Esse curso se dedica a analisar criticamente as teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional, seja de modo sistêmico (pensando nos quadros gerias de suas propostas) seja em função de algum tema ou fenômeno específico do processo de desenvolvimento, tendo Winnicott como autor de referência, ainda que não de forma exclusiva, sempre procurando aprofundar a compreensão da descrição dos processos, saudáveis e patológicos, do desenvolvimento da vida psíquica-emocional do ser humano. O curso se dedica a analisar tanto os aspectos epistemológicos e metodológicos quanto os fenômenos específicos do desenvolvimento, respeitando-se a diversidade de propostas desenvolvimentistas e procurando um diálogo entre essas diversas teorias, sempre tendo em vista aumentar o poder de compreensão (descrição) dos fenômenos. Ao lado das teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional (Anna Freud, René Spitz, Erik Erikson, Melanie Klein, Bolwby, Winnicott, Margareth Mahler, Daniel Stern) há uma série de outras propostas, sejas as mais utlizadas no campo das teorias da educação, (Piaget, Kohlberg, Vygotsky, Wallon), por vezes caracterizadas como colocando-se numa perspectiva histórico-construtivista, seja outras perspectivas que não se encaixam propriamente em nenhuma destas duas rubricas acima indicadas (Gessel, Montessori, Skinner, Bandura, Wener, Jung, Chomsky). A partir da especificidade da teoria winnicottiana - que, ao ter feito uma síntese das descobertas empíricas da psicanálise com alguns fundamentos do existencialismo moderno (especialmente no que se refere a algumas contribuições advindas da fenomenologia psiquiátrica, da psicoterapia existencialista e da daseinanalise) propõe uma teoria do desenvolvimento focada na questão da dependência e dos modo de ser-no-mundo em termos de encontrar um lugar para si mesmo no encontro com o outro sem perda em demasia da espontaneidade – propõe-se, neste curso, aprofundar este tipo de compreensão do desenvolvimento emocional, seja analisando fenômenos específicos, no interior do quadro conceitual de Winnicott, seja fazendo dialogar as diversas descrições do desenvolvimento (feitas por linhas teóricas díspares) procurando aprofundar a compreensão de fenômenos específicos que possam ter sido abordados de perspectivas diferentes.

Conteúdo específico:

Daniel Stern e Donald Winnicott: análise crítico-histórica-comparativa das suas teorias do desenvolvimento socioemocional

Nesse segundo de 2020, propõe-se analisar duas perspectivas da teoria do desenvolvimento socioemocional que dão ênfase na efetiva ação e sustentação ambiental como fundamento do desenvolvimento saudável: a perspectiva de Daniel Stern (com sua teoria do desenvolvimento do self) e a de Donald Winnicott (com sua teoria da continuidade de ser). Ambas teorias serão analisadas estruturalmente, colocando-se em evidência seus fundamentos e seus objetivos, além de serem inseridas num diálogo avaliando as continuidades e rupturas de suas obras em relação à perspectiva de Freud.