OBJETIVOS: Esta disciplina tem por objetivo o exercício de leitura e análise de textos filosóficos sobre problemáticas da Educação de recortes históricos e temáticos diversos. Buscamos que ao final do semestre o aluno seja capaz de: 1) ler e analisar textos de Filosofia; 2) estruturar e expressar seus pensamentos, críticas e ideias fundamentados em reflexões filosóficas; 3) estabelecer conexões com a experiência e a prática docente e conceber e construir seu papel de educador à luz de leituras filosóficas da Educação.

PROGRAMA RESUMIDO

Este programa visa apresentar brevemente a noção de Filosofia enquanto campo de conhecimento e perspectiva crítica e analítica de conceitos e temas dos estudos da Educação e propõe a reflexão filosófica como método para a abordagem de problemáticas de aspectos epistemológicos, históricos, sociais, éticos e políticos das experiências e práticas educacionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1.      Apresentação

1.1  O que é filosofia?

1.2  As origens da filosofia

2.      Podemos filosofar sobre educação?

3.      Conceitos de Educação

3.1  Educação, experiência e imaginação

3.2  Pedagogia crítica e transgressão

4.      A natureza da teoria em Educação: aspectos epistemológicos, éticos e políticos

5.      Fins e valores na prática educacional como problemas filosóficos – Educar para quê?

6.      A dimensão ético-política da Educação

7.      Filosofia, Educação e prática docente