Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Todos os nossos encontros remotos serão neste link. |
||
Material Extra: Tópicos sobre Aprendizagem | Site desenvolvido e mantido pro Amanda Costa que aborda vários teóricos da Filosofia, Psicologia e Psicanálise. Serve como uma boa revisão do que foi visto na Introdução ao Ensino de Química. Vale a pena conferir! Sugiro conhecer na aba Psicologia (Behaviorismo, Cognitivismo, Jean Piaget e Vygostisky) e n a aba Filosofia (Empirismo e Racionalismo). |
|
Ciência natural: os pressupostos filosóficos Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun. |
||
Em que consiste o conhecimento científico? Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. |
||
Contribuições da psicologia do Aprendizado Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002 Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências. |
||
As abordagens do processo ensino-aprendizagem |
||
Semana 1 (16/04) | Funcionamento da disciplina |
|
Funcionamento do e-Disciplinas |
||
Conteúdo da disciplina; revisão dos conceitos principais da Introdução ao Ensino de Química; Visão histórica das ideias sobre o Ensino de Ciências. |
||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Carmen Fernandez e Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Química Nova na Escola, 24, p. 20 a 24, 2006. Guia de Estudos: 1) Leia o texto anotando no mesmo todas as concepções alternativas apresentadas. Sugiro que baixe o pdf em seu computador e sublinhe as concepções alternativas utilizando um editor de pdf como, p. ex., o Adobe Reader. Você verá que ficará mais fácil executar a tarefa a seguir. |
|
Texto de Fernando Bastos, Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência) Leia apenas da página 16 (Ideias alternativas...) até a página 20. |
||
Texto de Renato Eugênio da Silva Diniz; Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência) Leia o texto apenas da página 27 a 29. |
||
Semana 2 (23/04) | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Também disponível neste link. |
|
Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95. |
||
Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química: Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula. |
||
Semana 3 (30/04) | ||
Semana 4 (07/05) | ||
Posner et. al., Acomodação de uma Concepção Científica: em direção a uma Teoria de Mudança Conceitual. Artigo definidor do EMC |
||
Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? |
||
Juan Delval, Hoy todos son constructivistas. Ótimo artigo apontando claramente o que é construtivismo e os erros mais comuns quando se fala dest perspectiva. |
||
Piaget para Químicos - original de Dudley Herron (1975) que influenciou uma linha de pensamento sobro as dificuldades do aprendizado em Química baseada nas ideia de estágios de desenvolvimento de Piaget. |
||
Piaget para Químicos reumido |
||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA SEMANA | Leia o texto antes da aula. Este texto relata uma aula de Física no nível equivalente ao nosso Ensino Médio baseada em pressupostos construtivistas. Para ajudar na leitura do texto, há uma série de questões no arquivo a seguir. Tente localizar no texto a resposta para essas questões. |
|
Semana 5 (14/05) | ||
ATIVIDADE DE SÍNTESE | Um vídeo que mostra a introdução de ideias construtivista no ensino de Física para crianças. Realizado pelo LAPEF, Faculdade de Educação da USP, sob a coordenação da Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho. Assista ao Vídeo e, ao final, preencha a tarefa abaixo, listando quais princípios do construtivismo discutido na aula e nos materiais lidos, você identificou no vídeo. |
|
Laburu e Carvalho, Situando o construtivismo no ambiente da educação científica. Possíveis dúvidas e observações que julgar pertinentes coloque no Fórum abaixo. |
||
Catherine Twomey Fosnot, Construtivismo: uma teoria psicológica da aprendizagem, In: Catherine Twomey Fosnot (Org.), Construtivismo e Educação: Teoria, perspectivas e Práticas, Lisboa: Instituto Piaget, 1999. |
||
Alguns pressupostos sobre o ensino e aprendizagem nas ciências. (Este texto apresenta os pressupostos teóricos que levaram ao desenvolvimento da metodologia apresentada no texto 2 e no vídeo assistido em aula. Trata-se de uma perspectiva fortemente marcada pelas concepções construtivistas mais gerais. É um excelente exemplo de como o construtivismo foi adotado no ensino de ciências.) |
||
Construtivismo: uma teoria psicológica do aprendizado (Ótimo texto que mostra as origens do construtivismo no trabalho de Piaget. Apresenta as ideias principais desta teoria.) |
||
Uma perspectiva construtivista para o ensino aprendizado das ciências (Este texto exemplifica uma pesquisa sobre compreensão de um fenômeno e um exemplo de formação de professores pela perspectiva construtivista. Trata-se de exemplos onde se notam claramente a preocupação com conhecimentos prévios, o processo de construção individual e coletivo da compreensão e, principalmente, a condução do professor, que não apresenta conhecimentos prontos e sempre procura induzir ou deixar emergir as conclusões dos alunos.) |
||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | ||
Pozo e Crespo, Capítulo 1 - Por que os alunos não aprende a Ciência que lhes é ensinada?, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas das páginas 25 (As nova metas da educação científica) a 28. |
||
Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas da página 77 até a página 89. |
||
Este é um roteiro com questões para estudo do texto 6. Você não precisa responder e entregar estas questões. Elas servem apenas para orientar a leitura, focalizando os pontos principais. |
||
Avaliação Individual 2 | ||
Semana 6 (21/05) | Diferença entre EPISTEMOLOGIA e ONTOLOGIA |
|
Dados, fatos e conceitos presentes num texto didático sobre reações químicas. |
||
Pressupostos epistemológicos para uma metodologia de ensino de química: mudança conceitual e perfil epistemológico |
||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Leia da página 77 a 89. Este conteúdo envolve a aula apresentada on-line. |
|
Assista a esta video-aula como atividade de síntese para o tema Conteúdos Conceituais. Assistir e marcar que assistiu é o suficiente para pontuar nesta atividade. |
||
Semana 7 (28/05) | ||
Parte da aula de hoje foi extraída da página 95 até 117. |
||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Leia da página 138 a 145 e da 145 a 157. |
|
Semana 8 (04/06) | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Leia da página 157 a 188. O conteúdo das páginas 157 a 169 foram tratados na aula. Os conteúdos das páginas 169 a 188 serão tratados na aula seguinte. |
|
Avaliação Individual 3 | ||
Semana 9 (11/06) | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Leia das páginas 46 a 58 e 64 a 76. |
|
Semana 10 (18/06) | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA |
|
|
Avaliação Individual 4 | ||
Para ajudar, uma tradução do quadro 2 para o português á apresentada aqui Se precisar de ajuda com o espanhol das sugestões para o ensino, sugiro escrever a frase que não compreendeu no tradutor do Google. |
||
Semana 11 (25/06) | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | ||
Semana 12 (02/07) | ||
Capítulo do livro de onde foram retirados os quadros apresentados na aula: Wildson Luiz Pereira dos Santos e Roseli P. Schnetzler; Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 1. ed. Ijuí - RS: Editora Unijuí, 1997. |
||
Um exemplo de abordagem CTS para um tópico de ensino. |
||
Uma das revisões citadas no texto estudado. |
||
Um exemplo de abordagem CTS para um módulo completo de ensino. |
||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002. Leia apenas as 189 a 202. As páginas seguintes apresentam a atividade feita anteriormente. (A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.) |
|
Semana 13 (16/07) | ||
Semana 14 (23/07) | ||
Assista apenas até o minuto 10. |
||
Deve ser lido na íntegra antes de voltarmos à aula. |
||
PCN+ Química (Parâmetros Curriculares Nacionais) |
||
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Interessante das páginas 105-109 e as tabelas das páginas 113-115. |
||
Trechos do PCN e OCN. Competências do PCN e Conteúdos do OCN. |
||
Semana 15 (30/07) | ||
Pozo e Crespo, Capítulo 2 - Mudando as atitudes dos alunos perante a Ciência, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. |
||
Questões que ajudam a leitura e reflexão sobre o texto. |
||
Leituras Complementares | Acrescento aqui outro capítulo do livro "A aprendizagem e o ensino de Ciências" que retoma temas tratados na disciplina. |
|
Propostas de Ensino de Química | ||