• Por que, como e onde são produzidas as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)? O curso está formatado para identificar e entender os principais desafios, gargalos e obstáculos estruturais que dificultam um salto do Brasil em CT&I. • Por que gerar conhecimento novo? Que sinergias existem entre Economia e a CT&I? Que impactos a CT&I podem promover na sociedade? Na produtividade das empresas? Na competitividade do país? Na melhoria das condições de vida da população? Na diminuição das desigualdades sociais? • Que lugar CT&I ocupam no desenvolvimento brasileiro? Qual o seu desempenho efetivo? Qual o peso da tecnologia e inovação para a sustentação do crescimento econômico? O país precisa desenhar seu curso rumo a uma economia sustentável e de baixo carbono. É disso que se trata, é o que fazemos? • Que distância separa a produção de CT&I no Brasil dos países avançados, que geram conhecimento nas fronteiras do saber? Como diminuir esse déficit? Todos sabemos que a formação de recursos humanos para CT&I é chave: mas onde estão, como são alocados e como dá a formação de pesquisadores? Quais os principais dilemas da produção brasileira de CT&I? • Esses e outros dilemas que envolvem a produção de conhecimento serão trabalhados neste novo curso de pós-graduação em Ciências Sociais. O natural envelope sociológico não foi pensado para dificultar a participação de alunas e alunos de outras disciplinas e áreas de concentração. Pelo contrário, como curso de encruzilhada, será mais rico e dinâmico quanto maior for a diversidade dos participantes, venham das exatas, das engenharias e biológicas. • O curso abordará as estruturas fundamentais, sua trajetória e a mecânica fina dos sistemas predominantes de produção de CT&I. • As aulas tratarão também das dinâmicas que sustentam a atuação das principais agências e organizações públicas e privadas que apoiam e financiam a CT&I no Brasil e em outros países relevantes, de modo a identificar:  (1) Os vetores que regem os sistemas CT&I e a elaboração de políticas públicas;  (2) Como a produção científica e tecnológica interage com processos sociais;  (3) como a CT&I impactam o desenvolvimento econômico.