Investigar o caminhar como prática estética e política tanto no contexto da criação artística quanto no contexto da educação. Tomando como base uma tipologia do caminhar, ações teatrais e performativas desenvolvidas no contexto urbano serão analisadas, por meio da observação dos programas e vestígios produzidos pelos artistas. Também a prática de educadores e pesquisadores de outros campos de conhecimento será analisada, refletindo sobre suas reverberações em nossos modos de aprender e elaborar conhecimentos. A partir do estudo desses exemplos, pretende-se identificar ou deduzir jogos, programas e dispositivos usados por artistas e espectadores para serem criados e/ou reperformados ao longo da disciplina. A proposição desses disparadores visa ainda investigar a própria experiência corporal do caminhar como modo singular de compreender esse campo de interface entre criação artística e educação, seja pela observação dos modos somáticos de atenção que emergem ao caminhar, seja pela reelaboração dos mesmos em escrituras e outros vestígios que produziremos a partir das caminhadas.
- Docente: Paulina Maria Caon
- Docente: Veronica Goncalves Veloso