A disciplina visa apresentar a potencialidade da noção de reescrita musical, tanto do ponto de vista conceitual quanto da prática laboratorial de composição. O objetivo geral é a apresentação de um aparato técnico composicional tendo como objetivos específicos: 1) a criação de obras musicais como laboratório de aplicações de reescritas e 2) a elaboração de ferramentas de análise e composição musical fundamentadas na ideia da reescrita por imagens diversas. A fundamentação conceitual da disciplina se terá por base sobretudo os escritos de fontes primárias, de pensadores como Gilles Deleuze, Gilbert Simondon, René Thom, e artistas (compositores e de outras artes) como Carola Bauckholt, Horácio Vaggione, Gérard Grisey, Rodolfo Caesar, Tatiana Catanzaro, Paul Klee, Anselm Kiefer, Francis Bacon, como pontos de partida para se pensar a questão da imagem implícita não apenas na ideia de reescrita quanto no próprio processo composicional. O conjunto imagem, aquele que é refletivo na fabulação artística, e que é tratado nas noções, por exemplo, de imagem-tempo, imagem-movimento, imagem-percepção, imagem-tempo formulados por Henri Bergson e retomados por Gilles Deleuze e Gilbert Simondon. O curso terá por fio condutor a leitura dos livros Lógica da Sensação, de Deleuze e Imagination et Invention de Gilbert Simondon.