Topic outline
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Curso de Gestão de Políticas PúblicasJorge MachadoQuinta, noturnoSala 236, Ed. I1.Objetivo do curso: Esta disciplina visa oferecer instrumental prático e teórico na área de Sociologia, que ensina um campo de estudo essencial para a formação do aluno no Curso de Gestão de Políticas Públicas enquanto elemento integrador e transversal às disciplinas obrigatórias. A partir do enfoque sociológico, também é possível explorar os diversos temas das políticas públicas e sociais, suas tendências e restrições.Dinâmica: Apresentação de seminário presenciais por grupo, debate, aula teórica com apoio de material audiovisual. No caso de suspensão de aula por causa da pandemia, utilizar a aula gravada desta página e eventuais materiais disponibilizados.Avaliação: realização das atividades da disciplina e elaboração de trabalho final na forma de mini artigo ou ensaio.
Atenção: as atividades solicitadas aqui na plataforma devem feitas e enviadas antes da aula correspondente. Não envie por email.Atendimento ao estudante:
- Professor: machado@usp.br
- Tutora: Rocio de Pilar Davila Hgoaman rociohgoaman@usp.br
- Monitora: Luiza Campello luiza.campello@usp.br
===========================================================Bibliografia geral (além da citada em cada aula)ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Bertrand.____ . Estudos de sociologia. Rio de Janeiro: Bretand, 1999.BENKLER, Yoshai. The Wealth of Networks. Yale University Press: New Haven and London, 2006. Introdução http://www.benkler.org/Benkler_Wealth_Of_Networks.pdfBERGER, Peter & BERGER, Brigitte. O que é uma instituição social? In: FORACCHI, M. M. & MAR°TINS, J. S. (Ed.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977, pp. 193-199.BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis, Ed. Vozes, 1999, 1º. Cap. pp.35-68.DURKHEIM. Os Pensadores. S.Paulo: Abril Cultural, 1978, pp. 23-70. (textos selecionados)DURKHEIM, E., “As Regras do Método Sociológico”. Os Pensadores. S. Paulo: Abril Cultural, 1978, pp.71- 161.ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1985 [orig. al. 1845], pp. 11-34.FERNANDES, Florestan. O que é a sociologia? [1959]. In: _____. Elementos de sociologia______ . O conceito de Sociologia. In: CARDOSO, F.H. e in, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.FOUCAULT, Michel. O panoptismo. In: _____. Vigiar e punir. 21a ed. Trad. R. Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999 [orig. fr. 1975], pp. 162-192.FROMM, Erich. Consciência e Sociedade Industrial. In: FORACCHI, M. M. & MARTINS, J. S. (Eds.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977, pp. 126-134.GERTH, H. H.; MILLS, W. MAX WEBER. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3952424/mod_resource/content/1/Max%20Weber%20-%20Ensaios%20de%20Sociologia%20-%20Gerth%20%20Mills.pdfGIDDENS, A., A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985, “Representações” (ler ao menos pp. 25-75). HOBSBAWN, Eric & RANGER, Terence (Orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984 . Introdução, pp. 9-23.LINTON, R. O indivíduo, a cultura e a sociedade. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.LUVIZOTTO, C. As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia. São Paulo Cultura Acadêmica, 2010. 140p http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/365320.pdfMACHADO, Jorge. Reflexões sobre o Tempo Social. Kairós. Revista Temática Kairós,15(6). Online ISSN 2176-901X. Print ISSN 1516-2567. São Paulo (SP), Brasil http://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/download/17284/12822MARX, K., ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: HUCITEC, 1984._____ . Manifesto do partido comunista [orig. al. 1848]. Várias edições. Online: Manifesto do partido comunista https://www.portalabel.org.br/images/pdfs/manifesto-comunista.pdf LInk 2 http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf____ . Contribuição à Crítica da Economia Política. Prefácio http://www.marxists.org/portugues/marx/1859/01/prefacio.htmPARSONS, Talcott. O Conceito de Sistemas Sociais. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1975. pp 56-9 https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2747599/mod_folder/content/0/SOCIO%20III%20-%20AULA%2004_Parsons.%20O%20conceito%20de%20sistema%20social.pdf?forcedownload=1___ Os componentes de Sistemas Sociais. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1975.PARSONS, Talcott & SHILS, Edward. “A Interação Social”. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1975.SOROKIN, P., MERTON, Robert. Social Time. A Mehodological and funcional analysis. American Journal of Sociology. 42, 5, pp 615-9. http ://www.d.umn.edu/cla/faculty/jhamlin/4111/Readings/MertonSocialtime.pdfSOROKIN, P. O tempo socio-cultural. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S. Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975. https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2550102 e https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2550104SZTOMPKA, P. A Sociologia da Mudança Social. São Paulo: Record, 2005, Cap. 4 “Modalidades de Tradição Histórica”.TÖNNIES, Ferdinand, Normas Sociais: Característica Gerais. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1975.WEBER, Max. Classe, “Status”, Partido. In: VELHO, O.; PALMEIRA, M.; BERTELLI, A. (Org.). Estrutura de classes e estratificação social. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. p. 61-83._____. “A ‘objetividade’ do conhecimento nas Ciências Sociais”. In: Cohn, G. (org.),WEBER. Sociologia. São Paulo: Ática, 2004._____ . A ciência como vocação [orig. al. 1919]. In: ____ . Ciência e Política: Duas Vocações. São Paulo: Cultrix, 1970, pp.15-52.______ Ação social e relação social [orig. al. 1922]. Trad. A. Cohn. In: FORACCHI, M. M. & MARTINS, J. S. (Ed.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977, pp. 139-144. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/203913/mod_resource/content/1/U-3%20-%20(9)%20Max_Weber_Acao_Social_Relacao_Social.pdf - Professor: machado@usp.br
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Uma introdução ao mundo da sociologia
O conceito de Sociologia. Suas aplicações para analisar a realidade social.Nessa aula, vamos nos conhecer uns aos outros e depois apresentaremos a disciplina, a metodologia e a avaliação. -
Vídeo-aula de oferecimento anterior, disponível para consultas (A gravação desta aula, assim como as demais do programa, só será utilizada como meio principal de instrução no caso de suspensão da aula em função de situação emergencial):Para Leitura:MILLS, Wright. A Imaginação Sociológica. Zahar. Rio de janeiro. 1965. (9-17 - não precisa ler além disso. Leiam com atenção e reflitam sobre os três parágrafos iniciais, ele expressa o espírito do texto). http://www.uel.br/grupo-pesquisa/socreligioes/pages/arquivos/MILLS%20C.%20Wright.%20A%20imaginacao%20sociologica%20-%20cap%20I.pdf ouLeitura complementar (opcional):BERGER, Peter. & BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In Foracchi, M. M.; Martins, J. S. Sociologia e Sociedade. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/667298/mod_resource/content/1/Como%20ser%20um%20Membro%20da%20Sociedade%20Berger.pdfTexto para refletir sobre tema da aula:
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Vídeo-aula (A gravação só será utilizada no caso de suspensão da aula por força maior):Leitura obrigatóriaQuijano, Aníbal. Colonialidade del poder, eurocentrismo e América Latina. Biblioteca do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), 2005, Ler páginas 117-125. biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdfLeitura Complementar:Quijano, Aníbal. “Bien vivir”: entre el “desarrollo”y la des/colonialidad del poder. Viento Sur, número 122/Mayo 2012. https://www.vientosur.info/IMG/pdf/VS122_A_Quijano_Bienvivir---.pdfSantos, Milton. O País Distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002, pp 49-53.MELO, Michelly S.; MACHADO, Jorge (2021) O racismo estrutural no século XXI e suas raízes históricas. Boletim de Políticas Públicas, do OIPP, n.11, março. ISSN 2675-9934Vídeo (complementar à aula, assista apenas se tiver tempo)- Silvio Almeida
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Relacione elementos estruturais e históricos abordado na aula e na bibliografia com dados do relatório "Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil" (IBGE, 2022). Para fazer isso, Escolha apenas UM dos tópicos do relatório, a saber: Mercado de Trabalho e Renda, Moradia, Educação, Violência, Gestão e Participação.
A publicação do IBGE pode ser baixada neste link: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101972_informativo.pdf
Referência:
Demais informações sobre o estudo, podem ser encontradas em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/ 25844-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca.html
IBGE (2022) Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil" (IBGE, 2022), 2a. edicção, Estudos e Pesquisas, n.48. ISBN 978-85-240-4547-9
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Gonzales, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. In Rios, F; Lima, Flávia (Orgs) Por um feminismoafro-latino-americano. Ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar/Schwarcz, 2020, páginas 126-129 - se tiver tempo, leia o texto seguine, "A questão racial na América Latina". Na verdade vale a pena ler o livro inteiro!Quem foi Léia Gonzales: (Documentário, Brasil de Fato).Referências de alguns textos citados na aula:Southey, Robert (1862) História do Brasil. Rio de Janeiro: Garnier (Essa não é mesma edição que eu tenho, da EDUSP/Itatiaia, mas sim a original, reunida num único volume, disponibilizada gratuitamente pela biblioteca Brasiliana).Cabeza de Vaca, Álvar Núñez. Naufrágios e Comentários, LP&M, 1987.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terrhttps://afrocentricidade.files.wordpress.com/2012/06/os-condenados-da-terra-frantz-fanon.pdfa. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
Las Casas, Frei Bartolomé de (1474-1566) O PARAÍSO DESTRUÍDO, o L&PM, Porto Alegre, 2001
Woodard, Colin (2014), A Republica dos Piratas, Ed.Novo Século.
Sobre o Palenque (Quilombo)de San Basílio (Colombia) "Palenque de San Basilio (Colômbia): o primeiro território negro livre das Américas", Exclamación, 21 de novembro de 2020.Verbete "Pardos" (Wikipedia - boa referência para pesquisa inicial sobre a história do termo) -
Convidado: Prof. Maikel Pons
Professor de Posgrado da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) en México e da Universidad Internacional Iberoamericana (UNiB). Professor convidado da EACH/USP.
Leitura principal: COLLINS, Patricia H. Interseccionalidade e Educação Crítica. Em: COLLINS, Patricia H., BIRGE, Silma. Interseccionalidade. Editorial Boitempo, 2021, pp. 245-270 do pdf.Leitura opcional: GOMES, Nilma L. Educação e Relações Raciais: Refletindo sobre Algumas Estratégias de Atuação. Em: MUNANGA, Kabengele (Org.) Superando o Racismo na Escola. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, pp. 143-154. -
(A gravação só será utilizada no caso de suspensão da aula)Leitura:Shiva, Vandana. "Monoculturas da mente" https://zonamenosum.files.wordpress.com/2016/12/livro_vandana_shiva-monoculturas_da_mente.pdf. Ler p. 21-83 (se não der para ler tudo, concentrar nas pgs. 21-36 e 78-81)Assistir vídeo com Vandana Shiva (Obrigatório) - Entrevista, Canal Fronteiras do PensamentoTextos complementares:Fundação Heinrich Boell, Atlas do Agronegócio 2018.Site do Atlas (contem vídeos explicativos).Pode interessar:(exemplo)- Bunker Roy
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(A gravação só será utilizada no caso de suspensão da aula)Roda de conversa com Pedro PankararuTexto de apoioLeitura complementar:PNUD. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020 - A próxima fronteira O desenvolvimento humano e o Antropoceno (Síntese)CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado. São Paulo, 1974. https://we.riseup.net/assets/71282/clastres-a-sociedade-contra-o-estado.pdfFernando HuanacuniSugestão do aluno Igor Galvão: Canal com vídeos sobre bem viver: https://www.youtube.com/watch?
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(A gravação só será utilizada no caso de suspensão da aula)Leitura obrigatória:DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. “O que é fato social”. (pgs. 1-13). https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/durkheim-c3a9-as-regras-do-mc3a9todo-sociolc3b3gico.pdfLeitura Complementar:DURKHEIM, Émile. Livro II, Cap. 2: O suicídio egoísta; Cap. 5: O suicídio anômico. (várias edições). https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4239077/mod_resource/content/0/%C3%89mile%20Durkheim%20-%20O%20Suicidio%20%282000%29.pdf
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(A gravação só será utilizada no caso de suspensão da aula)Weber, Max. “Os três tipos puros de dominação legítima”. In: COHN, Gabriel (org.). Max Weber: Sociologia. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1986.Link alternativo para texto: https://pt.scribd.com/document/384086743/WEBER-Os-tre-s-tipos-puros-de-dominac-a-o-legi-timaComplementar:Aula do professor sobre Weber, detalhando alguns aspectos (gravada para a Univesp)Exercício: trazer um exemplo de dominação legítima para discutir na aula
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SIMMEL, Georg. “As grandes cidades e a vida do espírito”. Trad. L. Waizbort. Mana, v. 11, n. 2, pp. 577-591, 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132005000200010Leitura complementar:SIMMEL. Georg. O Indivíduo e a Díade. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4617751/mod_resource/content/1/Simmel-individuo-e-a-diade.pdf
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Aula gravada para UNIVESP (melhor qualidade de áudio e vídeo). Maior um foco maior na perspectiva histórica do Manifesto.MARX, Karl. & ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista (1848). Cap.1. Burgueses e Proletários. Disponível: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf
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GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. São Paulo: UNESP. 1991 . Capítulo 1. http://www.culturaegenero.com.br/download/consequenciasmodernidade.pdfLeitura Complementar:BECK,U., GIDDENS, A. e LASH, S. Modernização reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo, SP: Ed. Unesp, 1997. Capítulo I.SZTOMPKA, P., A Sociologia da Mudança Social. São Paulo: Record, 2005, Cap. 5 - Além da Modernidade.
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Aula com a participação de Ítalo Nascimento, doutorando sobre Inteligência artificial.Leitura obrigatória:Pasquale, Frank. (2017) A esfera pública automatizada, LÍBERO Revista eletrônica do Programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, ANO XX - No 39 JAN. / AGO. 2017.Literatura rápida sobre sobre inteligência artificial:https://en.wikipedia.org/wiki/Artificial_intelligence (Wikipedia, em inglês)O que é a governança de algoritmos? por Danilo Doneda e Vírgilio Almeida
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AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS - Veja aqui os comentários do professor e os detalhes das notas.
Informações importantes sobre a entrega do trabalho de conclusão da disciplina
O trabalho deve ter entre 5 a 10 páginas.
Todas as referências devem ser corretamente citadas (cuidado com plágio!).
Usar fonte Times, 12 e espaço 1,5. Os arquivos podem estar nos formatos odt, rtf ou pdf.
Utilize o padrão de citação internacional APA (ver esse resumo https://blog.mettzer.com/normas-apa/ ).
Adicionar uma página extra para relatar as atividades de cada membro na produção do trabalho.Os trabalhos serão submetidos pelo e-disciplinas. Submeter apenas uma vez (um usuário), colocando o nomes de todos membros do grupo no documento. O sistema aceita envios até o dia 20/07 (NOVA DATA). No caso de vídeos ou podcasts, enviar doc com dados técnico, roteiro e o link para o conteúdo.
Sobre a nota final
A nota terá como base o trabalho final, numa escala de 0 a 10 pontos, de acordo com os critérios abaixo.Critérios de avaliação do trabalhoPontos DescriçãoEstrutura do texto2 Introdução, Objetivos, Metodologia, Desenvolvimento e BibliografiaElementos de pesquisa2 Delimitação do objeto, pesquisa, articulação entre o objetivo proposto, método e conclusõesRedação2 Fluidez, clareza das ideias, coesão, linguagem adequada e coesãoAbordagem do tema2 argumentação, originalidade e abordagem adequada quanto à profundidade (terão ponto descontado, os textos demasiadamente genéricos, meramente opinativos ou apologistas)Normas 2 Citações adequadas, padronização, adequação à norma APA -
Prova de recuperação
O prazo é de 24hs para enviá-la pelo link desta página.
O professor se reserva o direito de fazer arguição oral do estudante, desde que necessário.
Plágio = anulação da prova (nota zero). Escreva com as próprias palavras e evite choro depois.
As respostas devem compor um único documento entre 2 e 3 páginas, usando fonte Times 12 e espaço 1,5.