Semana | Nome | Descrição |
---|---|---|
Quadro com 100 Recursos Digitais | Quadro com 100 Recursos Digitais |
|
Guia Tutorial Moodle | Apresenta todas as especificações do ambiente virtual Moodle, sseus recursos, espaços e principais funcionalidades. |
|
Mini Biografia | Recurso disponível para apresentação dos dados principais dos estudantes. Preencher online e depois enviar para Envio das Mini Biografias. |
|
Cadernos Eletrônicos | Apresenta 10 Cadernos Eletrônicos para aprendizagem a distância pelos estudantes que desejarem rever sua fluência digital. |
|
Portal do Professor | Portal do Professor MEC |
|
Banco Nacional de Teses e Dissertações | Banco Nacional de Teses e Dissertações |
|
Periódicos Internacionais FEUSP | Periódicos Internacionais FEUSP |
|
Horizon Report 2011 | Relatório que examina os impactos nos próximos anos das tecnologias no mundo. |
|
Horizon Report 2012 | Horizon Report 2012 |
|
Horizon Report 2013 | Horizon Report 2013 |
|
Quadro Grupos - Relatórios-Síntese | Quadro com data e grupos para realização dos Relatórios-Síntese das aulas. |
|
Quadro Final Frequência/Atividades2013 | Quadro Final Frequência/Atividades 2013 |
|
AULA 1 - 12/março/2013 | Aprendendo para mudar, mudando para aprender! | Vídeo sobre as possibilidades de aprendizagem com tecnologias digitais na sala de aula. |
Você não pode ser meu professor??? | Ótica de um aluno sobre os professores do Século XXI |
|
Quadro com os princípios de aprendizagem em diferentes abordagens | Quadro com os princípios de aprendizagem em diferentes abordagens |
|
Relatório Síntese Aula 01 - 12/03/2013 | Relatório Síntese Aula 01 - 12/03/2013 |
|
Aula 2 - 19/março/2013 | Design Instrucional e Teorias de Aprendizagem | DISEÑO INSTRUCCIONAL Y TEORÍA DEL APRENDIZAJE |
Pesquisa TIC e Escolas Brasileiras | Relatório da Pesquisa TIC nas escolas brasileiras. |
|
Filatro & Piconez - Ambientes Virtuais | Filatro & Piconez - Ambientes Virtuais |
|
Relatório-Síntese Aula 2 - 19/03/2013 | Apresenta as principais atividades da Aula 2 do dia 19 de março de 2013. |
|
Aula 3 - 26/março/2013 | Seminário - Ambientes Virtuais de Aprendizagem | Texto para Seminário da Aula 3 - 26/03/2013 sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
Os 100 recursos digitiais mais utilizados | Os 100 recursos digitiais mais utilizados |
|
Ambientes Virtuais, Letramento Digital e convergência de mídias | Ambientes Virtuais, Letramento Digital e convergência de mídias |
|
Relatório-Síntese Aula 03 - 26/03/2013 | Relatório-Síntese Aula 03 (26/03/2013) |
|
10 Million Uploads: Our Favorites | 10 Million Uploads: Our Favoriteshttp://disciplinas.stoa.usp.br/course/modedit.php?add=url&type=&course=1291§ion=3&return=0&sr=0 Postado nas aulas passadas da disciplina que discutem ferramentas para ensio e aprendizagem. Este slideshare amplia a relação. |
|
Aula 4 - 02/abril/2013 | Tecnologias Na Sala de Aula - Parte I | Fundamentos e justificativas para o uso das TDIC na sala de aula ou em cursos online. |
Aprender a Programar - Visão de um aluno | Aprender a Programar - Visão de um aluno |
|
Teorias de Aprendizagem | Teorias de Aprendizagem |
|
Conectivismo | Conectivismo - Teoria do Siemens |
|
Abordagens Teóricas sobre Aprendizagem (Categorizadas) | Abordagens Teóricas sobre Aprendizagem |
|
Ambientes Virtuais e a Aprendizagem (Valentini & Soares) | E-Book sobre Ambientes Virtuais |
|
Relatório-Síntese Aula 04 | Relatório-Síntese Aula 04 |
|
Aula 5 - 09/abril/2013 | E-Book Educação e Tecnologias | E-book Educação e Tecnologias para leituras complementares às leituras recomendadas no curso. |
Livros sobre EaD e TDIC | Esta home contém livros sobre estudos de EaD e uso das tecnologias de forma geral. Postei como atendimento colaborativo a pedidos de colegas interessados na área. |
|
Guia Moodle para Docentes | Quadro que apresenta as principais caracterísiticas das ferramentas existents no Moodle. |
|
Relatório-Síntese Aula 05 | Relatório-Síntese Aula 05 |
|
Aula 06 - 16/04/2013 | Competências do Aluno Virtual | Competências do Aluno Virtual |
Tecnologias e o Contexto Educativo | Apresentação animada sobre os principais aspectos da inserção das tecnologias em contexto educativo. |
|
Site REA Brasil | Site Oficial do REA Brasil. |
|
Open Educational Resources in Brazil | Estado da Arte sobre os desafios do desenvolvimento de projetos de Recursos Educacionais Abertos no Brasil . Publicação da UNESCO - Institute for Information in Education (IITE) de Andreia I dos Santos, 2011. |
|
Relatório-Síntese Aula 06 | Relatório-Síntese Aula 06 |
|
Aula 07 - 23/04/2013 | Letramento Digital e Informacional | Digital Literacy - UNESCO |
A escrita WEB | Franco expõe todas as caracterísitic as da escrita na web. |
|
Apresentação WIKI REA | Apresentação WIKI REA |
|
Aula 08 - 30/04/2013 | Moodle e estudos de caso | Pesquisas sobre o uso diversificado do Moodle enquanto plataforma virtual de ensino. |
Índice Ajuda Ambiente Virtual Moodle | Inclui links para esclarecimentos sobre o Ambiente Virtual Moodle. |
|
Relatório-Síntese Aula 07 | Contem atividades realizadas na aula de 23 de abril de 2013. |
|
STEA - Sistema Transversal de Ensino e de Aprendizagem | O Sistema Transversal de Ensino-Aprendizagem é uma sistemática de planejamento dos episódios-aula criado pela profa. dra. Stela C b Piconez para formação de professores. |
|
CHAT - Diálogo Virtual- 07/05/2013 | TURMA A - 18h45 às 19h30 | Este grupo fará inicialmente o papel de Grupo Verbalizador neste horárfio previsto. No segundo horário fará parte do Grupo Observador. |
TURMA B - 19h35 às 20h30 | Esta turma fará parte do Grupo Observador no primeiro horário do chat. Na sequência serão os membros do Grupo Verbalizador e os da Turma A passarão a ser membros do Grupo Observador. |
|
Relatório-Síntese - Aula 08 - 30/04/2013 | Relatório-Síntese - Aula 08 - 30/04/2013 |
|
Perspectivas Pedagógicas - Fórum | Excerto de estudo sobre as interfaces do Moodle de Lynn Alves. |
|
Tecnologias e o Contexto Educativo | Apresentação animada sobre os principais aspectos da inserção das tecnologias em contexto educativo. |
|
Banco Colaborativo de Recurso/Ferramentas web | Banco Colaborativo de Recurso/Ferramentas web |
|
Educação, Formação & Tecnologias | Educação, Formação & Tecnologias |
|
EaD: abordagem metodológica/didática em Ambientes Virtuais | Amarilla Filho, P. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais |
|
Aula 09 - 14/05/2013 | Visão dos Professores do Século XXI | Vídeo destaca as principais tarefas e desafios dos professores no Século XXI. |
Khan Academy | Informações importantes para professores. Vale a pena conferir. |
|
E-Book sobre REA | E-book sobre REA para complementação da discussão iniciada pelo seminário da aula anterior. |
|
Leitura Complementar - Teorias de Aprendizagem | Leitura Comlementar para quem deseja defini um quadro teórico de horizonte interpretativo para suas pesquisas. |
|
Formação de Professores e os REA | PICONEZ, SCB e NAKASHIMA, RHR - Capítulo 13. Formação permanente de educadores, REA e integração dos conhecimentos |
|
Relatório-Síntese - Aula 9 - 14/05/2013 | Relatório-Síntese - Aula 9 - 14/05/2013 |
|
Aula 11 - 28/05/2013 | Estudos sobre Learning Objects | Estudos sobre Learning Objects postado pela colega Cláudia. Vale a pena confeir para incrementar nosso debate no fórum. |
Educação& Tecnologias: cenários de pesquisa | Mapa Conceitual que destaca áreas de concentração de estudos na perspecticva de Educação e Tecnologias em cenários importantes de pesquisa. |
|
Índice Ajuda Recursos Moodle | Índice Ajuda Recursos Moodle |
|
Letramento Digital em contexto de autoria | Letramento Digital em contexto de autoria - seminário do grupo Wiki Letras |
|
Mapa mental, Mapa Conceitual e Mapeamento Conceitual | Breve exemplário e aclaramento de termos e conceitos sobre Mapas Conceituais. |
|
Aula 12 - 04/06/2013 | Banco Colaborativo de Recurso/Ferramentas web | Banco Colaborativo de Recurso/Ferramentas web |
Perspectivas Pedagógicas - Fórum | Excerto de estudo sobre as interfaces do Moodle de Lynn Alves. |
|
Pensamento Complexo: desafio emergentes p/educação | Texto de Araújo sobre o pensamento complexo e os desafios para educação on-line. |
|
Necessidade de um pensamento complexo | Texto de Edgard Morin sobre Pensamento Complexo traduzido por Juremir Machado da Silva |
|
Pesquisa TIC Educação 2012 | Pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil |
|
Mapeamento de REA no mundo | Segue link com mais de 80 repositorios de REA elaborado por pesquisadores da Universidade de Londres e outras. Observem como citam o Brasil e onde. |
|
PICONEZ & FILATRO - Formação de Professores & Tecnologias | Artigo para Revista da Unicamp |
|
Livro sobre REA | Livro sobre REA lançado na 5a. feira. Importante e recomendo sua leitura. |
|
Formação de Educadores, REA e integração dos conhecimentos | Formação de Educadores, REA e integtação dos conhecimentos Piconez& Piconez&Nakashima, 2011 Open-UK |
|
Relatório-Síntese Aula 10 - 28/05/2013 | Relatório-Síntese Aula 10 - 28/05/2013 |
|
Aula 13 - 11/06/2013 | Mapeamento Conceitual | Pasta que contem arquivos para aprendizagem da estratégia de mapeamento conceitual de J.Novak inspiradas na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel. |
Como instalar CmapTools | Vídeo que explica como instalar o software no computador. |
|
Como elaborar proposições | Define como elaborar as proposições no mapemaneto conceitual. |
|
Como organizar mapas conceituais e as perguntas focais | Como organizar mapas conceituais e encontrar as razões para conectar os conceitos. |
|
Como salvar edições de mapas conceituais | Vídeo que mostra como salvar mapas conceituais. |
|
Handbook of Distance Education (Moore e Anderson) | Handbook of Distance Education de Moore e Anderson |
|
Relatório-Síntese - Aula 11 - 11/06/2013 | Relatório-Síntese - Aula 11 11/06/2013 |
|
Aula 14 - 18/06/2013 | CONTEÚDOS DIGITAIS | |
Avaliação de AVA | Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
|
Avaliação do Diálogo online | Avaliação do diálogo online |
|
Letramento Midiático e Informacional | Letramento Midiático e Informacional http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002204/220418por.pdf A leitura é necessária para qualquer profissão. O arquivo é um documento da UNESCO e demora um pouquinho para baixar. Vale a pena conferir! |