Propiciar contato com a história dos museus de história natural (MsHN), como o Museu de Zoologia da USP, contextualizando os diferentes papéis desempenhados por suas coleções ao longo do tempo, com foco no processo curatorial: entrada/aquisição, pesquisa/processamento e difusão/comunicação com vistas à salvaguarda. Promover uma reflexão sobre os desafios do processo curatorial nos museus de história natural contemporâneos e sobre a relevância de suas coleções para a uma abordagem crítica sobre a crise da biodiversidade e os desafios ambientais no Antropoceno.
1) knowledge of the processes of constitution of indigenous collections in museums and by private collectors; 2) knowledge the potential of research on indigenous collections in the construction of knowledge about the lifeways and historical trajectories of these peoples; 3) reflection on the challenges that collaborative curatorial practices impose on the museological institution in the 21st century; 4) knowledge of the importance of the museological institution as a space for intercultural dialogue.
Apresentar as técnicas instrumentais de análise utilizadas na caracterização dos diversos materiais que constituem os objetos de arte, arqueológicos e do patrimônio cultural. Descrever os princípios de aplicações da metodologia e instrumentação a serem utilizadas nas diversas análises, assim como suas vantagens, desvantagens e limitações. Evidenciar os métodos de análise não destrutivos ou micro destrutivos. Realizar atividades experimentais envolvendo equipamentos portáteis e em laboratório. Pretende-se que o aluno seja orientado, durante este curso, de tal forma a levantar os questionamentos sobre o objeto em estudo bem como elaborar hipóteses sobre a escolha dos métodos e técnicas mais eficientes na procura de sua resposta.