Abschnitt Name Beschreibung
Link/URL Link para as aulas remotas

Todos os nossos encontros remotos serão neste link.

Datei Dinâmica de Estudos e Critérios de Avaliação
Material Extra: Tópicos sobre Aprendizagem Link/URL Introdução aos estudos da aprendizagem

Site desenvolvido e mantido pro Amanda Costa que aborda vários teóricos da Filosofia, Psicologia e Psicanálise.

Serve como uma boa revisão do que foi visto na Introdução ao Ensino de Química. Vale a pena conferir!

Sugiro conhecer na aba Psicologia (Behaviorismo, Cognitivismo, Jean Piaget e Vygostisky) e n a aba Filosofia (Empirismo e Racionalismo).

Datei Sobre concepções de ciência

Ciência natural: os pressupostos filosóficos

Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram  o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun.

Datei Sobre concepções de ciência

Em que consiste o conhecimento científico?

Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram  o ensino de ciências.

Datei Psicologia do aprendizado

Contribuições da psicologia do Aprendizado

Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências.

Datei Sobre Piaget
Datei Sobre Ausubel
Datei Sobre Vigtoski
Datei Sobre concepções de ensino

As abordagens do processo ensino-aprendizagem

Semana 1 (16/04) Link/URL Aula 1 - parte 1

Funcionamento da disciplina

Link/URL Aula1- parte2
Funcionamento do e-Disciplinas
Link/URL Aula 1 - parte 3

Conteúdo da disciplina; revisão dos conceitos principais da Introdução ao Ensino de Química; Visão histórica das ideias sobre o Ensino de Ciências.

Datei slides parte 1
Datei slides parte 3
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA Datei Texto 1 - Concepções dos estudantes sobre ligações químicas

Carmen Fernandez e Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Química Nova na Escola, 24, p. 20 a 24, 2006.

Guia de Estudos:

1) Leia o texto anotando no mesmo todas as concepções alternativas apresentadas.

Sugiro que baixe o pdf em seu computador e sublinhe as concepções alternativas utilizando um editor de pdf como, p. ex., o Adobe Reader. Você verá que ficará mais fácil executar a tarefa a seguir.

Datei Texto 2 - Construtivismo e Ensino de Ciências

Texto de Fernando Bastos, Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência)

Leia apenas da página 16 (Ideias alternativas...) até a página 20.

Datei Texto 3 - Concepções e práticas pedagógicas do professor de Ciências

Texto de Renato Eugênio da Silva Diniz; Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência)

Leia o texto apenas da página 27 a 29.


Semana 2 (23/04) Link/URL Aula online
Datei slides utilizados na aula
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA Link/URL Videoaula 1 -As origens das Concepções alternativas.

Também disponível neste link.

Datei Slides da aula



Datei Texto 4 - A origem das Concepções alternativas

Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95.

Datei Leitura Complementar 1

Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:

Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.

Semana 3 (30/04) Link/URL Aula síncrona - Como trabalhar com concepções alternativas
Datei slides da aula
Semana 4 (07/05) Link/URL Aula Síncrona 4 - parte 1 - Discussão sobre princípios do Construtivismo
Link/URL Aula Síncrona 4 - Parte 2 - Construtivismo
Datei aula



Datei Leitura Complementar 1

Posner et. al., Acomodação de uma Concepção Científica: em direção a uma Teoria de Mudança Conceitual.

Artigo definidor do EMC

Datei Leitura Complementar 2

Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos?

Datei Leitura complementar 3

Juan Delval, Hoy todos son constructivistas.

Ótimo artigo apontando claramente o que é construtivismo e os erros mais comuns quando se fala dest perspectiva.

Datei Leitura Complementar 4

Piaget para Químicos - original de Dudley Herron (1975) que influenciou uma linha de pensamento sobro as dificuldades do aprendizado em Química baseada nas ideia de estágios de desenvolvimento de Piaget.

Datei Leitura Complementar 5

Piaget para Químicos reumido

ESTUDO PARA A PRÓXIMA SEMANA Datei Texto 7: O Ensino da Física Elementar a Alunos de Liceu

Leia o texto antes da aula. Este texto relata uma aula de Física no nível equivalente ao nosso Ensino Médio baseada em pressupostos construtivistas.

Para ajudar na leitura do texto, há uma série de questões no arquivo a seguir. Tente localizar no texto a resposta para essas questões.

Datei Questões orientadoras para a leitura do texto 7
Semana 5 (14/05) Link/URL Aula 5 - parte 1 - Influências do construtivismo no ensino de ciências
Link/URL Aula 5- parte 2 - Discussão sobre uma aula de Física construtivista
Datei Aula: Construtivismo 2
ATIVIDADE DE SÍNTESE Link/URL Aplicação do Construtivismo no Ensino de Ciências (At2-7)

Um vídeo que mostra a introdução de ideias construtivista no ensino de Física para crianças. Realizado pelo LAPEF, Faculdade de Educação da USP, sob a coordenação da Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Assista ao Vídeo e, ao final, preencha a tarefa abaixo, listando quais princípios do construtivismo discutido na aula e nos materiais lidos, você identificou no vídeo.

Datei Texto 8: Leitura Final Obrigatória (At2-8)

Laburu e Carvalho, Situando o construtivismo no ambiente da educação científica.

Possíveis dúvidas e observações que julgar pertinentes coloque no Fórum abaixo.


Datei Leitura Complementar 1

Catherine Twomey Fosnot, Construtivismo: uma teoria psicológica da aprendizagem, In: Catherine Twomey Fosnot (Org.), Construtivismo e Educação: Teoria, perspectivas e Práticas, Lisboa: Instituto Piaget, 1999. 

Datei Leitura complementar 2

Alguns pressupostos sobre o ensino e aprendizagem nas ciências.

(Este texto apresenta os pressupostos teóricos que levaram ao desenvolvimento da metodologia apresentada no texto 2 e no vídeo assistido em aula. Trata-se de uma perspectiva fortemente marcada pelas concepções construtivistas mais gerais. É um excelente exemplo de como o construtivismo foi adotado no ensino de ciências.)

Datei Leitura complementar 3

Construtivismo: uma teoria psicológica do aprendizado

(Ótimo texto que mostra as origens do construtivismo no trabalho de Piaget. Apresenta as ideias principais desta teoria.)

Datei Leitura Complementar 4

Uma perspectiva construtivista para o ensino aprendizado das ciências

(Este texto exemplifica uma pesquisa sobre compreensão de um fenômeno e um exemplo de formação de professores pela perspectiva construtivista. Trata-se de exemplos onde se notam claramente a preocupação com conhecimentos prévios, o processo de construção individual e coletivo da compreensão e, principalmente, a condução do professor, que não apresenta conhecimentos prontos e sempre procura induzir ou deixar emergir as conclusões dos alunos.)

ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA Link/URL Videoaula 1 - Conteúdos de Ensino: Conceituais, Procedimentais e Atitudinais


Link/URL Videoaula 2- Conteúdos Conceituais: fatos ou dados, conceitos e princípios


Datei slides das aulas



Datei Texto 5 - Por que os alunos não aprendem a Ciência que lhes é ensinada?

Pozo e Crespo, Capítulo 1 - Por que os alunos não aprende a Ciência que lhes é ensinada?, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Leia apenas das páginas 25 (As nova metas da educação científica) a 28.

Datei Texto 6 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual

Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Leia apenas da página 77 até a página 89.

Datei Roteiro de estudos para o texto 6

Este é um roteiro com questões para estudo do texto 6. Você não precisa responder e entregar estas questões. Elas servem apenas para orientar a leitura, focalizando os pontos principais.

Avaliação Individual 2 Datei questão a ser respondida
Semana 6 (21/05) Link/URL Aula - Parte 1

Diferença entre EPISTEMOLOGIA e ONTOLOGIA

Link/URL Aula - parte 2

Dados, fatos e conceitos presentes num texto didático sobre reações químicas.

Datei Identificação dos fatos/dados



Datei Identificação dos conceitos
Datei Leitura Complementar 1

Pressupostos epistemológicos para uma metodologia de ensino de química: mudança conceitual e perfil epistemológico

Datei Capítulo 5: Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: para além da mudança conceitual
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA Datei Texto 9: Leitura do texto: Capítulo 4 - A aprendizagem dos conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual.

Leia da página 77 a 89. Este conteúdo envolve a aula apresentada on-line.

Link/URL Video-aula: Estratégias para priorizar a compreensão conceitual (Atividade de Estudo - At1-7)

Assista a esta video-aula como atividade de síntese para o tema Conteúdos Conceituais.

Assistir e marcar que assistiu é o suficiente para pontuar nesta atividade.

Semana 7 (28/05) Link/URL aula_parte 1
Link/URL aula_parte 2
Datei aula
Datei Resumo dos princípios fundamentais
Datei A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual

Parte da aula de hoje foi extraída da página 95 até 117.

ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA Datei Texto 10: O aprendizado a Química

Leia da página 138 a 145 e da 145 a 157.


Datei Guia de estudo
Semana 8 (04/06) Link/URL Aula - parte 1: A matéria como um sistema de interação entre partículas
Link/URL Aula - parte 2: A conservação de propriedades não observeaveis
Datei Aula



ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA Datei Texto 1: O aprendizado a Química

Leia da página 157 a 188.

O conteúdo das páginas 157 a 169 foram tratados na aula. Os conteúdos  das páginas 169 a 188 serão tratados na aula seguinte.


Avaliação Individual 3 Datei questão a ser respondida
Semana 9 (11/06) Link/URL aula
Datei Aula: Relações quantitativas
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA Datei Texto 11 - Capítulo 3: A aquisição de procedimentos; aprendendo a aprender e a fazer ciência

Leia das páginas 46 a 58 e 64 a 76.

Datei Guia de estudos
Semana 10 (18/06) Datei Aula - Parte 1: Outros Princípios químicos
Link/URL aula - parte 1
Link/URL aula - parte 2
Link/URL aula - parte 3
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA Datei Texto 12 - Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José machado - leitura obrigatória

  • Leia o texto dando especial atenção ao conteúdo das páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). 
  • Procure encontrar no texto os significados dos conceitos: interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Se puder, consulte outras fontes.

Avaliação Individual 4 Datei Una Revisión sobre las concepciones alternativas de los estudiantes con relación con el equilibrio químico



Datei quadro 2

Para ajudar, uma tradução do quadro 2 para o português á apresentada aqui Se precisar de ajuda com o espanhol das sugestões para o ensino, sugiro escrever a frase que não compreendeu no tradutor do Google.

Link/URL Orientações para esta avaliação. Aula apresentada em 2020
Semana 11 (25/06) Datei Aula
Link/URL aula - parte 1
Link/URL Aula - parte 2
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA Datei Texto 13 em pdf
Datei Texto 14: Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
Semana 12 (02/07) Link/URL Aula - parte 1
Datei 1-interdisciplinaridade
Datei 2-contextualizacao



Datei A formação do Cidadão e o ensino CTS - Ciência - Tecnologia e Sociedade

Capítulo do livro de onde foram retirados os quadros apresentados na aula: 

Wildson Luiz Pereira dos Santos e Roseli P. Schnetzler; Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 1. ed. Ijuí - RS: Editora Unijuí, 1997. 

Datei TRANSPORTE PARTICULAR X COLETIVO: INTERVENÇÃO CURRICULAR PAUTADA POR INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE

Um exemplo de abordagem CTS para um tópico de ensino.

Datei Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira.

Uma das revisões citadas no texto estudado.

Datei ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR

Um exemplo de abordagem CTS para um módulo completo de ensino.

ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA Datei Texto 14 - Abordagem de temas em sala de aula

 Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.

Leia apenas as 189 a 202. As páginas seguintes apresentam a atividade feita anteriormente.

(A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)

Semana 13 (16/07) Link/URL Aula - parte 1
Datei 1-aula-CTS
Link/URL Aula - parte 2
Datei 2-ensino por temas-1
Link/URL Aula - parte 3
Datei atividade CTS
Semana 14 (23/07) Link/URL Aula - parte 1
Datei Aula - parte 1
Link/URL 1o) VÍDEO 1
Link/URL 2o) VÍDEO 2

Assista apenas até o minuto 10.

Datei 3o) TEXTO

Deve ser lido na íntegra antes de voltarmos à aula.


Link/URL Aula - parte 2
Datei Aula - parte 2
Datei Texto 1

PCN+ Química (Parâmetros Curriculares Nacionais)


Datei Texto 2 - Leitura obrigatória

Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

Interessante das páginas 105-109 e as tabelas das páginas 113-115. 

Datei Texto 3

Trechos do PCN e OCN. Competências do PCN e Conteúdos do OCN.

Semana 15 (30/07) Datei Aula
Datei Texto 15

Pozo e Crespo, Capítulo 2 - Mudando as atitudes dos alunos perante a Ciência, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Datei Roteiro para estudo do texto 15

Questões que ajudam a leitura e reflexão sobre o texto.

Leituras Complementares Datei Do conhecimento cotidiano para o conhecimento científico: para além da mudança conceitual

Acrescento aqui outro capítulo do livro "A aprendizagem e o ensino de Ciências" que retoma temas tratados na disciplina.

Propostas de Ensino de Química Datei texto
Verzeichnis ChemStudy _ Química uma ciência experimental
Datei CBA _Chemical Bond Approach
Datei Unidades Modulares de Química _ 1987
Datei Interações e Transformações _ GEPEQ_ 1994
Datei Resumo dos momentos pedagógicos