Diagrama de temas
-
Bem vindo à disciplina Educaçao científica na Sociedade de Risco. O curso será estruturado em duas partes complementares, a saber: Bases sócio-antropológicas da Sociedade de Risco; Sociedade de riscos e o ensino das ciências. A parte 1 tomará as obras "Sociedade de Risco, rumo a uma nova modernidade" de Ulrich Beck e "As Consequências da Modernidade" de Antony Giddens como base das aulas. A parte 2 será baseado em artigos mais recentes sobre educação científica. Na primeira parte, os textos a serem lidos têm tradução em português. Na segunda parte, a maioria das referencias será em inglês.
As aulas acontecerão em ambiente presencial das 8:30h as 12:00h, sendo que a participação ativa dos estudantes será ponto importante. Uma sala será reservada na Faculdade de Educação e comunicada oportunamente. As atividades de aula serão acompanhadas, na maioria das vezes, por algum tipo de atividade assíncrona proposta por meio da Plataforma E-disciplina. A dinâmica da disciplina e forma de avaliação serão detalhada na aula de apresentação.
Para os que quiserem se adiantar, recomendo a leitura dos livros:
"Sociedade de Risco, rumo a uma nova modernidade" de Ulrich Beck e "As Consequências da Modernidade" de Antony Giddens
que são a base teórica da disciplina.
-
Aqui incluímos alguns textos de extras que podem auxiliar na leitura dos textos principais indicados para cada semana.
-
Aaron Wildavsky e Mary Douglas, Risco e cultura: Um ensaio sobre a seleção de riscos tecnológicos e ambientais
-
-
-
Material de apoio para a discussão em sala de aula
-
Aqui vc encontrará questões para refletir sobre as leituras do capítulo
-
Aqui vc encontrará questões para refletir sobre as leituras do capítulo
-
-
-
Material de apoio para discussão em sala de aula
-
Aqui vc encontrará questões para refletir sobre as leituras do capítulo
-
Aqui vc encontrará questões para refletir sobre as leituras do capítulo
-
Escreva em 300 palavras elabore um reflexão sobre O "Fim do Consenso em Torno do Progresso"
-
-
-
Textos de apoio para as discussões das aulas
-
questões para complementar a leitura dos texto a ser discutido na aula
-
Em 300 palavras elabore um reflexão sobre o conceito de Segurança Ontológica na Sociedade de Risco
-
-
-
Textos de apoio para as discussões das aulas
-
questões para complementar a leitura dos texto a ser discutido na aula de 17 de março
-
Em 300 palavras, disserte sobre como deveria ser a condução do carro de Jagrená
-
-
-
material para a semana 5
-
material para a semana 5
-
material semana 5
-
material semana 5
-
Não Haverá aula
-
-
Em 300 palavras, como vc avalia a perspectiva de riscos locais e globais equal a importância desta diferenciação na educação científica?
-
-
caros/as, segue o capítulo do ESERA que mencionei hoje na aula e que contém resultados do questionário sobre percepção de risco.
-
-
Em 300 palavras, qual teu entendimentos sobre "Wicked Problems" e como eles diferem da maneira tradicional de propor e resolver problemas no ensino de ciências.
-
-
Poste aqui sua proposta para o trabalho final a ser desenvolvido na forma de uma dissertação de cerca de 9 páginas
-
-
-
Poste aqui o trabalho final da disciplina, entre 3500 e 4.000 palavras, até o dia 15 de agosto
-