O curso
O curso de controle digital apresenta uma série de tópicos convergentes visando o seguinte objetivo básico: projetar sistemas de controle adequados à implementações computacionais e entender as principais questões que tornam o controle digital diferente do controle clássico contínuo (tal como visto no curso de Controle I).

A avaliação

A nota final será dada pela média ponderada da nota de três avaliações (primeira prova, com peso 2, segunda prova com peso 2 e um trabalho sobre a última parte do curso com peso 1). Eventuais trabalhos adicionais poderão ser propostos.
Não há prova substitutiva.


O e-disciplinas
Material de apoio (programas, notas de aula, listas de exercícios, etc.), informações e avisos (tais como notas de provas, etc.) serão divulgados exclusivamente através do e-disciplinas. A entrega de eventuais trabalhos também.

Referência principal

  • Castrucci, P.L.; Bittar, A.; Moura Sales, R.; Controle Automático (a segunda edição tem espaço de estados, ao contrário da primeira. Para todos os outros assuntos, quaisquer edições servem).
Referências auxiliares
  • Ogata, K. Discrete-time control systems, 2nd ed. (a primeira edição também serve).
  • Franklin, G.F.; Powell, J.D.; Workman M.L.; Digital control of dynamic systems, 3rd ed. (outras edições servem).

Material de apoio
O material de apoio, incluindo as notas de aula, listas de exercícios, programas, etc. se encontra no arquivo ctrldig2019a.zip (veja o link abaixo).

Caveats
As notas de aula incluídas abaixo, assim como todo o material distribuído, contêm material não-revisado e que reflete o curso como foi dado em anos anteriores e como possivelmente será dado neste ano. Não há garantias de que não contenham erros ou que as aulas sigam exatamente as apostilas. Finalmente, as notas de aula e demais materiais não substituem a presença em aula ou suas próprias anotações.