Diagrama de temas
-
Ótica (2023) - Turmas IF e IME
PS: Quaisquer dúvidas, escreva a toda a equipe do curso
Prof. Ivã Gurgel (coord.) - gurgel@usp.br
Prof. Felipe Prado - felipe.prado.pereira@usp.br
-
Apresentação do curso
-
Imagine que você é professora ou professor em uma escola, dá aulas no ensino médio e um dos alunos se diz ser um negacionista da ciência, ao afirmar que não confia da ciência. Como você o convenceria do contrário? Por que confiar nas ciências?
Escreva uma resposta ao aluno fictício em um texto de, no mínimo, 10 linhas.
Entrega a ser feita em PDF e pelo moodle.
-
-
Responder o problema 7 da lista 1 de exercícios.
Se necessário, consulte as notas de aula 2 e as referências bibliográficas nelas contidas.
Responder em um texto de, no mínimo, 7 linhas.
Entrega em PDF, aqui pelo moodle.
-
-
Responder ao problema 16 da lista 1.
Se necessário, consulte os slides da aula 3, ou um livro-texto de sua preferência (indicamos o livro de "Física para cientistas e engenheiros" de Paul Tipler e Gene Mosca, volume 2).
Entrega em PDF, aqui pelo moodle.
-
-
Fazer o exercício 6 da lista 2 e responder a seguinte questão: o que você entende como uma lei Física?
A entrega deve ser feita pelo moodle.
-
-
Faça a leitura da parte da seção 31-5 referente ao Princípio de Fermat no Volume 2 do livro do Tipler & Mosca (páginas 377 e 378 da sexta edição, ou páginas equivalentes de outras edições). O livro pode ser facilmente encontrado na biblioteca do Instituto de Física. Recomendamos que consulte também os slides da aula 5, ou qualquer outro material de sua preferência. Feito o estudo desta parte do livro, escreva uma pequena síntese sobre o assunto estudado (pelo menos 5 linhas), e resolva o exercício 13 da lista 2.
A entrega deve ser feita pelo moodle.
-
-
-
Leia o texto referente à atividade extra-sala 2 e responda:
Considerando a leitura do texto "Fim do século XVII: corpúsculos ou pulsos no éter?", explique:
a) Um argumento para defender a teoria corpuscular;
b) Um argumento para rejeitar a teoria corpuscular;
c) Um argumento para defender a teoria ondulatória;
d) Um argumento para rejeitar a teoria ondulatória.
Data limite de entrega: 31/05
Forma da entrega: PDF, exclusivamente pelo moodle, no campo desta atividade -
Responder ao Questionário de Reconhecimento dos Estudantes:
O objetivo deste questionário é conhecer um pouco mais sobre o perfil social e cultural dos/das estudantes da disciplina 4300160 - Ótica. Através dele esperamos ter informações que nos ajudem a entender possíveis dificuldades na disciplina e, com isso, poder aperfeiçoa-la. Nenhuma informação dada aqui será divulgada nominalmente.
https://forms.gle/Y14gee5NyA8J2jrv8
Data limite: 29/05
-
-
-
Faça a leitura da sessão 7.6 - Espectros atômicos do livro Curso de Física Básica, de H. Moysés Nussenzveig (pode ser encontrado facilmente na biblioteca da Física, e são apenas duas páginas de leitura!). Em seguida leia a carta escrita por Robert Wilhelm Bunsen em 1859, disponível no slide 14 da aula 9.
Com base nessas leituras, e também consultando os slides da aula 9, explique o que são os espectros de absorção e de emissão, e por que as linhas de emissão e absorção apresentam a propriedade de reciprocidade (exposta no slide 13 da aula aula 9).
Responder em um texto de pelo menos 8 linhas.
Entrega em PDF pelo moodle.
-
-
Parte 1) Faça a atividade 10, disponível no slide 15 da aula 10.
Parte 2) Faça a leitura das sessões 4-5 e 4-6 do livro Física Quântica de Eisberg e Resnick, ou a sessão 7.7 do livro Um Curso de Física Básica, vol 4, de H. Moysés Nussensveig (exceto a parte intitulada "os experimentos de Franck e Hertz"). Em seguida, responda as questões: por que o modelo de Bohr explica os espectros de emissão e absorção atômicos? Qual o papel dos postulados de Bohr para explicar os fenômenos dos espectros atômicos?
Entregar em PDF pelo moodle.
-
-
Avalie os dois conjuntos de afirmações e suas justificativas
Conjunto 1
A luz é uma partícula: partículas de luz existem, e todos os feixes de luz são compostos por uma corrente de partículas que se deslocam em linha reta no espaço.
A luz é uma onda: ondas de luz existem, e todos os efeitos luminosos são explicados pelo comportamento ondulatório da luz.
A luz não é uma partícula nem uma onda: partículas e ondas são apenas conceitos abstratos úteis para representar o comportamento da luz em determinadas situações.
A luz é uma onda e é também uma partícula: a luz tem natureza dual e é capaz de se comportar como ondas ou como partículas, dependendo do modo de interação com o aparato experimental.
Conjunto 2
A Física descreve a natureza de maneira fiel, e as entidades teóricas (fótons, elétrons, campos, etc.) presentes nas teorias físicas realmente existem. Caso não existissem, o sucesso empírico e preditivo da Física seria inexplicável.
A Física busca representar a natureza por meio de conceitos abstratos que, apesar de não se vincularem de maneira direta com a realidade (ou seja, não são um “espelho” da realidade), nos permitem obter conhecimento sobre ela.
As teorias físicas podem estar, em boa medida, corretas, mas as entidades teóricas que elas preveem não podem ser consideradas como reais, pois muitas delas não são diretamente observáveis.
A realidade íntima da natureza é algo intangível, e nunca poderemos compreendê-la. O papel da Física é apenas criar teorias e explicações que sirvam como instrumentos de predição para dar conta dos fenômenos conhecidos.
Escolha uma afirmação de cada um dos conjuntos que você mais concorde, e justifique por que elas mais se aproximam do seu ponto de vista. Você consegue estabelecer alguma relação entre sua preferência do conjunto 1 e do conjunto 2?
Primeiro, apresente as afirmações escolhidas. Em seguida, escreva um pequeno texto de, no mínimo, 10 linhas (em Times New Roman, fonte tamanho 12), justificando e desenvolvendo seu ponto de vista.
Entrega pelo moodle, e em PDF. Obrigatória a identificação com nome e número USP. Prazo de uma semana.
-
-
-
Questionário para vocês avaliarem o curso. Além de ser uma atividade obrigatória, pois também compõe a média final, esta é uma ferramenta importante para sabermos o que manter e o que mudar para os próximos oferecimentos dessa disciplina. Os comentários e críticas de vocês são essenciais para nosso trabalho e para os futuros alunos que cursarão a disciplina. Contamos com a participação de todos!
-
-
-
Média das provas
Médias das atividades semanais
Média das atividades extra-sala
-
Média das provas
Médias das atividades semanais
Média das atividades extra-sala
-
Média das provas
Médias das atividades semanais
Média das atividades extra-sala
-