Paradoxalmente, apesar de ser uma disciplina inserida dentro da rígida grade curricular da FAUUSP, trata-se de uma experiência de proposição e implementação de um espaço acadêmico não disciplinar para a aprendizagem de projeto de arquitetura e urbanismo. Mesmo considerando que sua viabilização só é possível através da inserção na estrutura curricular vigente de caráter disciplinar-conteudista na forma de uma “disciplina” optativa, seu princípio fundamental é justamente a superação da disciplinaridade e da transmissão de conteúdos pré-definidos.

O curso se desenvolve a partir de trabalhos definidos livremente pelos estudantes de acordo com seus interesses e perspectivas para o próprio aprendizado, em relação a sua visão de mundo e da arquitetura e conforme as oportunidades de aprendizado acadêmicas e vivenciais que se apresentem a ele no momento.

O programa é construído a partir do plano de trabalho dos estudante/equipe e das conversas e debates sobre o conjunto dos trabalhos propostos. Visa o aprendizado da arquitetura, o comprometimento público do ofício, o exercício da liberdade, a responsabilidade decorrente, a busca pelo bem comum, a alteridade, a procura da beleza, a capacidade de compartilhar e a abertura para incorporar ideias e ideais.