O objetivo da disciplina RIB0102 é trabalhar os fundamentos de genética molecular no contexto da genômica e bioinformática. Com a explosão de informações sobre a estrutura e a função do genoma humano, fruto do seu sequenciamento completo em 2001, é impossível acompanhar os avanços que o campo das Ômicas (área da biologia computacional, que estuda os aspectos genéticos e epigenéticos em diferentes condições biológicas em larga escala, como a: genômica, transcriptômica, metabolômica, etc) trouxe para as ciências biomédicas sem conhecer os conceitos básicos de genética.

         A disciplina Genética Molecular discutirá a estrutura e função de genes codificadores e não-codificadores na regulação de processos biológicos importantes para a função das células e dos tecidos, bem como o padrão de herança das doenças genéticas, os mecanismos de reparo do DNA, o impacto das mutações na função gênica, a variabilidade genética humana, e os mecanismos genéticos e epigenéticos do câncer.

O conteúdo programático foi estruturado com aulas teóricas, grupo de discussão e seminários, além de visitas aos laboratórios de biologia molecular e genômica.