Programação
-
Encontro 01 – Planejamento – CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.
Encontro 02 – Conteúdos – TORRES SANTOMÉ, J. O cavalo de Troia dos conteúdos curriculares. In: APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Encontro 03 – Avaliação – ESTEBAN, M. T. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
-
Encontro 04 – Analisando diferentes propostas
ETO, J.; NEIRA, M. G. Reflexões sobre as Propostas Curriculares da Educação Física do Município de São Paulo e dos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Revista Iberoamericana de Educación. Madrid, v. 1, p. 01-11, 2014.
Encontro 05 e 06 – A perspectiva desenvolvimentista
TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.
Encontro 07 e 08 – A perspectiva psicomotora
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.
Encontro 09 e 10 – A perspectiva da educação para a saúde
MATTOS, M. G. e NEIRA, M. G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2000.
Encontro 11 e 12 – A perspectiva cultural na vertente crítica
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
.
Encontro 13 e 14 – A perspectiva cultural na vertente pós-crítica
NEIRA, M. G. A reflexão e a prática do ensino – Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.
-
- Avaliação - Entrega das propostas hipotéticas referentes a cada perspectiva, apresentação e entrega do relato de experiência ou do portfólio.
-
-
-
-
-
-
-