Programação

  • CONTEXTO:

    Esta disciplina tem como objetivo proporcionar ao estudante oportunidades e motivação para a aquisição de conhecimentos e habilidades clínicas, técnicas e de comunicação próprias das especialidades médicas que tratam do aparelho digestivo, nos diferentes serviços que compõem o sistema de saúde. Visa, também, a manutenção e o aperfeiçoamento de habilidades cognitivas das demais disciplinas relacionadas, bem como incorporação de atitudes necessárias à prática da profissão médica.

     DESCRIÇÃO:

    A disciplina tem como meta desenvolver conceitos e práticas por meio da participação do estudante em atividades clínico-cirúrgicas relacionadas com 7 diferentes especialidades médicas (Gastroenterologia Clínica, Cirurgia Digestiva, Coloproctologia, Cirurgia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Endoscopia Digestiva e Radiologia). Essas especialidades estão vinculadas a 4 Departamentos Clínicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Cirurgia e Anatomia, Clínica Médica, Pediatria e Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica).

    As atividades teóricas e de discussão de casos, da Disciplina RCG-432, Sistema Digestivo, serão realizadas presencialmente, entretanto, algumas atividades, poderá ser no formato de ensino à distância, ou seja de modo virtual. As atividades práticas, incluindo enfermarias, ambulatórios, serviço de endoscopia, centro cirúrgico, serão realizadas presencialmente, respeitando as normas de isolamento social.  Os alunos serão divididos em 8 grupos, que rodiziarão a cada 2 semanas, nas seguintes divisões:

    • Gastroenterologia Pediátria/Cirurgia Pediátrica
    • Coloproctologia
    • Cirurgia Digestiva
    • Gastroenterologia Clínica
    • Radiologia e Diagnóstico por Imagem

      OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

    Os objetivos e as atividades da disciplina RCG0432 – Sistema Digestivo estão distribuídas em 7 especialidades médicas, contando com colaboradores docentes e preceptores. Devido à complexidade da programação e estruturação das atividades a matriz de competências é apresentada com a mesma distribuição, ou seja, em 7 áreas.

     Critérios para aprovação:

    A avaliação do aproveitamento dos estudantes será feita por meio do registro da frequência, do desempenho nas diferentes atividades propostas por cada Disciplinas durante o curso (testes, relatórios, etc), com peso  10%; e também nas duas modalidades de provas finais: Prova teórica com 50% e  Prova prática, peso 40%. Será necessário o mínimo de 70% de presença em CADA Setor da Disciplina para obter aprovação.