Objetivos a) Introduzir o conceito de estratégia e sondar o significado desta importante palavra, de modo a ampliar a visão que dela se faz; b) Avaliar a condição do estrategista como um gerente geral, revelando as dificuldades da formulação e administração de estratégia nas organizações contemporâneas; c) Desenvolver a compreensão dos processos pelos quais são elaboradas de modo formal e sistemático as estratégias; d) Compreender com os principais esquemas de análise estratégica; e) Considerar como de fato se formam as estratégias na organização, e não necessariamente sendo formuladas e contrapor as visões da estratégica como fruto do raciocínio deliberado, sistemático e formal e da estratégia como consequência das permanentes interações entre o ambiente, a organização e as visões e ações de seus membros; f) Formular um plano estratégico considerando o contexto de uma organização real; g) Desenvolver e aprofundar o conceito da função gerencial de controle e seus mecanismos de atuação nas organizações; h) Explicar porque os administradores precisam de controle i) Descrever as etapas do processo de controle. j) Discutir a importância das áreas-chave de desempenho e dos pontos de controle estratégico para o projeto de sistemas eficazes de controle.