Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre educação científica e promovendo sua formação a partir de discussões sobre as relações entre teorias pedagógicas e realidade escolar. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições públicas da educação básica em que há a possibilidade de planejamento, discussão, aplicação e avaliação de sequências didáticas investigativas (para isso, o licenciando precisa disponibilizar 4 horas presenciais por semana para as aulas da disciplina, mais 4 horas semanais para a realização de estágio em escola de educação básica ao longo do semestre, além de aproximadamente 2,5 horas semanais para a realização de leituras e atividades extraclasse).
- Docente: Anderson Ricardo Carlos
- Docente: Bruno Travassos de Britto
- Docente: Carolina Barros
- Docente: Daniela Lopes Scarpa
- Docente: Maira Batistoni e Silva
- Docente: Yuri Kavalciuki dos Santos Sanches
- Docente: Yuri Francisco Sampaio Tavares