Fisiologia
• Compreender como a sinalização celular possibilita a regulação de funções fisiológicas em resposta ao ambiente interno e externo. • Estabelecer novos paradigmas na biologia da sinalização celular através de abordagem multidisciplinar: Biologia Estrutural, Biofísica, Biologia Celular e Neurociências.
Capacitar o aluno a compreender: (a) os mecanismos responsáveis pelas funções vitais de circulação de substâncias nos compartimentos corpóreos, transferência e transporte de gases respiratórios, produção de energia em condições aeróbias e anaeróbias e termorregulação, identificando os elementos estruturais e processos envolvidos, nos vários níveis de organização animal; (b) os ajustes associados ao modo de vida dos animais e a sua interação com o ambiente, a escala temporal em que ocorrem e o processo de adaptação fisiológica.
Capacitar o aluno a compreender: (a) os mecanismos responsáveis pelas funções vitais de movimento e locomoção, alimentação e nutrição, regulação da composição de água e sais nos compartimentos corpóreos e excreção de subprodutos do metabolismo, identificando os elementos estruturais e processos envolvidos, nos vários níveis de organização animal; (b) os ajustes associados ao modo de vida dos animais e a sua interação com o ambiente, a escala temporal em que ocorrem e o processo de adaptação fisiológica. Desenvolver habilidades relacionadas à preparação e apresentação de seminários e de materiais didáticos para a diferentes níveis de ensino, assim como de proposição de questões sobre temas atuais relacionados ao programa da disciplina. Estas atividades, realizadas em grupo durante os três módulos da disciplina, serão compostas pelas seguintes etapas: (a) conversas entre os docentes e os grupos acerca do conteúdo e da forma de preparação dos resumos, dos materiais didáticos, das apresentações e das questões relacionadas aos temas selecionados; (b) apresentação dos seminários e dos materiais didáticos para toda a turma com tempo reservado para discussão geral sobre os conteúdos e reflexão sobre as estratégias utilizadas. Tais abordagens buscam propiciar a aprendizagem e o aprimoramento de conteúdos da disciplina, assim como promover experiências de desenvolvimento de procedimentos particulares ao exercício da docência, para a qual são destinadas às horas de PCC.
Atualizar tópicos de Fisiologia e de áreas afins através de conferências magnas com pesquisadores proeminentes na área. O contato com especialistas em ação é de grande relevância para a formação dos alunos de graduação de forma geral e para o despertar dos interesse em campos de pesquisa em alguns dos discentes.
Apresentar aspectos da fisiologia cardiovascular de maneira mais aprofundada que o desenvolvido em cursos regulares de graduação
Capacitar o aluno a compreender a adaptação dos mecanismos de controle interno nos diferentes níveis de organização, incluindo sistemas de controle neuro-vegetativo, do balanço hidro-eletrolítico e equilíbrio ácido-básico, da ingestão de alimentos e de ritmos biológicos, e os mecanismos de controle da reprodução.
A termodinâmica é um dos pilares da Ciência contemporânea, para se dizer pouco. Da física, seus ramos se estendem a muitas outras áreas, como a química e a engenharia, apenas para citar alguns exemplos. Com o final da aceitação de patentes para máquinas de “moto perpétuo”, houve a sinalização, inequívoca para a sociedade, de que certas coisas são possíveis, e, certas outras, nunca o serão. E, para ser possível, a coisa tem que estar de acordo com a Primeira (“energia”) e a Segunda (“entropia”) Leis da Termodinâmica. De maneira semelhante ao final dos monstros e das criaturas bizarras trazido pela Teoria da Evolução por Seleção Natural, a termodinâmica trouxe o final das máquinas e dos mecanismos fantasiosos, funcionais apenas no desejo de seus criadores. Há regras para o possível. Previsivelmente, a termodinâmica também é considerada uma das bases para o entendimento analítico de organismos em seus mais diversos níveis hierárquicos. Contudo, as maneiras pelas quais a termodinâmica se manifesta nos seres vivos parecem, muitas vezes, enganar o estudioso. Nesse sentido, “calor” é amplamente tomado por “quente” ou considerado como “aumento de temperatura”. Ou seja, na maior parte das vezes, as pessoas não fazem distinção entre o processo de troca de energia por diferença de temperatura (i.e., calor) e as manifestações possíveis de aumento da energia interna. O resultado disso surge como uma interpretação precária ou falha da Primeira Lei, a que diz respeito à conservação de energia. Assim, por exemplo, a manutenção de uma temperatura corpórea mais elevada que a do ambiente (ou seja, a condição de endotermia característica de aves e mamíferos- mas não somente desses grupos) não está relacionada à “produção de calor” mas sim às ineficiências presentes nos processos de transferência entre os tipos de energia. Existe, aí, uma dúzia de conceitos muito importantes na termodinâmica, mas que são apresentados de uma maneira um tanto sucinta ou hermética. Com isto, muitos fatores relevantes se tornam conceitos quase que ocultos e os biólogos, em geral, se vêem frente a duas opções: repetir as “leis” como a força final e inescapável que guia os fenômenos biológicos, fazendo da termodinâmica um “ato de fé”; ou perecer entre os que aceitaram sua ignorância sobre tal “objeto divino”. A intenção do curso é trazer uma série de aspectos da termodinâmica que terminam, habitualmente, um tanto eclipsados. São aspectos que podem auxiliar o não-especialista em geral, e, em particular, as pessoas mais ligadas a áreas biológicas, a transitar de uma maneira mais crítica em contextos nos quais conceitos termodinâmicos surjam.
Capacitar o aluno a compreender a organização e o funcionamento dos sistemas nervoso e sensorial, em seus diferentes níveis de organização, analisando os mecanismos de detecção de alterações ambientais e integração, enfocando aspectos filogenéticos e adaptativos.
Capacitar o aluno a compreender e refletir sobre os diferentes mecanismos de integração funcional entre os sistemas nervoso, imunológico e endócrino em situações de higidez, estresse ou durante respostas fisiopatológicas. Além do embasamento teórico, a disciplina visa desenvolver a competência e a habilidade em analisar criticamente avanços científicos na área, bem como transmitir suas opiniões de forma oral e escrita. Este treinamento será embasado em leituras clássicas e atualizadas apresentadas na forma de seminários e resumos. Por fim, os alunos serão estimulados a propor hipóteses e criar estratégias para testá-las.