Oferecer ao aluno conhecimentos sobre as principais entidades clínico-nosológicas encontradas na prática da Neurologia Clínica e da Neurocirurgia, visando: a) Apresentação dos principais distúrbios e doenças que afetam o Sistema Nervoso, primariamente, ou como parte de transtornos sistêmicos diversos; b) Condução do aluno ao exercício diagnóstico seguindo a sequência sindrômica, topográfica, etiológica e nosológica, com ênfase também no diagnóstico diferencial; c) Oferecer informações gerais sobre as principais estratégias de investigação (exames complementares) para apoio às hipóteses diagnósticas baseadas em história clínica e exame físico; d) Oferecer ao aluno informações gerais sobre as principais estratégias de tratamento clínico, farmacológico e/ou cirúrgico das entidades clílnicas abordadas. Obs.: 1) A abordagem do exame neurológico será feita de forma dirigida para o diagnóstico das entidades específicas, entendendo-se que não é objetivo central do curso o ensino da Semiologia Neurológica, já abordada na disciplina específica do terceiro ano, inclusive, pela falta de disponibilidade de carga horária para tanto. 2) Os conceitos oferecidos e a aquisição progressiva de habilidades para o raciocínio diagnóstico e praxia para o exame físico, no contexto da Neurologia, serão adquiridos de forma progressiva no curso de medicina: - no 3º ano: enfoque para a Semiologia Neurológica detalhada; - no 4 º ano: enfoque para o conhecimento das síndromes clínicas e entidades nosológicas, exercício diagnóstico, conhecimento geral de exames complementares de apoio e de princípios do tratamento; - no internato do 5º e 6º anos: vivência clínica em ambulatórios, enfermarias, Unidade de Emergência e Centro de Saúde-Escola, utilizando o conjunto das informações, adquiridas no 3º e 4º anos, e exercitando as habilidades práxicas no dia-a-dia, com ênfase ao auto-didatismo e à solicitação de apoio didático aos professores e colaboradores de ensino, durante o atendimento aos pacientes.