Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Para esclarecimento da comunidade FEUSP (importante) | Prezados, Indico a leitura deste importante documento. Abs. Bruno. |
|
carta ao MCTIC | Prezados, Outro assunto de máxima importância é o corte de recursos para a Ciência e Tecnologia no Brasil, imposta por este governo golpista e impopular. Por favor, leiam e divulguem. |
|
Programa de curso: turmas de 4a e 5a feira | EDF 120 turma 03 4a feira | |
EDF 120 Turma 31 5a feira | Prezados estudantes, Seguem em anexo dois documentos: os programas/cronogramas de curso (e bibliografia) da disciplina EDF 120 História da Educação II. Cada um serve a uma das turmas, pois contém as datas de realização dos encontros, embora a sequência seja inteiramente igual. Tenham sempre o respectivo programa em mãos, impresso ou em dispositivos móveis para acompanhar o desenvolvimento do curso. Neste semestre, considerando a necessidade de evitar desperdício de recursos da faculdade, bem como de papel, não entregarei cópias impressas destes programas. Na aula de hoje, farei a projeção deles no data-show, para que acompanhem. Outra coisa: contem com a duração desta primeira aula (dia 2; dia 3) até o horário costumeiro (por volta das 10:30), pois já teremos abordagem de conteúdo (ação educativa dos jesuítas). Quem quiser e puder se adiantar, pode assistir ao vídeo que postei no ambiente, com um eminente professor português. Abraços, Bruno |
|
Vídeo Aula sobre Jesuítas e Educação | Diálogo sobre a conversão do gentio | Diálogo de Manuel da Nóbrega, utilizado como documento histórico em nossa aula sobre a ação educativa dos jesuítas na América Portuguesa. |
trecho de entrevista de Maria Lígia Prado, para reflexão | Em seu livro Contrapunto cubano del tabaco y del azúcar, publicado em 1940, Ortiz [1881-1969], ao pensar a cultura cubana, acaba por cunhar esse conceito de transculturação, depois apropriado por muitos críticos literários, antropólogos e historiadores. O conceito carrega uma ideia, com a qual eu concordo, muito importante para se pensar a América Latina. Durante muito tempo se afirmou que a cultura europeia foi imposta a nós, aos povos que aqui viviam antes dos europeus chegarem e, depois, a aqueles que viviam nas colônias. A cultura europeia teria sido transposta e imposta aqui. O que sobrou teria sido apenas a aceitação. O resultado dessa aceitação seria a cópia. Ortiz disse que não se pode pensar – e ele está falando de Cuba – em uma simples imposição de fora para dentro, mesmo em uma sociedade estruturada em torno da escravidão. Na visão dele, aqui e lá se criou uma cultura muito particular e os europeus não ficaram imunes ao meio em que viviam, incluindo a cultura africana. É uma via de mão dupla. Há uma questão de poder e a Europa ganhou a língua, a religião, mas é preciso entender essas relações que se dão em todos os níveis, como ele diz, desde o econômico até o sexual. Aquilo que se estuda naquele ambiente societário é uma transculturação, sofre mutações e é repensado. Do meu ponto de vista é algo que segue fazendo sentido. (Maria Ligia Prado, 2017). |
|
Reformas Pombalinas | Reformas pombalinas (anexo) | Em anexo, documento sobre aulas régias em Pernambuco no século XVIII. In: CARVALHO, L. R. |
texto-base | Prezados, Segue em anexo cópia PDF do texto-base para a aula da próxima semana (Pombalismo). |
|
artigo adicional para o tema do Pombalismo | Prezados estudantes, Segue aqui um texto curto e bem interessante sobre a secularização da escola, por Pombal, de que tratamos na última aula. Aproveito para avisar que o link para o texto on line "Rico aprende em casa" não está mais disponível. Como não tenho cópia digital que possa disponibilizar, restará o recurso ao xerox. Mas o texto é bem curto, e não custará caro. Abraços, Bruno |
|
Texto para aulas 13-14/09 em PDF | texto aula 13-14 setembro | Em anexo, cópia em PDF do texto de aula. Bruno. |
JECA TATUZINHO | Revista Jeca Tatuzinho | Para trabalho em grupo, a ser realizado em sala. |
Artigo sobre M. Lobato e o Jeca Tatu | Estudantes, Segue link para artigo sobre Monteiro Lobato e seu personagem, Jeca Tatu. Usaremos em aula. Abraços, Bruno. |
|
Educação no Império (documento e texto-base) | Educação no Império (elite). Anexo | Recortes de jornais do século XIX |
Texto Rico aprende em casa | Bom dia, Consegui hoje uma cópia digital do texto Rico aprende em casa, de Maria Celi Vasconcelos, para nossa próxima aula. O texto de Ina Von Binzen já está no xerox. Mas este que anexei é o mais fundamental; o outro leremos juntos em sala. Não se esqueçam de levar a página com os anúncios de jornais, que estão neste mesmo tópico do STOA, pois trabalharemos em sala com ele. Abraços e até, Bruno. |
|
Vídeo Prof. Jorge Coli, sobre artes plásticas (para aulas sobre Império) | Vídeo: Jorge Coli | Para as aulas sobre o Império Brasileiro, assistam. Abraços, Bruno. |
Sobre o patriarcalismo brasileiro | artigo sobre patriarcado brasileiro, com visada para questões de gênero | Estudantes, Segue um artigo interessante, que diz respeito ao conteúdo que estudamos sobre o século XIX. Abraços, Bruno. |
A Escola e a República | A escola e a república | Texto-base da aula sobre Educação e Civismo/ABE. |
PPT Veiga (aula 13/9) | PPT Veiga | |
A Educação dos negros (20/9) | TEXTO BASE. FONSECA | |
Documento histórico | Aula 20/9 PÁGINA 1 - 4 |
|
Video sobre a Faculdade de Direito | vídeo sobre a Faculdade de Direito | Vídeo sobre a Faculdade de Direito, que veremos na aula de hoje. Abraços, Bruno. |
Video-aula sobre Colégio Pedro II | Vídeo aula sobre Colégio Pedro II | Para as aulas de 27-28/9. Abraços, Bruno. |
Todo o material para o seminário do Prof. Ivanilson | Material para seminário do Prof. Ivanilson (4-5/10) | estudantes, Seguem em anexo os documentos de leitura e porte obrigatório no seminário do Prof. Dr. Ivanilson B. da Silva, que será realizado em nosso curso EDF 120. Abraços |
artigo do Prof. Dr. Ivanilson, para seminário | Estudantes, Segue o artigo para leitura. Bruno. |
|
Documento leitura | Estudantes, Documento histórico sobre Maçonaria em SP. Abraços, Bruno. |
|
Exposição interessante! | Exposição sobre ditadura A.L. | Pessoal, Importante exposição no Museu da Resistência. Conferir. PS: fui à Exposição do Di Cavalcanti, na PInacoteca, e recomendo a todos! Abraços |
método intuitivo | Artigo sobre MÉTODO INTUITIVO | Estudantes, Atendendo a pedidos, segue em anexo um artigo acadêmico sobre o método intuitivo, assunto desta semana em nosso curso. Abraços |
Tópico 18 | VI Encontro do Grupo de Pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira | Estudantes, Em anexo, convite para participação na conferência de abertura do VI Encontro do Grupo de Pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações, que coordeno. Em breve, informarei a programação completa dos dias 7 e 8 (matutino e vespertino), com as mesas redondas. Não é preciso fazer inscrição antecipada, e será conferido certificado a quem cumprir até metade das horas. Para quem tem interesse em História da Educação e para quem deseja prestigiar. Obrigado e abraços, Bruno. |
Tópico 19 | Diversidade e poder | Cartaz, referente à dica que na semana passada deixei nos recados. Abraços |
Seminário "A Universidade de São Paulo" | Texto base: Celeste Filho "Os primórdios da USP" | |
Documento histórico: Relatório do prof. Luigi Fantappiè | ||
Vídeo: "A história da USP" | ||
Tópico 21 | vídeo | Vídeo aula sobre República Velha. Para a nossa aula de 23/11, veremos a parte final (a partir de 20'46"), apenas para relembrar a Revolução de 1930. |