Programação





  • RFO3012 - Pediatria 

    Coordenadores:

    • Profa. Dra. Regina Sawamura - sawamura@fmrp.usp.br
      • Fone: 3963-6629
    • Profa. Dra. Walusa Assad Gonçalves Ferri- walusa@fmrp.usp.br
      • Fone: 3963-6628

    O curso visa fornecer aos alunos conhecimentos em temas básicos em pediatria, englobando: cuidados no pré-natal, ocorrências no parto, cuidados na avaliação do crescimento, desenvolvimento neuromotor, alimentação da criança normal e pré-termo. Serão também incluídos temas de patologias, como asfixia neonatal, infecções congênitas, infecções de vias aéreas, malformações congênitas, problemas cirúrgicos, assim como noções de prevenção de infeções no berçário e cuidados à saúde. O conhecimento destes temas é de suma importância para que o fonoaudiólogo reconheça o desenvolvimento normal e patológico das crianças, e possa identificar alterações precoces nos problemas de linguagem, nos distúrbios alimentares (mastigação/deglutição), distúrbios de audição; para que desta forma se habilite no diagnóstico, prevenção e tratamento das anomalias de motricidade orofacial e de linguagem desde os primeiros dias de vida, cuidando para que estes distúrbios sejam sanados ou minimizados, e não prejudique uma fase do desenvolvimento do ser em crescimento.

    OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

    Propiciar aos alunos conhecimentos básicos em pediatria, compreendendo aspectos do desenvolvimento infantil, suas alterações e prognósticos relacionando-os à prática fonoaudiológica.


  • Aula: Exame Físico do Recém-Nascido: Antecedentes da gestação, ocorrências no parto e possíveis
    repercussões sobre o recém-nascido. 

    Objetivos: Observação das características especiais de recém-nascido, que é um lactente em fase de transição da vida intrauterina para extrauterina. Adaptação especialmente cardiorrespiratória. Em particular enfatizamos o aprendizado dos reflexos transitórios, que vão desaparecendo com o desenvolvimento neuropsicomotor. Conhecimento sobre as condições patológicas que alteram o desenvolvimento neurológico do RN.

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pelo Prof. Dr. José Simon Camelo Jr

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. Pernetta C. Semiologia Pediátrica. 5ª edição, Guanabara, 1990; Porto CC. Exame Clínico. 3ª edição, Guanabara Koogan, 1996.