Zoologia
Adquirir conhecimentos básicos para compreender o desenvolvimento animal utilizando estudos com organismos modelos. Familiarizar-se com técnicas e enfoques experimentais utilizados em estudos de biologia do desenvolvimento. Trabalhar conceitos e conhecimentos gerais da biologia do desenvolvimento de forma a integrar os mecanismos do desenvolvimento em um contexto evolutivo. Discutir temas atuais relacionados à biologia do desenvolvimento.

1. Discutir princípios gerais e específicos de redação de textos científicos para uma comunicação clara e lógica da pesquisa dos estudantes.

2. Prover treinamento em redação de todas as seções de um artigo/projeto científico por meio de exercícios práticos e da redação do próprio texto - ao final do curso os estudantes terão preparado uma versão de um texto científico (projeto, artigo, etc.…).

3. Prover treinamento em revisão de manuscritos científicos, através do trabalho com parceiros de escrita em que os estudantes leem e revisam os textos uns dos outros.

Propiciar aos estudantes das turmas de 2020 e 2021 de ‘BIZ0213 – Invertebrados’ a possibilidade de estudar os animais discutidos nas aulas teóricas daquela disciplina, para a visualização dos caracteres mencionados. O curso é destinado apenas aos alunos de ‘BIZ0213’ que não puderam ter aulas práticas nos anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia de COVID 19; não serão aceitos alunos fora deste contexto. Este estudo permitirá a estes alunos firmarem seus conhecimentos teóricos sobre a embriologia, a morfologia, a biologia e a diversidade dos grupos animais mencionados no programa, de tal forma a lhes permitir: 1. Caracterizar e identificar os grandes grupos de animais abordados; 2. Conhecer a diversidade morfológica em cada filo e ser capaz de identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos; 3. Conhecer hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para saber relacionar as adaptações morfológicas; 4. Analisar as diferentes propostas evolutivas e de prováveis relações de parentesco entre os grupos; 5. Aprimorar a capacidade de observação, muito importante na formação do biólogo.
Objetivos: Propiciar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a embriologia, a morfologia, a biologia e a diversidade dos grupos animais mencionados no programa, de tal forma a lhes permitir que possam: 1. Caracterizar e identificar os grandes grupos de animais abordados; 2. Conhecer a diversidade morfológica em cada filo e ser capaz de identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos; 3. Conhecer hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para saber relacionar as adaptações morfológicas; 4. Analisar as diferentes propostas evolutivas e de prováveis relações de parentesco entre os grupos; 5. Aprimorar a capacidade de observação, muito importante na formação do biólogo.
(1) Aprofundamento teórico e prático na área de Morfologia Comparada, por meio do estudo da evolução dos principais planos corpóreos encontrados em Metazoa;
(2) Aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à capacidade de observação, à descrição morfológica e à produção de textos e atividades didáticas.
(3) Integrar, ao ensino de Graduação do IB-USP, a pesquisa realizada na Pós-Graduação da Instituição;
(4) Promover o ensino de Zoologia e Evolução associado à implementação de estratégias de ensino/extensão que sejam efetivamente aplicadas e/ou disponibilizadas para uso externo.