Programação

  • Aula 14

    Prof. Marcos Sorrentino e Luã Gabriel Trento


    A Casa do Hip Hop e a experiência do Raízes de Tupi - Piracicaba/SP 

    Nádia de Oliveira: Graduada em Engenheira Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de meio ambiente; com ênfase em educação ambiental; viveiros educadores; políticas públicas ambientais e agrícolas; agroecologia e agrofloresta. Mestre pelo programa Ecologia Aplicada Interunidades ESALQ-CENA, além de pesquisadora e Extensionista do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA da ESALQ/USP.

    Ubirajara Cristiano de Barros Sabino (Bira): Cofundador do projeto Casa do Hip Hop. Desenvolveu diversos projetos comunitários como, por exemplo, o Ópera Rap. Participou ativamente das reuniões do Centro Comunitário da Pauliceia, onde atualmente é a sede da Casa de Cultura Hip Hop de Piracicaba, e, a partir daí, contribuiu para a organização e execução de vários projetos, como o “Agita Paulicéia”, Grupo Cultural Akanni, que foi inspirado na oficina “História da África: a busca dos nossos ancestrais”. Mais tarde, assumiu a diretoria do Centro Comunitário. Em 2000, foi trabalhar no projeto social Recanto da Esperança, como educador de Hip Hop com jovens em situação de liberdade assistida.Em 2002, contribuiu com a fundação oficial da Casa de Cultura Hip Hop de Piracicaba e participava como conselheiro do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas). Em 2003, após o desmonte do Recanto da Esperança, foi convidado para trabalhar como educador social no Projeto Case (Centro de Atendimento Socioeducativo), onde atua até hoje como orientador social. 

    Como coordenador geral da Casa da Cultura Hip Hop Piracicaba, Bira desenvolve, juntamente com parceiros, muitos projetos na cidade como geladeiroteca, Cidade que Queremos, Mobilização Hip Hop, Rios das Artes, Sarau Culturupira, Sarau um Salve das Minas, Clube do Rap, Horta Comunitária e Black house. Em parceria com o Sesc Piracicaba, participou de vários projetos como “Ponto de Virada”, “Curto Circuito Festival Hip Hop” e muitas outras ações que fortalecem a cultura e a política piracicabana.

    Metodologia

    8h - Memória da Aula passada e Presentes (Grupo 2)

    8h10 - A experiência da Casa do Hip Hop com Bira (20min)

    8h30 - A experiência do Raízes de Tupi com Nádia (20min)

    8h50 - Questões sobre as experiências (20min)

    9h10 - Intervalo para Café Coletivo (15min)

    9h25 - Apresentação dos conceitos-chave:

    - O que é?
    - Qual a pergunta provocadora o grupo traz em relação ao conceito-chave?

    Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Bem Viver b) Autogestão (10min total)
    Grupo 4 - Apresentação conceitual: a) Política Pública (7min)
    Grupo 1 - Apresentação conceitual: a) Economia Circular/Circuitos curtos de comercialização (7min)


    9h50 - Diálogos 

    Qual a relação com as experiências e reflexões apresentadas em aula?

    Como esses conceitos dialogam com a utopia e o projeto de intervenção educadora?

    Qual a relação desses conceitos com a conjuntura atual ?

    10h40 - Avaliação Freinet

    Cada pessoa traz:

    1 pergunta
    1 critica
    1 parabenização
    1 proposta

    11h Finalização da Aula




    Rotina de aula

    • Memória da Aula passada 

    Vídeo, música, relato, ou outra expressão, que retome elementos e reflexões sobre a aula passada)

    • Presentes
    No início da aula pode-se oferecer presentes à sala, sendo aberto, como uma música, alimento, um poema, uma atividade corporal ou dinâmica, etc.

    • Diário de bordo - Opcional

    Cada estudante pode elaborar um diário de bordo, com as suas reflexões e aprendizados na área. Esse diário deve ser postado no STOA, como uma forma de diálogo e de acompanhamento dos seus aprendizados.

    • Diálogo
    Momento de trocas, que pode ser em grupos ou ampliado com a sala toda

    • Café compartilhado
    Trazer alguma contribuição coletiva, para um momento de café compartilhado


    Formação de Grupos

    Os grupos, a partir do dia 30/11, terão como principal atividade, além da elaboração da proposta que responde ao desafio, terão mais uma atividade diária, sendo:


    Aula dia 30/11 - Diálogos com experiências e construção conceitual
    Grupo 1 - Memória da aula passada e presente
    Grupo 2 - Apresentação conceitual: a) Agroecologia b) Educação Ambiental 
    Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Cultura e Saberes tradicionais
    Grupo 4 - Apresentação conceitual: a) Intervenção educadora (viés da educação popular)


    Aula dia 07/12 - Diálogos com experiências e construção conceitual
    Grupo 2 - Memória da aula passada e presente
    Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Bem Viver b) Autogestão
    Grupo 4 - Apresentação conceitual: a) Política Pública
    Grupo 1 - Apresentação conceitual: a) Economia Circular/Circuitos curtos de comercialização

    Aula dia 14/12 - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS
    Grupo 3 - Memória da aula passada 
    Grupo 2 - Presente

    Dia 18/12 - Limite da entrega do PROJETO ESCRITO