Preparar os alunos para raciocinar e resolver problemas de tratamento de minérios, que envolvem fenômenos interfaciais e química coloidal.
Objetivos de Aprendizagem:
1. Compreender conceitos e definições de fases e interfaces, aplicando-os na solução de problemas específicos do tratamento de minérios (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Compreender, Aplicar)
2. Analisar interações de sólidos cristalinos com meios aquosos, incluindo reações de solubilização, ionização, complexação e oxi-redução, e suas implicações no processamento de materiais. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Analisar, Avaliar)
3. Aplicar conhecimentos de fenômenos elétricos na interface sólido/líquido para tratamentos de água, flotação de minerais e hidrometalurgia, compreendendo mecanismos como a dupla camada elétrica e potencial eletrocinético. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Aplicar, Analisar)
4. Desenvolver soluções práticas para problemas de engenharia utilizando princípios de química orgânica
aplicada a agentes tensoativos, e compreender fenômenos interfaciais como tensão superficial, capilaridade e adsorção em diferentes interfaces. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Aplicar, Criar)
Competências Associadas: Competência em analisar fenômenos físicos e químicos com modelos matemáticos, estatísticos e computacionais. Capacidade de projetar e avaliar sistemas, produtos e processos sustentáveis, integrando gestão de projetos no tratamento de minérios.
- Docente: Laurindo de Salles Leal Filho