. 
    Educação Patrimonial: perspectivas multidisciplinares. Pelotas: Rio Grande do Sul, 2008.

    CURY, Marília Xavier. 
    Comunicação Museológica – Uma perspectiva metodológica da recepção. Tese de doutorado. ECA-USP, 2005.

    GOUVÊA, Guaracira et al. (orgs.) 
    Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Acess, 2003.

    HOOPER-GREENHILL, Eilean. 
     Los museos y sus visitantes. Gijón. Trea: 1998.

    HORTA, M. L. P. et al.  
    Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.

    LOPES, Maria Margaret. A favor da desescolarização dos museus. 
    Educação & Sociedade, n.40, p.443-455, dez.1991.

    LOPES, Maria Margaret. Resta algum papel para o(a) educador (a) ou para o público nos museus? 
    Musas. Revista Brasileira de Museus e Museologia/IPHAN, DEMU. Vol.1, n.1(2004). Rio de Janeiro: IPHAN, 2004. 

    MARANDINO, Martha (org.). 
    Educação em museus. A mediação em foco. GEENF, FEUSP, 2008.

    MARANDINO, Martha (org.). 
    Educação e museu. A construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: Access/Faperj, 2003.

    MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. 
    Ciências & Letras. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação,  n.27, p. 91-101, 2000.

    MORAIS, José Luiz, VASCONCELLOS, Camilo de Mello & HATTORI, Marcia Lika. 
    Gestão Estratégica do Patrimônio Arqueológico na área de influência de gasodutos da Petrobras. (GASTAU E GASPAJ). Guia de Educação Patrimonial. MAE-USP, 2009.

    O formal e o não formal na dimensão educativa dos museus. Rio de Janeiro: Museu da Vida, MAST, 2001-2002. (Cadernos do Museu da Vida).

    RAMOS, Francisco Régis Lopes. 
    A danação do objeto: o museu no ensino da história. Chapecó: Aros, 2004.

    SANTOS, Maria Célia T. Moura. 
    Repensando a ação cultural e educativa dos museus. 1ªed. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1990.

    SANTOS, Maria Célia T. Moura. 
    Encontros Museológicos – reflexões sobre a museologia, a educação e o Museu. Rio de Janeiro: MINC/DEMU, 2008.
     
    SOARES, André Luis Ramos (org.). 
    Educação Patrimonial: relatos e experiências. Santa Maria: UFSM, 2003.

    TOJAL, A. P. F. 
    Museu de Arte e público especial. Dissertação de Mestrado. ECA-USP, 1999.

    TOJAL, A. P. F. 
    Políticas Públicas Culturais de Inclusão de Públicos Especiais em Museu. ECA-USP. Tese de Doutorado, 2007.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. A função educativa de um museu universitário e antropológico: o caso do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. 
    Cadernos do CEOM, Ano 18, nº 21, Junho de 2005. (Museus: pesquisa, acervo, comunicação). Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16781

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. O papel dos museus na divulgação da arqueologia no Brasil. 
    Terra Brasilis – Pré-História e arqueologia da psique/Marcos Calia, Marcos Fleury de Oliveira (orgs.). São Paulo: Paulus,

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Los retos de la actuación educativa en los Museos. Museos, Universidad y Mundialización. La gestión de las colecciones y los Museos Universitarios em América Latina y el Caribe. UNAL: Colombia, 2010.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Patrimonio, Memoria y Educación: una visión museológica. 
    Memoria y Sociedad. Pontificia Universidad JaverianaBogotá, 2013.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello.
     O imaginário sobre o indígena: uma experiência de aprendizagem significativa no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 4,  2015.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello; SILVA, Mauricio André da. A mediação comunitária colaborativa: novas perspectivas para educação em museus. 
    Revista ETD. FE/UNICAMP,  2018.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello; OLIVEIRA, Margarete. Acessibilidade em espaços culturais: os museus e a inclusão do público surdo. 
    Museologia e Património. Universidade de Leiria, Portugal, 2020.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello; LOPEZ, William Alfonso López. Museu e memória em tempos de guerra na Colômbia. In: PRADO, Maria Ligia (org.). Utopias Latino-Americanas. Política, sociedade, cultura. São Paulo: Editora Contexto, 2021.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. A curadoria em museus antropológicos. Anais do Museu Paulista. Nova série, USP, 2021.

    ZANON, Elisa Roberta, MAGALHÃES, L. H. CASTELO BRANCO, P. M. 
    Educação Patrimonial. Da teoria à prática. Londrina, UniFil, 2009.

  • 1º e 2º SEMINÁRIOS

    28/03/2023

    1)    MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências & Letras. Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Nº 27, Porto Alegre: 2000.

    2)    SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. Museu e educação: conceitos e métodos. Encontros Museológicos- Reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: Minc/IPHAN/DEMU, 2008.

  • 3º e 4º SEMINÁRIOS

    11/04/2023

    3) CHAGAS, Mário. Diabruras do Saci: museu, memória, educação e patrimônio. Musas. Revista Brasileira de Museus e Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN, nº 1, 2004.

    4) ZANON, Elisa Roberta, MAGALHÃES, Leandro Henrique. CASTELO BRANCO, Patricia Martins. Educação Patrimonial. Da teoria à prática. Londrina, UniFil, 2009.

  • 5º e 6º SEMINÁRIOS

    16/05/2023

    5) VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Los retos de la actuación educativa en los museos. Museos, universidad y mundialización. La gestión de las colecciones y los museos universitarios en América Latina y el Caribe. López Rosas, William Alfonso (Compilador).Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, 2010.

    6) VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Museus antropológicos e universitários: por um novo diálogo junto ao público. Questões indígenas e museus: debates e possibilidades. Brodowski: ACAM Portinari: MAEUSP: SEC, 2012.

  • 7º e 8º SEMINÁRIOS

    23/05/2023

    7) TAMANINI, Elisabete; STEINBACH, Judith. “Educação e museu: construções e possibilidades interdisciplinares do saber formal e do saber não formal comunitário”. (Cap. 9). In: VASCONCELLOS, Camilo de Mello; FUNARI, Pedro Paulo; CARVALHO, Aline (orgs.). Museus e identidades na América Latina. São Paulo: Annablume /UNICAMP, 2015.

    8) ALDEROQUI, Silvia. “Museo y escuela: uma sociedade posible (entre prólogo y artículo)”.In: Museos y escuelas: socios para educar. Buenos Aires: Paidós, 1996.