Oferecer aos alunos conhecimentos introdutórios referentes ao processo de produção de dados empíricos e de construção de inferências e interpretações em contextos funerários arqueológicos, bem como aos processos tafonômicos relacionados a sepulturas humanas, ao reconhecimento e identificação óssea humana, às técnicas de estimativa de sexo e idade em esqueletos e às técnicas de escavação e coleta de remanescentes esqueléticos humanos, fornecendo conhecimento técnico-metodológico relacionado à escavação e à interpretação de estruturas funerárias.
1. Estabelecer conexões e interações entre a pesquisa de recepção e as áreas de arqueologia, antropologia e sociologia 2. Introduzir a pesquisa de recepção como subsídio para a efetivação da participação do público como sujeito cultural nos processos museais, de educação patrimonial, divulgação científica e extensão universitária 3. Compreender o alcance da recepção nos processos museais, patrimoniais, de divulgação e extensão universitária 4. Discutir mediação cultural e a contribuição da pesquisa de recepção para a comunicação de temas científicos 5. Conhecer os princípios para a pesquisa de recepção 6. Conceituar e discutir categorias de público e formas de uso/apropriações de temas científicos 7. Discutir metodologia para a pesquisa de recepção
Apresentar e discutir as principais correntes teóricas da Arqueologia dos séculos XIX e XX, com uma contextualização histórica do seu desenvolvimento e seus desdobramentos na arqueologia contemporânea.
Esta disciplina tem como objetivo principal discutir as correntes teóricas que vêm fundamentando os estudos arqueológicos realizados em áreas do Mediterrâneo Antigo, com ênfase nos mundos grego, fenício e romano. Pretende também estimular uma reflexão sobre a relação entre a teoria e a prática arqueológica fornecendo subsídios ao aluno para fundamentar teoricamente seu trabalho.