Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Link para as aulas remotas | Todos os nossos encontros remotos serão neste link. |
|
Dinâmica de Estudos e Critérios de Avaliação | ||
Material Extra: Tópicos sobre Aprendizagem | Introdução aos estudos da aprendizagem | Site desenvolvido e mantido pro Amanda Costa que aborda vários teóricos da Filosofia, Psicologia e Psicanálise. Serve como uma boa revisão do que foi visto na Introdução ao Ensino de Química. Vale a pena conferir! Sugiro conhecer na aba Psicologia (Behaviorismo, Cognitivismo, Jean Piaget e Vygostisky) e n a aba Filosofia (Empirismo e Racionalismo). |
Sobre concepções de ciência | Ciência natural: os pressupostos filosóficos Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun. |
|
Sobre concepções de ciência | Em que consiste o conhecimento científico? Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. |
|
Psicologia do aprendizado | Contribuições da psicologia do Aprendizado Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002 Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências. |
|
Sobre Piaget | ||
Sobre Ausubel | ||
Sobre Vigtoski | ||
Sobre concepções de ensino | As abordagens do processo ensino-aprendizagem |
|
Semana 1 (16/04) | Aula 1 - parte 1 | Funcionamento da disciplina |
Aula1- parte2 | Funcionamento do e-Disciplinas |
|
Aula 1 - parte 3 | Conteúdo da disciplina; revisão dos conceitos principais da Introdução ao Ensino de Química; Visão histórica das ideias sobre o Ensino de Ciências. |
|
slides parte 1 | ||
slides parte 3 | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Texto 1 - Concepções dos estudantes sobre ligações químicas | Carmen Fernandez e Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Química Nova na Escola, 24, p. 20 a 24, 2006. Guia de Estudos: 1) Leia o texto anotando no mesmo todas as concepções alternativas apresentadas. Sugiro que baixe o pdf em seu computador e sublinhe as concepções alternativas utilizando um editor de pdf como, p. ex., o Adobe Reader. Você verá que ficará mais fácil executar a tarefa a seguir. |
Texto 2 - Construtivismo e Ensino de Ciências | Texto de Fernando Bastos, Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência) Leia apenas da página 16 (Ideias alternativas...) até a página 20. |
|
Texto 3 - Concepções e práticas pedagógicas do professor de Ciências | Texto de Renato Eugênio da Silva Diniz; Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência) Leia o texto apenas da página 27 a 29. |
|
Semana 2 (23/04) | Aula online | |
slides utilizados na aula | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Videoaula 1 -As origens das Concepções alternativas. | Também disponível neste link. |
Slides da aula | ||
Texto 4 - A origem das Concepções alternativas | Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95. |
|
Leitura Complementar 1 | Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química: Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula. |
|
Semana 3 (30/04) | Aula síncrona - Como trabalhar com concepções alternativas | |
slides da aula | ||
Semana 4 (07/05) | Aula Síncrona 4 - parte 1 - Discussão sobre princípios do Construtivismo | |
Aula Síncrona 4 - Parte 2 - Construtivismo | ||
aula | ||
Leitura Complementar 1 | Posner et. al., Acomodação de uma Concepção Científica: em direção a uma Teoria de Mudança Conceitual. Artigo definidor do EMC |
|
Leitura Complementar 2 | Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? |
|
Leitura complementar 3 | Juan Delval, Hoy todos son constructivistas. Ótimo artigo apontando claramente o que é construtivismo e os erros mais comuns quando se fala dest perspectiva. |
|
Leitura Complementar 4 | Piaget para Químicos - original de Dudley Herron (1975) que influenciou uma linha de pensamento sobro as dificuldades do aprendizado em Química baseada nas ideia de estágios de desenvolvimento de Piaget. |
|
Leitura Complementar 5 | Piaget para Químicos reumido |
|
ESTUDO PARA A PRÓXIMA SEMANA | Texto 7: O Ensino da Física Elementar a Alunos de Liceu | Leia o texto antes da aula. Este texto relata uma aula de Física no nível equivalente ao nosso Ensino Médio baseada em pressupostos construtivistas. Para ajudar na leitura do texto, há uma série de questões no arquivo a seguir. Tente localizar no texto a resposta para essas questões. |
Questões orientadoras para a leitura do texto 7 | ||
Semana 5 (14/05) | Aula 5 - parte 1 - Influências do construtivismo no ensino de ciências | |
Aula 5- parte 2 - Discussão sobre uma aula de Física construtivista | ||
Aula: Construtivismo 2 | ||
ATIVIDADE DE SÍNTESE | Aplicação do Construtivismo no Ensino de Ciências (At2-7) | Um vídeo que mostra a introdução de ideias construtivista no ensino de Física para crianças. Realizado pelo LAPEF, Faculdade de Educação da USP, sob a coordenação da Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho. Assista ao Vídeo e, ao final, preencha a tarefa abaixo, listando quais princípios do construtivismo discutido na aula e nos materiais lidos, você identificou no vídeo. |
Texto 8: Leitura Final Obrigatória (At2-8) | Laburu e Carvalho, Situando o construtivismo no ambiente da educação científica. Possíveis dúvidas e observações que julgar pertinentes coloque no Fórum abaixo. |
|
Leitura Complementar 1 | Catherine Twomey Fosnot, Construtivismo: uma teoria psicológica da aprendizagem, In: Catherine Twomey Fosnot (Org.), Construtivismo e Educação: Teoria, perspectivas e Práticas, Lisboa: Instituto Piaget, 1999. |
|
Leitura complementar 2 | Alguns pressupostos sobre o ensino e aprendizagem nas ciências. (Este texto apresenta os pressupostos teóricos que levaram ao desenvolvimento da metodologia apresentada no texto 2 e no vídeo assistido em aula. Trata-se de uma perspectiva fortemente marcada pelas concepções construtivistas mais gerais. É um excelente exemplo de como o construtivismo foi adotado no ensino de ciências.) |
|
Leitura complementar 3 | Construtivismo: uma teoria psicológica do aprendizado (Ótimo texto que mostra as origens do construtivismo no trabalho de Piaget. Apresenta as ideias principais desta teoria.) |
|
Leitura Complementar 4 | Uma perspectiva construtivista para o ensino aprendizado das ciências (Este texto exemplifica uma pesquisa sobre compreensão de um fenômeno e um exemplo de formação de professores pela perspectiva construtivista. Trata-se de exemplos onde se notam claramente a preocupação com conhecimentos prévios, o processo de construção individual e coletivo da compreensão e, principalmente, a condução do professor, que não apresenta conhecimentos prontos e sempre procura induzir ou deixar emergir as conclusões dos alunos.) |
|
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Videoaula 1 - Conteúdos de Ensino: Conceituais, Procedimentais e Atitudinais | |
Videoaula 2- Conteúdos Conceituais: fatos ou dados, conceitos e princípios | ||
slides das aulas | ||
Texto 5 - Por que os alunos não aprendem a Ciência que lhes é ensinada? | Pozo e Crespo, Capítulo 1 - Por que os alunos não aprende a Ciência que lhes é ensinada?, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas das páginas 25 (As nova metas da educação científica) a 28. |
|
Texto 6 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual | Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas da página 77 até a página 89. |
|
Roteiro de estudos para o texto 6 | Este é um roteiro com questões para estudo do texto 6. Você não precisa responder e entregar estas questões. Elas servem apenas para orientar a leitura, focalizando os pontos principais. |
|
Avaliação Individual 2 | questão a ser respondida | |
Semana 6 (21/05) | Aula - Parte 1 | Diferença entre EPISTEMOLOGIA e ONTOLOGIA |
Aula - parte 2 | Dados, fatos e conceitos presentes num texto didático sobre reações químicas. |
|
Identificação dos fatos/dados | ||
Identificação dos conceitos | ||
Leitura Complementar 1 | Pressupostos epistemológicos para uma metodologia de ensino de química: mudança conceitual e perfil epistemológico |
|
Capítulo 5: Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: para além da mudança conceitual | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Texto 9: Leitura do texto: Capítulo 4 - A aprendizagem dos conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual. | Leia da página 77 a 89. Este conteúdo envolve a aula apresentada on-line. |
Video-aula: Estratégias para priorizar a compreensão conceitual (Atividade de Estudo - At1-7) | Assista a esta video-aula como atividade de síntese para o tema Conteúdos Conceituais. Assistir e marcar que assistiu é o suficiente para pontuar nesta atividade. |
|
Semana 7 (28/05) | aula_parte 1 | |
aula_parte 2 | ||
aula | ||
Resumo dos princípios fundamentais | ||
A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual | Parte da aula de hoje foi extraída da página 95 até 117. |
|
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Texto 10: O aprendizado a Química | Leia da página 138 a 145 e da 145 a 157. |
Guia de estudo | ||
Semana 8 (04/06) | Aula - parte 1: A matéria como um sistema de interação entre partículas | |
Aula - parte 2: A conservação de propriedades não observeaveis | ||
Aula | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Texto 1: O aprendizado a Química | Leia da página 157 a 188. O conteúdo das páginas 157 a 169 foram tratados na aula. Os conteúdos das páginas 169 a 188 serão tratados na aula seguinte. |
Avaliação Individual 3 | questão a ser respondida | |
Semana 9 (11/06) | aula | |
Aula: Relações quantitativas | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Texto 11 - Capítulo 3: A aquisição de procedimentos; aprendendo a aprender e a fazer ciência | Leia das páginas 46 a 58 e 64 a 76. |
Guia de estudos | ||
Semana 10 (18/06) | Aula - Parte 1: Outros Princípios químicos | |
aula - parte 1 | ||
aula - parte 2 | ||
aula - parte 3 | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Texto 12 - Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José machado - leitura obrigatória |
|
Avaliação Individual 4 | Una Revisión sobre las concepciones alternativas de los estudiantes con relación con el equilibrio químico | |
quadro 2 | Para ajudar, uma tradução do quadro 2 para o português á apresentada aqui Se precisar de ajuda com o espanhol das sugestões para o ensino, sugiro escrever a frase que não compreendeu no tradutor do Google. |
|
Orientações para esta avaliação. Aula apresentada em 2020 | ||
Semana 11 (25/06) | Aula | |
aula - parte 1 | ||
Aula - parte 2 | ||
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Texto 13 em pdf | |
Texto 14: Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar | ||
Semana 12 (02/07) | Aula - parte 1 | |
1-interdisciplinaridade | ||
2-contextualizacao | ||
A formação do Cidadão e o ensino CTS - Ciência - Tecnologia e Sociedade | Capítulo do livro de onde foram retirados os quadros apresentados na aula: Wildson Luiz Pereira dos Santos e Roseli P. Schnetzler; Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 1. ed. Ijuí - RS: Editora Unijuí, 1997. |
|
TRANSPORTE PARTICULAR X COLETIVO: INTERVENÇÃO CURRICULAR PAUTADA POR INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE | Um exemplo de abordagem CTS para um tópico de ensino. |
|
Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. | Uma das revisões citadas no texto estudado. |
|
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR | Um exemplo de abordagem CTS para um módulo completo de ensino. |
|
ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA | Texto 14 - Abordagem de temas em sala de aula | Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002. Leia apenas as 189 a 202. As páginas seguintes apresentam a atividade feita anteriormente. (A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.) |
Semana 13 (16/07) | Aula - parte 1 | |
1-aula-CTS | ||
Aula - parte 2 | ||
2-ensino por temas-1 | ||
Aula - parte 3 | ||
atividade CTS | ||
Semana 14 (23/07) | Aula - parte 1 | |
Aula - parte 1 | ||
1o) VÍDEO 1 | ||
2o) VÍDEO 2 | Assista apenas até o minuto 10. |
|
3o) TEXTO | Deve ser lido na íntegra antes de voltarmos à aula. |
|
Aula - parte 2 | ||
Aula - parte 2 | ||
Texto 1 | PCN+ Química (Parâmetros Curriculares Nacionais) |
|
Texto 2 - Leitura obrigatória | Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Interessante das páginas 105-109 e as tabelas das páginas 113-115. |
|
Texto 3 | Trechos do PCN e OCN. Competências do PCN e Conteúdos do OCN. |
|
Semana 15 (30/07) | Aula | |
Texto 15 | Pozo e Crespo, Capítulo 2 - Mudando as atitudes dos alunos perante a Ciência, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. |
|
Roteiro para estudo do texto 15 | Questões que ajudam a leitura e reflexão sobre o texto. |
|
Leituras Complementares | Do conhecimento cotidiano para o conhecimento científico: para além da mudança conceitual | Acrescento aqui outro capítulo do livro "A aprendizagem e o ensino de Ciências" que retoma temas tratados na disciplina. |
Propostas de Ensino de Química | texto | |
ChemStudy _ Química uma ciência experimental | ||
CBA _Chemical Bond Approach | ||
Unidades Modulares de Química _ 1987 | ||
Interações e Transformações _ GEPEQ_ 1994 | ||
Resumo dos momentos pedagógicos |