Ecologia
Apresentar e discutir diversos aspectos teóricos e práticos relacionados ao risco de extinção no contexto da conservação biológica.
- Docente: Cristina Yumi Miyaki
- Docente: Marcio Roberto Costa Martins
- Docente: Maria Cristina Arias
Esta disciplina tem como objetivo ensinar aos alunos os fundamentos da comunicação científica oral para situações de discurso público.
- Docente: Marco Aurelio Ribeiro de Mello
Prover meios para que os alunos apliquem as noções teóricas básicas que lhes são apresentadas na disciplina “Estatística”, ministrada por outra unidade, a dados biológicos/ecológicos. Ao final da disciplina espera-se que os participantes tenham domínio dos conceitos e procedimentos básicos em análise quantitativa, que estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos e a relatar os resultados e interpretações de forma clara e precisa tanto do ponto de vista conceitual como da língua portuguesa.
- Docente: Roberto Munehisa Shimizu
1) Fornecer as bases teóricas referentes aos níveis de organização de indivíduos a populações; 2) Fornecer conceitos sobre padrões e processos em sistemas ecológicos; 3) Fornecer apoio conceitual para as demais disciplinas da área de Ecologia; 4) Estabelecer relações entre as abordagens dos conteúdos desta disciplina e as utilizadas no Ensino Básico, a fim de favorecer a transposição de conceitos ecológicos, no âmbito da Prática como Componente Curricular. 5) Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
- Docente: Ana Lucia Brandimarte
- Docente: Isabel Alves dos Santos
- Docente: Roberto Munehisa Shimizu
Apresentar, para alunos que já aprenderam uma base em ecologia, temas avançados que envolvam problemas ecológicos enfrentados pelos animais. Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem o uso da língua portuguesa, em especial na redação de relatórios de exercícios teórico-práticos.
- Docente: Jose Carlos Motta-Junior
- Docente: Marco Aurelio Ribeiro de Mello
1) apresentar noções básicas dos processos físicos envolvidos na caracterização do clima em suas diversas escalas;
2) Caracterizar os padrões climáticos como processos envolvendo fluxos de energia e massa.
3) Definir os processos típicos das diferentes escalas do clima e seu papel na interação entre os organismos e o meio.
4) Habilitar para a elaboração de projetos envolvendo o estudo do microclima ou inclusão desse estudo em projetos de outra natureza.
5) Estabelecer a relação entre o conteúdo desta disciplina e o conteúdo programático do ensino básico afim de possibilitar a transposição dos conceitos e práticas relacionadas ao ambiente no âmbito da Prática como Componente Curricular.
- Docente: Sergio Tadeu Meirelles
1. Apresentar e discutir estudos que enfatizam a relação entre ecologia e evolução.
2. Discutir as consequências da relação entre ecologia e evolução para a dinâmica populacional e montagem de comunidades.
3. Discutir estudos com abordagens teóricas e empíricas na área de ecologia evolutiva, a fim de que perguntas e delineamentos de amostragem possam ser amadurecidos.
4. Fomentar o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos nas discussões e na produção de material.
5. Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
- Docente: Silvana Buzato
1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica;
2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias;
3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais;
4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências;
5. Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações;
6. Fornecer aos educadores uma ferramenta que possibilite formar membros ativos que pensem e decidam de forma crítica sobre o uso e conservação do meio ambiente em geral e da biodiversidade em particular.
- Docente: Silvana Buzato