Indice degli argomenti

  • Ótica (2023) - Turmas IF e IME 

    PS: Quaisquer dúvidas, escreva a toda a equipe do curso

    Prof. Ivã Gurgel (coord.) - gurgel@usp.br 

    Prof. Felipe Prado - felipe.prado.pereira@usp.br


  • 20 março - 26 março

    Apresentação do curso


    • Imagine que você é professora ou professor em uma escola, dá aulas no ensino médio e um dos alunos se diz ser um negacionista da ciência, ao afirmar que não confia da ciência. Como você o convenceria do contrário? Por que confiar nas ciências?

      Escreva uma resposta ao aluno fictício em um texto de, no mínimo, 10 linhas.

      Entrega a ser feita em PDF e pelo moodle.

  • 27 março - 31 março

  • 10 abril - 14 abril

  • 17 de abril - 21 de abril

  • 23 de abril - 28 de abril

    • Faça a leitura da parte da seção 31-5 referente ao Princípio de Fermat no Volume 2 do livro do Tipler & Mosca (páginas 377 e 378 da sexta edição, ou páginas equivalentes de outras edições). O livro pode ser facilmente encontrado na biblioteca do Instituto de Física. Recomendamos que consulte também os slides da aula 5, ou qualquer outro material de sua preferência. Feito o estudo desta parte do livro, escreva uma pequena síntese sobre o assunto estudado (pelo menos 5 linhas), e resolva o exercício 13 da lista 2.

      A entrega deve ser feita pelo moodle.

  • 2 de maio - 5 de maio

  • 8 de maio - 12 de maio - Prova 1

  • 15 de maio - 19 de maio

  • 22 de maio - 26 de maio

  • 29/05 - 02/06

  • 04/06 - 08/06

    • Faça a leitura da sessão 7.6 - Espectros atômicos do livro Curso de Física Básica, de H. Moysés Nussenzveig (pode ser encontrado facilmente na biblioteca da Física, e são apenas duas páginas de leitura!). Em seguida leia a carta escrita por Robert Wilhelm Bunsen em 1859, disponível no slide 14 da aula 9.

      Com base nessas leituras, e também consultando os slides da aula 9, explique o que são os espectros de absorção e de emissão, e por que as linhas de emissão e absorção apresentam a propriedade de reciprocidade (exposta no slide 13 da aula aula 9).

      Responder em um texto de pelo menos 8 linhas.

      Entrega em PDF pelo moodle.

  • 12/06 - 16/06

    • Parte 1) Faça a atividade 10, disponível no slide 15 da aula 10.
      Parte 2) Faça a leitura das sessões 4-5 e 4-6 do livro Física Quântica de Eisberg e Resnick, ou a sessão 7.7 do livro Um Curso de Física Básica, vol 4, de H. Moysés Nussensveig (exceto a parte intitulada "os experimentos de Franck e Hertz"). Em seguida, responda as questões: por que o modelo de Bohr explica os espectros de emissão e absorção atômicos? Qual o papel dos postulados de Bohr para explicar os fenômenos dos espectros atômicos?

      Entregar em PDF pelo moodle.
  • 19/06 - 23/06

  • 26/06 - 31/06

    • Avalie os dois conjuntos de afirmações e suas justificativas


      Conjunto 1


      1. A luz é uma partícula: partículas de luz existem, e todos os feixes de luz são compostos por uma corrente de partículas que se deslocam em linha reta no espaço. 

      2. A luz é uma onda: ondas de luz existem, e todos os efeitos luminosos são explicados pelo comportamento ondulatório da luz.

      3. A luz não é uma partícula nem uma onda:  partículas e ondas são apenas conceitos abstratos úteis para representar o comportamento da luz em determinadas situações.

      4. A luz é uma onda e é também uma partícula: a luz tem natureza dual e é capaz de se comportar como ondas ou como partículas, dependendo do modo de interação com o aparato experimental.


      Conjunto 2


      1. A Física descreve a natureza de maneira fiel, e as entidades teóricas (fótons, elétrons, campos, etc.) presentes nas teorias físicas realmente existem. Caso não existissem, o sucesso empírico e preditivo da Física seria inexplicável.

      2. A Física busca representar a natureza por meio de conceitos abstratos que, apesar de não se vincularem de maneira direta com a realidade (ou seja, não são um “espelho” da realidade), nos permitem obter conhecimento sobre ela.

      3. As teorias físicas podem estar, em boa medida, corretas, mas as entidades teóricas que elas preveem não podem ser consideradas como reais, pois muitas delas não são diretamente observáveis.

      4. A realidade íntima da natureza é algo intangível, e nunca poderemos compreendê-la. O papel da Física é apenas criar teorias e explicações que sirvam como instrumentos de predição para dar conta dos fenômenos conhecidos.


      Escolha uma afirmação de cada um dos conjuntos que você mais concorde, e justifique por que elas mais se aproximam do seu ponto de vista. Você consegue estabelecer alguma relação entre sua preferência do conjunto 1 e do conjunto 2?

      Primeiro, apresente as afirmações escolhidas. Em seguida, escreva um pequeno texto de, no mínimo, 10 linhas (em Times New Roman, fonte tamanho 12), justificando e desenvolvendo seu ponto de vista.

      Entrega pelo moodle, e em PDF. Obrigatória a identificação com nome e número USP. Prazo de uma semana.



  • 03/07 - 07/07

  • 10/07 - 14/07