1) O que deve-se entender por Sociedade de Risco como Sociedade de catástrofes

2) Por que Sociedades de risco não são sociedade de classes? Isto implica em que desaparecem as desigualdades?

3)Reflita sobre o seguinte trecho: "Enquanto renda, educação etc forem para o indivíduo bens consumíveis, tangíveis, a existência e a distribuição de ameaças e riscos serão medidas de modo invariavelmente argumentativo". (pag. 32)

4) Por que a constatação de  concentrações de pesticidas e outros poluentes não é suficiente para se constatar uma situação de ameaça (pag. 32). Pense no caso do Bebê martin de 3 meses.

5) Na pag. 34 (capitulo 1) Beck afirma que "quebra-se o monopólio de racionalidade cientifica". O que devemos entender por esta afirmação?

6) NA página 39 há um título de seção escrito "O teor do risco: o ainda-não evento que desencadeia a ação". COmo interpretar o título que a princípio parece incoerente? 

7) como interpretar o efeito bumerangue, descrito na página 44, como diferente na sociedade moderna e na modernidade tardia. O que muda?

8) Em vários lugares, Beck afirma que o capitalismo fica fortalecido na Sociedade de Risco. O que se entende por Risco como oportunidades de negócios 



Última atualização: quarta-feira, 23 mar. 2022, 18:49