• A disciplina também conta com atividade de Práticas como Componente Curricular (PCC). Essa atividade tem como objetivo proporcionar experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência, trabalhando com conteúdos relacionados à disciplina. A atividade será realizada em grupos e podem consistir em:

    • elaboração de experimentos para o ensino de determinados conceitos científicos;
    • produção de material didático, paradidático ou de divulgação científica relacionado ao conteúdo abordado na disciplina;
    • criação de planos de aula envolvendo diferentes recursos como filmes, objetos de aprendizagem, plataformas de ensino etc.

    O conteúdo que deve ser considerado corresponde àquele da disciplina “4300377 – Evidências Experimentais da Natureza Quântica da Radiação e da Matéria”. As atividades de PCC serão divididas em duas partes:

    Parte 01

    Refletir sobre o papel da Física Quântica no ensino de física na educação básica ou na divulgação científica para o público em geral.

    • Focar a discussão no “por que” ensinar/divulgar o tema de Física Quântica no ensino básico/para o público geral, apesar de ser inevitável que o “o que” e o “como” também participem da discussão;
    • Considerar a BNCC e o Currículo Paulista (se o trabalho focar no ensino básico) ou discussões e reflexões sobre a divulgação científica. 


    Parte 02

    Propor uma atividade (entre aquelas apresentadas no parágrafo anterior) de ensino/divulgação sobre a Física Quântica para alunos do ensino básico/público geral.

    Materiais

    Os alunos deverão produzir dois materiais em grupo ao longo do semestre: uma proposta escrita expondo a reflexão feita na parte 01 e uma apresentação oral da atividade proposta durante aula especialmente reservada para esse fim. 

    O texto da parte 01, de no máximo 10 páginas, deve ser estruturado da seguinte forma:

    • Introdução sobre o atual contexto da inserção da Física Moderna no Ensino Básico (esse conteúdo é abordado no Ensino Básico?) ou divulgação científica sobre esse tópico;
    • Apresentação de (algumas) propostas encontradas na literatura sobre essa inserção/divulgação;
    • Discussão sobre as dificuldades em se realizar essa tarefa (com referências);
    • Apresentação de argumentos a favor e/ou contra a inserção da Física Moderna no Ensino Básico ou divulgação científica sobre esse conteúdo.


    A apresentação da parte 02, de no máximo 15 minutos, deve ser estruturada da seguinte forma:

    • Motivação e contextualização (baseadas nos resultados da parte 01)
    • Objetivos
    • Descrição da atividade (materiais, métodos e estratégias)
    • Avaliação (como avaliar se os objetivos foram atingidos?)