Este curso, de viés prático e teórico, tem por objetivo apresentar elementos relativos ao pensamento do tempo e a presença do som e do corpo (o gesto e o instrumento) na criação musical experimental contemporânea voltada à escrita instrumental (acústica e eletroacústica). Ao longo do curso são apresentadas elementos composicionais relacionados à escritas do tempo, do gesto e de sonoridades, tendo por referencia a música experimental a partir dos anos 1970, com compositores como Helmut Lachenmann, Brian Ferneyhough, Steve Reich, Messia Maiguashca, Georges Aperghis, Salvatore Sciarrino, Sérgio Kafejian, Roberto Victório, Tatiana Catanzaro e Gérard Grisey. As atividades práticas do curso tem por objetivo colocar o estudante em contato com a escrita musical, seja por recursos gráficos seja por recursos de composição assistida, mas tendo em vista não apena a produção composicional mas trazer para o domínio da realização implicações conceituais relativas à invenção do tempo; lugar do corpo do músico; o corpo do instrumento e as técnicas de realização; harmonias e sonoridades; o espaço musical; modos de notação e implicações espaço-temporais.