EMENTA

A disciplina analisa os principais elementos de crítica que, emersos no âmbito da fundamentação teórica da arquitetura empreendida pela tratadística clássica, dão abertura à reflexão sobre visualidade e imagem. Duas questões são analisadas mais aprofundadamente:

-                 A reação do IIuminismo ao princípio de Autorité das ordens arquitetônicas defendido por Claude Perrault – vale dizer, o enfrentamento da questão do gosto e dos “fundamentos positivo e arbitrário” das artes e arquitetura;

-                 A distinção entre gosto e juízos do belo e do sublime, – vale dizer, a consolidação das “poéticas da imaginação” e a emergência do chamado problema da forma (Kant e escola da Pura-Visualidade) –, a esquadrinhar leituras distintas sobre visão pura, imagem e memória.

O curso almeja, com o cumprimento destes conteúdos, capacitar o aluno para uma reflexão sobre questões que se apresentam à modernidade e pautam revisões movidas por algumas das principais vertentes estéticas contemporâneas.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de um ensaio apresentado ao final do semestre no qual se desenvolvam questões pertinentes às exposições e discussões havidas no curso. Caso o aluno não entregue a monografia, deverá fazer uma Prova Semestral sobre os conteúdos tratados no curso.

PROGRAMA

Aula 1 ( 01/9 ): Apresentação do Programa. Olhar e imagem: das doutrinas arquitetônicas à Estética

Aula 2 ( 08/09 ):  Palestra do prof. Dr. Jaa Torrano (USP): “As imagens de justiça na Teogonia de Hesíodo e na tragédia Os Persas de Ésquilo”

Aula 3 (15/09 ): As Poéticas da Imaginação e a “crise do Clássico” (Claude    Perrault e Boullée)

RYKWERT, Joseph. “O positivo e o arbitrário”, in A casa de Adão no Paraíso. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003

ARGAN, G.C. “La Pittura dell”Illuminismo in Inghilterra”, in Da Hogarth a Picasso, Milão: Feltrinelli Ed., 1983

BAUMGARTEN. Estética, trad. de Mirian Sutter Medeiros. Petrópolis, R.J.: Vozes, 1993

BOULÉE, E.L. Arquitectura. Ensayo sobre el arte, trad de Carlos Manuel Fuentes, Colección Punto y Línea. Barcelona: Gustavo Gili Ed., 1985

CASSIRER, Ernest. “Problemas fundamentales de la estética”, in La Filosofia de la Ilustración, trad. de Eúgenio Imaz.  México: Fondo de Cultura Econômica,1984

KAUFMANN, E. De Ledoux a Le Corbusier, Barcelona: Gustavo Gili Ed., 1985

 Aula 4  ( 22/09 ): Immanuel Kant: Estética Transcendental e Analítica do Belo

KANT, Immanuel. “Analítica do Belo”, in Crítica da Faculdade do Juízo, trad. de Valério Rohden e António Marques, Ed. Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1993

BERLANGA, José J. V. “Naturaleza y razón: Kant filósofo del clasicismo”, in AA.VV. Estudios sobre la ‘Crítica del Juicio’, Madrid, Visor, 1990

Aula 5  ( 29/09 ): Fiedler e as origens da Pura Visualidade

FIEDLER, Konrad. “Sobre el origen de la actividad artística”,  in Escritos sobre arte, trad. de Francisca Péres Carreño, col. La Balsa de la Medusa, Visor, Madrid, 1991

HILDEBRAND, A. von. El problema de la forma en la obra de arte, trad. de María I. P. Aguado, col. La Balsa de la Medusa, Visor, Madrid, 1989

WÖLFFLIN, E. A Arte Clássica. São Paulo: Livraria Martins Fontes Ed.

Aula 6 ( 06/10 ): Pura Visualidade e teoria dos estilos

RIEGL, Alois. Problemas de estilo, trad. de Federico Miguel Saller, Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 1980

RIEGL, Alois. “Introduzione” e “L’Architettura”, in Arte tardoromana, trad. di L.C. Raggianti, Giulio Einaudi Editore, Roma, 1959

SEMPER, Gottfried. Lo Stile, trad. di A.R.Burelli, C. Cresti, B Gravagnuolo, F. Tentori, Ed. LaterzaRoma-Bari, 1992

BETTINI, Sergio. “Critica semantica; e continuità storica dell’architettura europea”, in Tempo e forma. Scritti 1935-1977. Quodlibet, 1996

BETTINI, Sergio. “Introduzione”, in RIEGL, A. Industria artistica tardoromana, 1953

               ------------------------------------------------- (13/10)    Semana de Recesso: Dia da Padroeira

 

Aula 7 ( 20/10 ): Renascimento e Visualidade: Perspectiva versus Visão Pura

 

DAMISCH, Hubert. L’Origine della Prospettiva. Trad. di Alessandra Ferraro, Napoli: Guida Ed., 1992

BAXANDALL, Michael. O olhar renascente. Trad. de Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1991. Cap. II: O olhar da época. 1. A relatividade da percepção, 2. Os pressupostos da percepção artística, pp.37-44.

PANOFSKY, E. La perspectiva como “forma simbolica”. Trad. de Virgínia Careaga, Barcelona: Tusquets Ed., 1985

FIEDLER, Konrad. Escritos sobre arte, trad. de Francisca Péres Carreño, col. La Balsa de la Medusa, Visor, Madrid, 1989

WOLFFLIN, E. Conceitos fundamentais da história da arte. Livraria Martins Fontes Ed., São Paulo.

Aula 8   ( 27/10 ): Palestra da Prof.a Dra. Olgária Matos (USP): “Walter Benjamin e a  memória: uma poética do Nome                  

------------------------------------------------------------(03/11)    Semana de Recesso: Finados

 Aula 9   (10/11 ): Palestra de Sophia Telles (crítica e ensaísta ): Não “forçar o sensível a reproduzir o inteligível”.  A  experiência na superfície.

Aula 10  (17/11 ): Palestra do prof. Dr. Gustavo Rocha Peixoto (UFRJ): “A imagem renascente”

Aula 11  (24/11 ): Palestra do prof. Dr. Rafael Urano (Unicamp): O átimo no rio da arquitetura: temporalidades e visualidade em Manfredo Tafuri”

Aula 12 (01/12):  Considerações finais.

A orientação das monografias será realizada após o recesso de dezembro.