A Enfermagem - ação de cuidar desde os primórdios até que se constituiu numa profissão, assinalando sua configuração nos diversos períodos históricos, incluindo os fatos ocorridos e a contemporaneidade da Enfermagem no Brasil.

Objetivos

Possibilitar que o aluno conheça a evolução histórica da Enfermagem como prática profissional dentro de seus respectivos contextos socioeconômico e cultural.

Levar o aluno a interpretar o desenvolvimento da Enfermagem sob a perspectiva histórica e perceber as relações do conhecimento acumulado no passado com o momento atual identificando a organização, divisão do trabalho de Enfermagem na saúde e evolução do ensino de graduação, nos diferentes momentos históricos.

Estimular o aluno a uma analise crítico-reflexiva sobre a Enfermagem enquanto produto histórico e agente ativo na construção da História da saúde mundial, sob a perspectiva de uma História Nova, de “baixo para cima”, contemplando também os atores sociais que ficaram à margem da História nos documentos oficiais.

Método de ensino

O curso será ministrado por meio de aulas dialogadas, debates, leitura, interpretação e discussão de textos afins, utilização de métodos ativos como recursos de jogos eletrônicos, a enfermagem na história da arte e na história do cinema, relatos orais de vida de egressas das turmas pioneiras (1953-1960), proporcionando a analise crítico-reflexiva através da História Nova (de baixo para cima), reconhecendo-se como ator social importante na construção da História da Enfermagem, sua importância política nesse processo e o papel social da Enfermagem.

 Avaliação

O desempenho do aluno será avaliado constantemente e discutido no final da disciplina (avaliação formativa e somativa).

 Critérios de avaliação

Além da participação e presença em sala de aula, que são condições indispensáveis para o aluno se posicionar perante o curso, serão incluídos os seguintes critérios de avaliação: a) capacidade de expressão oral e escrita necessariamente utilizadas no uso e na exposição dos conhecimentos; b) a estrutura do raciocínio e o rigor da argumentação; c) a capacidade de reflexão, utilizada na interpretação das fontes de conhecimento (autores, textos, informações) e na formulação e resolução de problemas e questões postas, utilizando múltiplos recursos, de maneira explícita, ou não, pela disciplina nos trabalhos solicitados e atividades em sala de aula (ou seja, na "problematização" dos eixos temáticos); d) a pertinência e a criatividade no uso autônomo dos conhecimentos.

Atividades específicas de avaliação estão descritas ao longo das aulas.