1.      Temática

Desenvolvimento de projeto de mobiliário urbano para implantação nos espaços públicos .

O projeto a ser desenvolvido ao longo do semestre deve ser resultado de um trabalho prospectivo e de elaboração de hipóteses de produtos e sistemas de objetos destinados aos espaços urbanos. Os mobiliários urbanos a serem desenvolvidos devem ser pensados como produtos industriais para serem implantados em diversas situações, seja por suas características construtivas, seja por sua linguagem/relação cultural ou mesmo por suas possibilidades de adaptação previstas em projeto.

2.      Objetivo da Disciplina

Instrumentar os alunos para o desenvolvimento de projetos de mobiliário urbano para implantação em espaços públicos, a partir da concepção, da metodologia e dos processos característicos da produção industrial.

3.      Programa

A reflexão acerca do projeto de design na escala urbana assume singular importância  em um mundo globalizado, no qual grandes cidades são produzidas em meio à complexidade de relações locais que são ao mesmo tempo globais, convertendo-as em lugares que oferecem suporte às sofisticadas relações de consumo que se processam na contemporaneidade, mas que se tornam, elas mesmas, as cidades, também objetos de consumo.

Segundo essa lógica, grandes cidades passaram a ser lugares de prestação de serviços e de entretenimento, em um mundo que se torna, mais e mais, urbano. Diante  da intensidade sociocultural deste cenário, novas posturas projetuais são demandadas na escala do design de mobiliário urbano, voltado ao desenvolvimento de singularidades e padrões de tecidos urbanos, que permitem estabelecer vínculos comunicacionais e identitários entre os lugares e seus habitantes.

O tema neste segundo semestre de 2020 será o Projeto de Mobiliário Urbano para a Avenida Paulista, que tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema de mobiliário que permita construir uma identidade visual urbana que promova a melhoria da paisagem da cidade e garanta situações de conforto e usabilidade nesta importante artéria da cidade de São Paulo, seja durante a semana seja nos finais de semana.

Para este tema “Projeto Mobiliário Urbano para a Avenida Paulista” pretende-se que, de forma integrada com outras disciplinas do curso, sejam considerados os seguintes pontos:

§  O programa do mobiliário urbano contemplando usos coletivos do espaço da cidade, bem como o sentido do valor cultural da paisagem urbana visto a partir dos suportes físicos para as mensagens publicitárias e de identificação de serviços e comércio; e

§  As condições de acessibilidade urbana, buscando-se a sua universalidade.