1 - Exigências do curso

 O programa será desenvolvido em aulas teórico-práticas, onde os dimensionamentos constituem parte fundamental. Para tanto, além da teoria é indispensável saber utilizar com segurança: equações, gráficos, tabelas e consultar catálogos técnicos, tanto nas aulas práticas como nas provas.

Por outro lado, a aprendizagem é um processo essencialmente dinâmico, depende em grande parte da capacidade de estudo e das atividades desenvolvidas pelo próprio aluno, além da contribuição do professor.

Deve-se destacar que o desempenho do aluno deve ser avaliado em relação a uma escala de padrão de valores, incluindo o fator tempo, que não pode ser alterada em beneficio de um, para não acarretar em prejuízo aos demais.

Como é norma fundamental a existência de condições de igualdade para todos os alunos, não serão considerados problemas particulares de qualquer espécie para dispensa ou alterações das atividades escolares como aulas, provas e trabalhos, salvo em casos especiais.

 

2- Programa resumido

 O programa de Hidráulica abrangerá os seguintes assuntos que serão estudados em aulas teórico-práticas:

 a)       Propriedades físicas dos fluídos e sistemas de unidades;

b)       Estática dos fluídos; estudos das pressões e forças atuantes em superfícies imersas;

c)       Dinâmica dos fluídos; desenvolvimento e aplicações dos princípios da conservação da massa e energia no escoamento dos fluídos;

d)       Condutos forçados; equacionamento e dimensionamento de sistemas de condução de água por canalizações;

e)       Bombas hidráulicas; tipos; classificação, princípio de funcionamento, seleção adequada e condições de operação;

f)        Sistemas de recalque; dimensionamentos, instalações e operação de sistemas de condução de água por recalque;

g)       Hidrometria; métodos e aplicações de instrumentos para medidas de vazões e velocidades da água em condutos livres (rios, córregos, canais) e tubulações;

h)       Condutos livres; propriedades e dimensionamento dos canais.

 

As partes práticas constarão basicamente de cálculos e dimensionamentos, além de demonstrações e da utilização de instrumental de laboratório.