Museu de Arqueologia e Etnologia
- Introduzir os alunos à prática arqueológica no Brasil, a partir de uma perspectiva histórica, metodológica e temática. - Apresentar os principais temas de estudo: ocupação humana do continente americano; grupos caçadores-coletores e pescadores-coletores; grupos horticultores; fenômenos de expansão e diáspora no passado pré-colonial; arqueologia histórica e do mundo contemporâneo no Brasil.
O curso oferece um panorama multidisciplinar e atualizado sobre o processo de povoamento humano da América, com ênfase para a evidência arqueológica, paleoclimática/ambiental e genética.
1) Desenvolver uma reflexão sobre os significados dos objetos na vida dos povos indígenas; 2) Demonstrar que esses significados perpassam o ciclo de vida dos objetos (produção, uso, armazenagem e descarte); Explicitar a agentividade dos objetos e dos processos técnicos na construção da identidade e alteridade dos povos indígenas.
Proporcionar ao aluno um entendimento mais amplo do Mundo Antigo Clássico, composto por vastas redes de contatos e trocas, as quais envolveram, em determinados momentos, sociedades política e economicamente dominantes, como a romana, mas também alcançaram outros povos que habitavam o Império Romano. Também é nosso objetivo sistematizar as recentes questões teóricas a respeito da presença de Roma em suas áreas de dominação dentro e fora da esfera mediterrânica e analisá-las em conjunto com os documentos arqueológicos de suas províncias, de modo a entender a atuação do Império nas diversas localidades, assim como as respostas dadas a ele. Tal objetivo pressupõe a compreensão dos processos de interação cultural multidirecionais que se estabeleceram entre Roma e as províncias. Procurar-se-á a diversificação das fontes, em especial, propiciada pela análise conjunta de documentação histórica e arqueológica, respeitando suas capacidades interpretativas autônomas e levando em consideração as discussões modernas sobre os processos envolvidos em suas construções.
O curso oferece um panorama multidisciplinar e atualizado sobre o processo de povoamento humano da América, com ênfase para a evidência arqueológica, paleoclimática/ambiental e genética.
Apresentar um quadro da história antiga da América do Sul, desde o início da colonização indígena até o início do período colonial. 


1- Discutir modelos expositivos para a comunicação da arqueologia, da etnologia e outros campos, com abordagem antropológica (cultural); 2- Definir objetivos educacionais para a comunicação expositiva, com referência aos públicos de museus; 3- Conhecer os elementos estruturadores da linguagem expositiva; 4- Refletir sobre os usos dos recursos expográficos em exposições em face da comunicação para os públicos; 5- Conhecer métodos, técnicas e estratégias para processos expográficos; 6- Conhecer elementos para a elaboração de projetos expográficos 7- Discutir sobre os sujeitos do museu e a participação; 8- Conhecer estudos de recepção.

A partir da década de 80, sobretudo no universo dos museus, passamos a conviver com as discussões em torno da chamada metodologia da Educação Patrimonial. Atualmente, passados mais de trinta anos, coloca-se como necessária e premente uma discussão em torno desta área de atuação, tendo em vista a disseminação de programas, projetos e instituições que se referem à Educação Patrimonial como um campo de ação consolidado, mas com diferentes abordagens teórico-metodológicas. A partir desta constatação esta disciplina pretende: 

Objetivos:

  • Conhecer as particularidades da educação museológica;

  • Discutir os princípios teórico-metodológicos da Educação Patrimonial;

  • Refletir sobre as práticas educativas existentes no interior das instituições museológicas e

  • Propiciar um amplo panorama a respeito das principais questões que envolvem a educação em museus em diferentes áreas do conhecimento.

Esta curso objetiva introduzir os alunos na definição da Arqueologia Clássica, sua teoria, seus métodos, seu universo documental, chamando a atenção para seus modos de raciocínio de discursos próprios e caracterizadores.
O curso oferece um panorama atualizado sobre a pré-história do Velho Continente, com foco nos principais temas de estudo que marcaram o surgimento da arqueologia e que ainda influenciam o seu desenvolvimento.