Programação

  • Encontro remoto 23/03/2023

  • Aula 30/03 - Presencial

  • Aula 06/04 - Sem aula (semana da Páscoa)

  • Aula 13/04 - Videoaula 1

    • Índice

      1. Alianças como um conceito fundamental para a Bíblia Hebraica
      2. Breve comparação entre o texto bíblico e os textos de demais tradições orientais
      3. Discussão sobre o termo bereshit
      4. Discussão sobre o verbo barah
      5. Definição de El e Elohim
      6. Merisma: dois extremos que designam totalidade e unidade
      7. Discussão sobre a expressão tohu wavohu
      8. Definições sobre o termo ruach
      9. Definição sobre o termo wayabasha
      10. Discussão sobre os termos caos e cosmos
      11. Dinâmica e estrutura da criação: separação e consagração
      12. Discussão sobre os taninim e o diálogo com as tradições do Oriente Médio Antigo
      13. Deuses-astro das tradições do Oriente Médio Antigo
      14. Sétimo dia consagrado: shabat
      15. Há existência o que é funcional
      16. Discussão sobre a expressão imagem e semelhança de Deus
      17. Paralelismo
      18. Domínio sobre a criação
      19. Gerações entre Caim, Noé e Abraão
      20. Definição do nome Noach
      21. Discussão sobre a palavra itsavon
      22. Hipótese documental e suas quatro fontes

  • Aula 20/04 - Videoaula 2

    • Índice:

      1. Oposição entre ra' e tov
      2. Coração: sítio do discernimento
      3. A ideia-ação
      4. A lamentação divina
      5. Animais puros e impuros: edição do escritor sacerdotal
      6. A terra seca como elemento cosmogônico
      7. 'Ola: sacrifício queimado
      9. Livre-arbítrio
      10. Três ciclos: agrícola, das estações e cósmico
      11. Leis divinas para governar a criação
      12. Sangue como essência da vida: basar, nefesh e dam
      13. Go'el, vingador de sangue e as cidades refúgio
      14. Discussão sobre pikuach nefesh
      15. Sentidos do termo nefesh e representações do go'el
      16. Sentidos do termo tsar
      17. Trabalho agrícola como punição
      18. Esforço físico e mental
      Obs.:

      1. Pessoal, aparentemente houve uma aula – sobre Caim e Abel – anterior a essa que não ficou registrada. Não se preocupem porque essa falta não será um problema para o andamento do curso, assim como não será, eventualmente, cobrada em avaliação. 

      2. Leiam o artigo "A Eleição de Israel na Torá", imprescindível para o tema deste curso. O texto está disponível em PDF na bibliografia.

  • Aula 27/04 - Videoaula 3

    • Índice:

      1. Significado de qeshet no Oriente Médio Antigo
      2. Chuvas fertilizadoras
      3. Resolução do dilúvio mesopotâmico
      4. O vinho como consolo
      5. Discussão sobre o termo 'erwa e a tomada de poder
      6. Maldição de Canaã
      7. 70 gerações: completude
      8. Os filhos de shem
      9. Código de descência e honra: nudez
      10. Torre de Babel
      11. Discussão sobre a expressão 'ish 'et re'ehu
      12. Zigurates (por André Kanasiro)
      13. Significado de bab'el
      14. Discussão sobre a narrativa da Torre de Babel

  • Aula 04/05 - Presencial

  • Aula 11/05 - Videoaula 4

    • Índice:

      1. Sefer ha'toldot: genalogias agnáticas e patrilneares
      2. Ciclo de narrativas
      3. Jornada da família de Terá
      4. Onomastikon: acervo de nomes próprios
      5. Panorama histórico de Ur dos caldeus
      6. Terá como idólatra
      7. Ausência de ascendência de Sarai
      8. Discussão sobre termo walad
      9. Fórmula de maldição na ausência de ascendência e descendência
      10. Sentidos de 'aqarah
      11. O desraízamento de Abrão: lekh lekha
      12. Promessa divina: do pessoal ao internacional
      13. Hebreu: o atravessador
      14. Maqom: lugar santo

  • Aula 18/05 - Videoaula 5

    • Índice:

      1. Fome na terra como sinônimo de seca
      2. Ger: peregrino, estrangeiro sem direitos civis ou políticos
      3. Verbos usados com conotações sexuais
      4. Mohar: bride-price
      5. Os benefícios de Abraão pela incorporação de Sarai pelos egípicios
      6. Sentidos do verbo lingo'a
      7. Kaved como pesado e kavod como honrado
      8. Fragmentação da família estendida
      9. Erguer os olhos: nova consciência e entendimento
      10. Go'el: vingador de honra

      Obs: turma, esta seria a aula que Suzana daria caso tivéssemos a aula presencial em 18/05.

  • Aula 25/05 - Videoaula 6

    • Índice:

      1. Hapax legomenon: ariri
      2. Direito consuetudinário
      3. Sentidos do termo zera'
      4. Consanguinidade determina sucessão e herança
      5. Sentidos de tsar e lehoshi'a
      6. Likrot: cortar a aliança
      7. Sistema de retribuição intergeracional
      8. A saciedade na Bíblia
      9. Tempo teocêntrico
      10. Saciedade, vida longa e salvação
      11. Terminologia de 'el shadai
      12. Hithalekh lefanai: caminhe em minha presença
      13. Brit mila', a circuncisão
      14. Novo nome: Abraão
      15. Brit 'olam e achuzat 'olam
      16. A inclusão e a separação dos israelitas por meio da circuncisão

  • Aula 01/06 - Presencial

    • Índice:

      1. Consciência cítica da Bíblia

      2. O episódio da 'aqedah

      3. Progressão dramática da narrativa

      4. Desaprovação de dar os filhos em holocausto

      5. O simbolismo da oferta queimada

      6. Palavra-guia: hineni

      7. Deus jura em seu próprio nome

      8. Isaque não é visto mais com Abraão

      Obs: turma, esta é a aula que a Suzana deu no encontro presencial de 01/06.

  • Aula 13/06 - Videoaula 7

    • Índice:

      1. A eleição de Israel na Torá
      2. Contrato: a eleição não é inocndicional
      3. Povo de Israel como primogênito
      4. O resgate do primogênito: pidyon haben
      5. Povo de Israel como propiedade valiosa
      6. Povo de Israel como um sacerdote consagrado
      6. A condição da imaculação de Israel
      7. Definições sobre o termo tam e os significados para o animal e sacerdote
      8. Santificação por meio dos mandamentos
      9. Relação vertical e horizontal
      10. Responsabilidade ética na Bíblia
      11. O amor de Deus
      12. Sofrimento: Insistência de Deus
      13. Experiências que formam a identidade judaica

  • Aula 22/06

  • Avaliação - Entrega 09/07