A disciplina visa fornecer subsídios para a atuação prática da fonoaudiologia nos distúrbios da Língua Escrita. Ao final do período o aluno deverá estar apto para: -detectar os possíveis distúrbios de linguagem escrita; -aplicar os métodos de avaliação das dificuldades da aprendizagem da leitura e escrita e realizar o raciocínio diagnóstico na área; -encaminhar às áreas afins os casos hipotéticos que necessitarem; -Realizar planejamento terapêutico dos casos hipotetizados; -Aplicar e desenvolver métodos de tratamento nos distúrbios de aprendizagem e de leitura e escrita sob a perspectiva fonoaudiológica, bem como criticar as diferentes abordagens terapêuticas na área; -desenvolver e aplicar programas tanto de prevenção quanto de correção em Fonoaudiologia Escolar -fazer comparações e críticas dos métodos de alfabetização adequados dentro do contexto da Língua Escrita. orientar pais, educadores e profissionais afins durante o trabalho fonoaudiológico nas dificuldades de aprendizagem da língua escrita.